O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Noruega
  5. Dark Arkitekter
  6. 2016
  7. Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects
Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects, © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

© Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow + 20

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Fornebuporten é um dos conjuntos de escritório e residências que, durante as últimas décadas, aparecem sobre o que foi antigamente o aeroporto de Oslo. O local, na entrada da península de Fornebu, é uma porta de entrada a este novo bairro emergente.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Dois volumes confinam uma praça pública cujo elemento central é um átrio rebaixado. Aqui, uma variedade de programas de comércio está disponível não só para as 3000 pessoas que trabalham em Fornebuporten mas também para todos aqueles que passam pelo local e utilizarão diariamente a futura estação de metrô. A massa construída que rodeia o átrio conecta os dois edifícios em nível subterrâneo. Aqui é onde algumas funções comuns se encontram, como o estacionamento de carros e bicicletas, vestiários, cozinha e instalações técnicas.

Floor Plan
Floor Plan

Os dois edifícios idênticos orientados em direção ao átrio central em lados opostos, são compostos por cinco volumes com a mesma largura mas com diferentes alturas apoiados em um embasamento de vidro. Isso gera a impressão de que estão flutuando sobre a praça devido ao contraste da leveza da base com a robustez dos volumes de escritório.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Estes volumes estão em balanço para o exterior alternadamente para leste e oeste, otimizando, assim, a entrada de luz natural em seus interiores. Maximizar as áreas iluminadas permite aumentar a densidade do edifício. Cada pavimento prevê abrigar entre 250 e 300 espaços de trabalho permanentes.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Desenhando referências visuais da indústria de alto mar, os vãos de 20 metros descansam sobre um núcleo central que se assemelha a uma plataforma petrolífera. Esta semelhança indica simbolicamente a ambição por trás do projeto:  Fornebuporten deve ser um imã para as empresas relacionadas ao petróleo e sua exploração no oceano.

Section
Section

O térreo foi projetado para ser um espaço acolhedor e transparente, com uma parede contínua de piso a teto. Os volumes de escritório parecem flutuar sobre o pavimento público inferior e seus restaurantes, cafeterias e praças de alimentação. A parte inferior dos volumes "flutuantes" é um divertido revestimento xadrez, resultado da aplicação das fachadas dos edifícios por baixo dos vãos.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Fornebuporten coloca-se de forma estratégica ao redor da futura estação de metrô. Isso estimula uma forma de deslocamento ecologicamente consciente, uma prioridade da esfera pública norueguesa e da sociedade em geral. Estar aberto ao público é também um aspecto fundamental do complexo.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Uma grande parte do projeto está aberta ao espaço público: a praça povoada por esculturas, jardins e mobiliário urbano; os acolhedores cafés, padarias e restaurantes no térreo transparente, ou ainda os espaços de comércio e o ginásio ao redor do átrio central.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Esta abertura rompe com uma definição tradicional do edifício de escritórios por meio da criação de uma sinergia entre a cidade e o conjunto. Contribuindo para o estabelecimento de Fornebu como um bairro da cidade, com novos espaços públicos e instalações, melhora-se a qualidade de vida dos habitantes e permite-se que as pessoas que trabalham diariamente em Fornebuporten integrem-se à cidade.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Dark Arkitekter
Escritório
Zinc interior architects
Escritório
Cita: "Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects" [Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects] 28 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796282/fornebuporten-dark-arkitekter-plus-zinc-interior-architects> ISSN 0719-8906