O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Polônia
  5. Spacelab
  6. 2015
  7. Casa Perfurada / Spacelab

Casa Perfurada / Spacelab

  • 11:00 - 4 Outubro, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Casa Perfurada / Spacelab
Casa Perfurada / Spacelab, © Moiz
© Moiz

© Moiz © Moiz © Moiz © Moiz + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Puszczykowo, Polônia
  • Arquiteto Responsável

    Agnieszka Deptuła
  • Área

    134 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Moiz
© Moiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O interior da casa perfurada surgiu numa casa térrea totalmente reconstruída da década de 1980. Os proprietários, que tem vivido lá por alguns anos com seus dois filhos, já planejavam uma mudança no inconveniente layout dos ambientes.

Planta
Planta
Planta
Planta

A casa era cercada por um amplo jardim e estava situada em uma ótima localização, fatos que ajudaram na decisão dos investidores de reconstruir totalmente a casa existente ao invés de construir uma edificação maior em um novo lugar. Esta escolha significou que o interior e as instalações poderiam ser totalmente reconstruídos enquanto o exterior poderia ser deixado intacto.

© Moiz
© Moiz

O projeto deixou fragmentos de paredes existentes; o resto foi demolido. A lareira como o coração da casa permaneceu em sua antiga localização, mas foi aberta em dois lados. No projeto do Spacelab, uma parte de estar pouco funcional foi transformada em uma sala de estar espaçosa conectada com a sala de jantar e a cozinha. Devido à integração dessas áreas, os arquitetos tomaram bastante cuidado com a transição da cozinha para a sala de estar. Um set de TV também não foi feito para interromper o caráter tranquilo da sala de estar, por isso foi embutido. Foi também nesse momento que surgiu a ideia de criar uma perfuração gráfica em alguns dos móveis. O tema 'perfurado' foi repetido nos painéis da cozinha e na frente do guarda-roupa no hall de entrada. Portas com guarnições escondidas, móveis embutidos da mesma cor das paredes, sistemas de áudio ocultos - tudo isso era para que eles se mesclassem no ambiente, dando prioridade aos ornamentos perfurados. Podemos dizer que padrões geométricos tomaram o lugar de pinturas nas paredes. A perfuração parece diferente dependendo da hora do dia e da iluminação. À noite, quando as luzes na sala de estar estão apagadas e as luminárias nos ambientes na parte de trás estão ligados, estas paredes perfuradas parecem lanternas gigantes.

© Moiz
© Moiz

As cadeiras da cozinha fazem referência a esse tema, com o estofado geométrico impresso nos assentos. Curiosamente, as cadeiras e a mesa, embora pareçam de autoria harmoniosa do designer, são designs de várias empresas: as cadeiras Mannequin são produtos da empresa polonesa Iker, enquanto a mesa é um produto da equipe da Escandinávia Muuto.

© Moiz
© Moiz

A peça mais característica de mobiliário escolhido para este projeto de interiores é a poltrona RM58 preta, colocada no hall de entrada. Projetada por Roman Modzelewski, e apesar de ser um ícone do design polonês da década de 50, não foi produzida em série. Em 2012, a empresa Vzor ficou interessada na reativação do projeto histórico da RM58, e assim a poltrona encontrou seu caminho para as lojas. A luminária perto da poltrona e as luminárias sobre a mesa são design da Caravaggio Lightyears. No coração da casa foi colocado um confortável sofá Comforty, acompanhado por um clássico do design - a luminária Gubi. Estes elementos de design de interiores foram encontrados na Ipnotic Store.

© Moiz
© Moiz

Além da área de estar, as áreas de quarto também foram alteradas. Os quartos das crianças e dos pais, anteriormente adjacentes, foram realocados em outras partes da casa. Os quartos das crianças estão situados ao redor de um corredor separado, o que dá a todos os membros da família ainda mais privacidade. Embora o banheiro dos pais seja pequeno, ele foi coberto por uma parede de espelho, visualmente aumentando o espaço. Até mesmo o aquecedor apoiado na parede não perturba a reflexão do interior, já que ele também é revestido com espelho.

© Moiz
© Moiz

A casa resultante se harmoniza bem com a acelerada filosofia de vida familiar contemporânea. O espaço em que vivemos deve nos dar tanto uma opção de reclusão temporária e de relaxamento da maneira como quisermos, quanto uma opção de convívio entre as pessoas em uma área comum confortável. Esta casa, após a sua reforma, reflete estas ideias.

© Moiz
© Moiz

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa Perfurada / Spacelab" [Perforated House / Spacelab] 04 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796215/casa-perfurada-spacelab> ISSN 0719-8906