Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 2 de 20Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 3 de 20Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 4 de 20Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 5 de 20Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  83400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucobond, GLASSBEL
Mais informaçõesMenos informações
Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 8 de 20
© Hufton+Crow

Fornebuporten é um dos conjuntos de escritório e residências que, durante as últimas décadas, aparecem sobre o que foi antigamente o aeroporto de Oslo. O local, na entrada da península de Fornebu, é uma porta de entrada a este novo bairro emergente.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 6 de 20
© Hufton+Crow

Dois volumes confinam uma praça pública cujo elemento central é um átrio rebaixado. Aqui, uma variedade de programas de comércio está disponível não só para as 3000 pessoas que trabalham em Fornebuporten mas também para todos aqueles que passam pelo local e utilizarão diariamente a futura estação de metrô. A massa construída que rodeia o átrio conecta os dois edifícios em nível subterrâneo. Aqui é onde algumas funções comuns se encontram, como o estacionamento de carros e bicicletas, vestiários, cozinha e instalações técnicas.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 16 de 20
Planta

Os dois edifícios idênticos orientados em direção ao átrio central em lados opostos, são compostos por cinco volumes com a mesma largura mas com diferentes alturas apoiados em um embasamento de vidro. Isso gera a impressão de que estão flutuando sobre a praça devido ao contraste da leveza da base com a robustez dos volumes de escritório.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 13 de 20
© Hufton+Crow

Estes volumes estão em balanço para o exterior alternadamente para leste e oeste, otimizando, assim, a entrada de luz natural em seus interiores. Maximizar as áreas iluminadas permite aumentar a densidade do edifício. Cada pavimento prevê abrigar entre 250 e 300 espaços de trabalho permanentes.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 7 de 20
© Hufton+Crow

Desenhando referências visuais da indústria de alto mar, os vãos de 20 metros descansam sobre um núcleo central que se assemelha a uma plataforma petrolífera. Esta semelhança indica simbolicamente a ambição por trás do projeto:  Fornebuporten deve ser um imã para as empresas relacionadas ao petróleo e sua exploração no oceano.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 17 de 20
Corte

O térreo foi projetado para ser um espaço acolhedor e transparente, com uma parede contínua de piso a teto. Os volumes de escritório parecem flutuar sobre o pavimento público inferior e seus restaurantes, cafeterias e praças de alimentação. A parte inferior dos volumes "flutuantes" é um divertido revestimento xadrez, resultado da aplicação das fachadas dos edifícios por baixo dos vãos.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 5 de 20
© Hufton+Crow

Fornebuporten coloca-se de forma estratégica ao redor da futura estação de metrô. Isso estimula uma forma de deslocamento ecologicamente consciente, uma prioridade da esfera pública norueguesa e da sociedade em geral. Estar aberto ao público é também um aspecto fundamental do complexo.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 4 de 20
© Hufton+Crow

Uma grande parte do projeto está aberta ao espaço público: a praça povoada por esculturas, jardins e mobiliário urbano; os acolhedores cafés, padarias e restaurantes no térreo transparente, ou ainda os espaços de comércio e o ginásio ao redor do átrio central.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 11 de 20
© Hufton+Crow
Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 3 de 20
© Hufton+Crow

Esta abertura rompe com uma definição tradicional do edifício de escritórios por meio da criação de uma sinergia entre a cidade e o conjunto. Contribuindo para o estabelecimento de Fornebu como um bairro da cidade, com novos espaços públicos e instalações, melhora-se a qualidade de vida dos habitantes e permite-se que as pessoas que trabalham diariamente em Fornebuporten integrem-se à cidade.

Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects - Imagem 12 de 20
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oksenøyveien 8, 1366 Lysaker, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects" [Fornebuporten / Dark Arkitekter + Zinc interior architects] 28 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796282/fornebuporten-dark-arkitekter-plus-zinc-interior-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.