Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 2 de 30Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 3 de 30Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 4 de 30Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 5 de 30Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Mais Imagens+ 25

Teerã, Irã
  • Arquitetos: Arsh [4D] Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  763
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Autores: Alireza Sherafati, Pantea Eslami
  • Administrador Do Projeto: Shabnam Azmoodeh
  • Construção: Arsh [4D] Studio Ahmad Hosseinizad
  • Desenho Estrutural: Morteza Rezaeimehr
  • Consultor Mecânico: Ali Ghanizadeh
  • Consultor Elétrico: Ali Piltan
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações

Introdução

Durante as últimas décadas, a arquitetura de Teerã experimentou transformações absurdas. A falta de rentabilidade das indústrias por um lado e as sanções impostas por outro, exacerbaram um mercado já elevado.

Depois de identificar suas propriedades como zonas de investimento, os proprietários de pequenos terrenos, como 200 m² (os menores da cidade), demoliram suas casas unifamiliares e desenvolveram apartamentos de classe média com quatro/cinco pavimentos. Como resultado, a cidade enfrenta agora um número crescente de projetos cujo os desafios estéticos, em geral, se reduzem ao desenho das fachadas.

Neste projeto em particular, o terreno encontra-se ao final de um beco sem saída e está rodeado por outros edifícios. Não tem vistas para a rua e não é visível aos transeuntes. É um projeto sem fachada prominente e, portanto, insignificante para a maioria dos arquitetos.

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 2 de 30
© Ali Daghigh

Abordagem do Projeto

Para fazer frente aos desafios deste projeto, nos propomos os seguinte métodos:

- Criar uma vista para um projeto sem vistas

Situado no extremo de um beco sem saída e fechado entre outros edifícios, a fachada principal do projeto enfrenta um alto muro de cimento de 18 metros.

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 12 de 30
© Ali Daghigh

Inspirado pelo popular conto infantil, "The Last Leaf", e utilizando o talento de um artista de rua, decidimos pintar uma paisagem na parede de cimento e criar uma nova vista para os habitantes.

- Uso de material reciclado do terreno

O projeto deveria substituir um edifício de tijolos que existia no terreno. A ideia para o material da fachada provém da reutilização dos tijolos deste antigo edifício.

Quando a demolição foi finalizada, os tijolos foram classificados e utilizados na fachada e em outras partes do edifício.

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 10 de 30
© Ali Daghigh

- Desenho da fachada

Levando em conta que a fachada observável desde a rua possui três metros de largura, o projeto da massa progressiva tem a intenção de convidar aos transeuntes para o edifício.

Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 6 de 30
© Ali Daghigh
Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio - Imagem 15 de 30
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teerã, Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Residenciais / Arsh [4D] Studio" [Villa Residential Apartment / ARSH 4D Studio] 27 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796160/apartamentos-residenciais-arsh-4d-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.