O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Weber Arquitectos
  6. 2015
  7. Cinco Casas / Weber Arquitectos

Cinco Casas / Weber Arquitectos

Cinco Casas / Weber Arquitectos
Cinco Casas / Weber Arquitectos, © Rafael Gamo
© Rafael Gamo

© Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo © Rafael Gamo + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Valle de Bravo, México
  • Arquiteto Encarregado

    Fernando Weber
  • Projeto de Interiores

    Anina Schulte-Trux
  • Área

    1200.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco Casas é um projeto que propõe tornar real o sonho de viver em uma floresta onde predominam pinheiros centenários e uma vegetação abundante, em um local privilegiado. O terreno localiza-se a três minutos no encontro da nova via entre Toluca-Avándaro, que inclui uma ciclofaixa. Sua localização é estratégica entre o centro de Valle de Bravo e o Clube de Golfe Avándaro, a 10 minutos do lago. Para a construção do projeto levou-se em consideração a intenção de salvar o máximo de árvores possível nos quase sete mil metros quadrados de área do terreno, com o propósito de respeitar o entorno ao máximo. Junto à estratégia de aproveitar a inclinação do terreno, acentua-se a sensação de estar imerso na floresta dentro dos espaços construídos. 

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo
Planta de Situação
Planta de Situação
© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

O conjunto: Privacidade compartilhada

O desenho e a disposição dos elementos de cada casa, assim como do conjunto no terreno, geram uma sensação de privacidade. Assim, os habitantes de Cinco Casas aproveitam a tranquilidade da floresta.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Para acessar o conjunto e cada uma das casas, traçou-se um caminho de terra a partir da entrada, que passa pelas áreas de estacionamento de cada residência e termina em uma quadra de tênis comum. Todo o percurso feito com a mínima alteração possível do entorno.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Cinco Casas é um condomínio horizontal com área privativa dividido em cinco lotes que somam o total de 7.000 metros quadrados, dos quais 5.800 representam as áreas verdes. Além da área construída, cada lote possui um amplo terreno livre onde é possível integrar uma jacuzzi. 

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

As casas: Espaços equilibrados

Cada casa é uma soma de espaços com espírito contemporâneo, onde o conforto é um aspecto essencial. Sua localização rural, com pleno respeito à natureza, e seu desenho claramente vanguardista, são seus atrativos principais.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

O equilíbrio é uma das características centrais das casas. Percebe-se em todas as partes: entre a construção e a natureza que a rodeia, entre a proporção do espaço construído e o terreno, entre a privacidade de cada casa e sua abertura à floresta, entre a propriedade de cada casa e as áreas comuns, assim como entre os materiais utilizados, leves e abertos, e, ao mesmo tempo, sólidos e acolhedores.

Cada casa ocupa uma área de 300 metros quadrados construídos, divididos em três volumes:

1. Estar e Varanda, separados por portas de correr de vidro que permitem ampliar e compartilhar espaços ou dividi-los e fecha-los. Ambos se beneficiam do vento fresco nas estações de calor. Em épocas de frio, uma lareira que abarca as duas paredes aquece os dois espaços. A vista se abre à floresta por meio do teto que alcança a varanda e cria a sensação de estar na natureza.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

2. Quatro Dormitórios, conectados por uma área familiar, mantém sua independência. Três deles estão no térreo, um com uma varanda privada. A sala familiar encontra-se no pavimento superior, assim como o amplo dormitório principal, cujo banheiro se caracteriza por um elemento muito especial: seu teto é de vidro, com vistas às copas das árvores.

Planta
Planta

3. A área de serviços localiza-se no volume independente de forma retangular que se eleva sobre o terreno inclinado e inclui cozinha, despensa, lavanderia e quarto de serviços.

Além destes três volumes, há dois pátios internos cuja função é vincular os espaços. Um deles localiza-se em um dos lados da entrada principal, com vista para a sala, e o outro permite percorrer visualmente o corredor dos dormitórios.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Os materiais da casa incluem madeira, vidro, aço e concreto. As paredes planas contrastam com as coberturas acabadas em madeira e as janelas de vidro com caixilharia de aço.

A partir do desenho e dos materiais utilizados, o projeto Cinco Casas propõe criar ambientes leves, abertos, acolhedores e equilibrados, tudo isso envolvido pela floresta.

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Weber Arquitectos
Escritório
Cita: "Cinco Casas / Weber Arquitectos" [Cinco Casas / Fernando Weber] 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795779/cinco-casas-weber-arquitectos> ISSN 0719-8906