"… não apenas lugares de felicidade" - 9ª EDIÇÃO REMADE IN PORTUGAL

… não apenas lugares de felicidade é o tema da 9ª edição do Remade in Portugal, que vai estar patente de 30 de Setembro a 13 de Novembro de 2016 no Museu Nacional dos Coches, com inauguração marcada para 29 de Setembro, às 18h30.

O Remade in Portugal é um projeto cultural anual que chegou à sua 9ªedição. Concebido como um desafio ao design e às artes plásticas para reflectirem sobre as questões ambientais, alargou o seu campo de ação à arquitetura, às artes visuais, música, literatura e cinema. Este programa, elaborado em parceria com a APA e a organização Remade in Portugal, tem como mecenas a Fundação EDP. Mais uma vez, a coordenação do projecto está a cargo de José Manuel dos Santos (Diretor Cultural da Fundação EDP), Roberto Cremascoli (Diretor Artístico do Remade in Portugal) e, nesta edição, em colaboração com a Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos / ESAD.

O mote "…não apenas lugares de felicidade " explora o habitual diálogo entre os temas ambientais e a Coleção de Arte Fundação EDP, propósito apresentado ao longo das várias edições do Remade in Portugal e que, como sempre, está a cargo do curador das artes plásticas do projeto, João Pinharanda.

O módulo "Objects After Objects", com curadoria de Maria Milano, é constituído por uma seleção de peças de design, entre aquelas que estiveram expostas em Milão, no Pavilhão de Portugal, na XXI Trienal de Milão (XXI Triennale International Exhibition Milan 21st Century, Design After Design), da autoria dos designers Soraia Oliveira, Ana Cristina Santos, Catarina Ramada, Teresa Cabral, Ana Rita Ramos, Alexandrine Costa, Soraia Santos, Sílvia Rolla, Azahara Montenegro, Mónica Couto, Soraia Marques, Maria Stephanie Ferrante, Adrien Vieira, Miguel Oliveira, Mara Moura, Joana Costa e Atelier do Corvo.

"O lugar do arquitecto", com curadoria de Maria Milano e Roberto Cremascoli, apresenta 13 vídeos que espreitam para o interior dos espaços íntimos dos arquitectos Adalberto Dias, Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, João Mendes Ribeiro, José Adrião, José Carlos Loureiro, José Luís Carrilho da Graça, José Manuel Carvalho Araújo, Manuel Aires Mateus, Manuel Graça Dias e Sérgio Fernandez, tentando saber como e por que escolhem determinados espaços para os seus momentos mais solitários ou mais intensos, saber qual é a distância que se coloca entre as casas que projetam para os outros e a própria casa.

Há também 10 exemplos de gabinetes de arquitetura nacional emergentes, correspondentes a dez práticas de projeto comprometidas com o real e operantes num contexto entre a arquitetura e a intervenção social e performativa, é o caso de Atelier JQTS, Ateliermob, Bernardo Rodrigues, CAN RAN, FAHR 021.3, Moradavaga, Nuno Abrantes, Pedro Bandeira, Pedro Rogado e SAMI Arquitectos.

"Enquanto existir o mundo", com curadoria de José Bártolo, é um módulo expositivo constituído por peças de design português contemporâneo que partilham entre si afinidades de escala, de conceito e de exploração processual e inclui os designers Luís Nascimento, Samuel Reis, Eneida Tavares, Jorge Carreira, Margarida Pereira, Martinho Pita, Toni Grilo, Paulo Sellmayer, Susana Soares, Vihls, Vitor Agostinho e Vítor Reis. E, por fim, o módulo "Ainda cabe uma obra de arte?", com curadoria de João Pinharanda, expõe 13 peças da Coleção de Arte Fundação EDP. Estas obras de arte, idealmente, deveriam permitir ao dono de uma casa a possibilidade de escolher, do acervo disponível, aquilo que este desejaria poder ter no seu lugar (ou não) de felicidade.

Os artistas plásticos representados são Rui Sanches, João Pedro Vale, Ramiro Guerreiro, Maria José Oliveira, Miguel Branco, Ana Vieira, Pedro Calapez, Diogo Pimentão, Lia Mena Barreto, Gonçalo Barreiros, José Pedro Croft, Vasco Futscher Pereira e João Ferro Martins.

A RAR Imobiliária / Design Factory, através das designers Maria Ramalho Fontes e Azahara Montenegro, projetou o layout da exposição, reinterpretando o desenho expositivo da participação portuguesa na Trienal de Milão. OS círculos iluminados fragmentam-se para integrar as artes plásticas, dando origem a um percurso de luz capaz de gerar interações entre as três vertentes artísticas. 

  •  Museu Nacional dos Coches Avenida da Índia nº 136 Lisboa
  • 30.09 a 13.11 | 2016 – Terça a Domingo das 10h00 às 18h00 hs

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""… não apenas lugares de felicidade" - 9ª EDIÇÃO REMADE IN PORTUGAL " 26 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796097/nao-apenas-lugares-de-felicidade-9a-edicao-remade-in-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.