4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Exposição e Publicação The Power of Experiment

4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Exposição e Publicação The Power of Experiment

Os Satélites Uma novidade desta edição, os Satélites constituem um conjunto de exposições com menor dimensão física mas de grande intensidade temática, que irão ensaiar formas alternativas de enunciar questões e expor conteúdos. A Trienal 2016 pretende atingir as zonas metropolitanas através das suas linhas francas, ampliando geograficamente a sua abrangência. Esta abordagem oferecerá aos visitantes a possibilidade de encontrar diferentes contextos urbanos e construir uma leitura complexa da arquitectura da cidade, que entrará na conformação dos conteúdos desta edição. Procurando integrar autores emergentes do panorama europeu, os participantes resultarão de um call realizado com a Future Architecture Platform, enquanto projecto com financiamento europeu que reúne 19 instituições e agentes, dos quais a Trienal. As abordagens irão reflectir práticas de cariz multidisciplinar, colaborativo e experimental, de forma a destacar questões relevantes sobre o ambiente construído e privilegiar novas perspectivas sobre cidades e arquitectura.

Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa
Cortesia de 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa

A influência nórdica é reconhecida na arquitectura portuguesa, a partir das viagens de Távora, Siza e Hestnes que experimentaram ao vivo as obras de arquitectos como Aalto, Asplund e Fehn. Para além da distância e das diferenças, a arquitectura nórdica e a portuguesa partilham a mesma tradição persistente – a capacidade de adaptação da arquitectura ao seu contexto. Actualmente as escolas de arquitectura nórdicas reflectem sobre a especificidade dos recursos e oportunidades a partir de contextos específicos numa série de mestrados precursores, com foco em problemáticas locais, ampliando geograficamente o espectro de discussão para uma prática local-global emergente comprometida com o mundo em transformação. The Power of Experiment é um reencontro desafiador com a forma de um workshop-exposição-publicação.

Curadoria

Artéria

Local

Galeria Quadrum

Rua Alberto de Oliveira,
1700-019 Lisboa

Horário

10:00 - 19:00
Terça a sexta-feira

14:00 - 19:00
Sábado e domingo

Entrada livre
Encerra às segundas-feiras e Feriados

Escolas convidadas

Aarhus School of Architecture (DK)
Oslo School of Architecture and Design (NO)
Oulu School of Architecture (FI) 
Tromsø Academy of Landscape and Territorial Studies (NO)
Umeå School of Architecture (SE)
Universidade do Minho - Escola de Arquitectura (PT)
Universidade de Évora - Departamento de Arquitectura (PT)

Inauguração

24 de Novembro
Hora a confirmar

Lista de Satélites

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites: Exposição e Publicação The Power of Experiment" 20 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796084/4a-trienal-de-arquitectura-de-lisboa-satelites-exposicao-e-publicacao-the-power-of-experiment> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.