Casa Beachyhead / SAOTA

Casa Beachyhead  / SAOTA - Mais Imagens+ 25

Plettenberg Bay, África do Sul
  • Arquitetos: SAOTA; SAOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1176
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Interiores: Cécile & Boyd
  • área Do Terreno: 1447 m²
  • Arquiteto Responsável: Phillippe Fouché
  • Equipe De Projeto: Stefan Antoni, Greg Truen & Mias Claassens
  • Cidade: Plettenberg Bay
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch

Programa

Os clientes queriam uma casa de férias de família que respondesse ao terreno, principalmente às vistas. Queriam uma casa relaxante e ainda assim elegante que fosse confortável quando recebessem muitos hóspedes, e intimista quando estivesse só o casal em casa. Outros fatores que guiaram a organização conceitual do edifício foram as vistas, a luz natural, ventos predominantes e parâmetros de zoneamento.

Subsolo Superior
Planta térrea
Planta Primeiro Pavimento

Terreno

Está localizado ao sul de Beacon Isle na Baía de Plettenberg. O terreno possui inclinação em direção à praia e possui vistas ininterruptas para o Oceano Índico, Robber à sudeste e as Montanhas Outeniqua ao norte. O contorno original evidenciava que o terreno era uma grande duna com uma elevação na parte mais ao sul.

© Adam Letch

           

Abordagem

A casa foi concebida como uma caixa simples, flutuando sobre a duna, capturando e emoldurando as vistas. A envoltória externa da casa é acabada em uma textura de concreto rugoso, contrastando com acabamentos lisos que se harmonizam.

© Adam Letch

Da praia, o edifício se expressa como um pedestal, representando a terra com o volume dos quartos que parece flutuar. Essa ala dos quartos possui acabamento externo de areia natural como resposta direta ao substrato original do terreno. Para explorar a máxima altura permitida no terreno, a parte mais ao sul do pavimento superior é mais alta e parece recortada na parte norte como uma escultura. As aberturas se estendem verticalmente ao longo do edifício, preenchendo os espaços mais profundos da casa. As escadas são delicadamente suspensas com essa abertura que parece esculpida, permitindo as vistas através delas além de iluminadas por cima. A geometria da escada continua como uma linha diagonal que se estende ao terraço de lazer em direção a Robberg.

© Adam Letch

Quando aproximada a partir da rua, a escala da casa é modesta, com os espaços de estar ocultos em um pavimento inferior. Venezianas de madeira proporcionam privacidade para a passagem do quarto em forma de galeria protegendo a fachada do sol da tarde. Uma forte horizontalidade é articulada na cobertura de entrada onde foi plantada vegetação nativa. Uma parede de pedra introduz o pedestal dos pavimentos mais baixos e parece cair a medida que se aproxima da porta de entrada. O espaço de estar é livre de colunas, com a ala dos quartos superior apoiada em uma grande e escultural lareira. Cobre oxidado, recuperado de cilindros de água quente descartados, é utilizado para forrar a parte interna da lareira. Isso permite que a cor do oceano se estenda visualmente para a sala como o ponto focal primário.

© Adam Letch

As grandes aberturas deslizantes ultrapassam a envoltória do edifício, permitindo livre acesso e vistas entre o pátio de lazer protegido do vento, os espaços de estar e o terraço principal. A cozinha é praticamente posicionada para servir os espaços de estar e o pátio ao norte onde a chaminé do forno de pizza é um forte elemento vertical, equilibrando a horizontalidade da cobertura de entrada e a ala dos quartos. O volume da cozinha se abre para cima, permitindo que a luz proveniente do norte invada o espaço e a conexão visual com a passagem da galeria superior.

Corte

Os quartos possuem privacidade e são protegidos da luz do sol da manhã através de grandes persianas de madeira. São projetados para tirar máximo proveito do espaço disponível, com banheiros elevados que abrem o ambiente, permitindo vistas do oceano de qualquer parte do quarto. Pequenas aberturas zenitais permitem que a luz natural entre nos banheiros. Grandes superfícies espelhadas na parte posterior dos quartos acentuam o espaço e refletem a vista.

© Adam Letch

O quarto principal está posicionado na parte mais alta do pavimento superior para desfrutar ao máximo das vistas do oceano. Todos os quartos, banheiros das suítes e closets se abrem para as vistas do oceano.

© Adam Letch

O pedestal de pedra no pavimento inferior abriga uma sala de jogos, um grande quarto de hóspedes, sala de áudio visual e espaço de serviços por trás. A piscina está neste terraço inferior, mas permanece conectada aos espaços de lazer através de uma escada de pedra, articulada como parte do pedestal, localizada no centro do jardim, permitindo que o deck se estenda até os limites do terreno onde se pode desfrutar o sol da tarde. O nível da água está 20 cm acima da superfície do deck, e a borda infinita cria a impressão que este espelho d'água escorre para o deck de madeira. A lareira externa na esquina do terraço está protegida do vento por painéis de vidro configurando um espaço mais reservado para sentar em torno de uma fogueira, próximo a praia.

© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Beachyhead / SAOTA" [Beachyhead / SAOTA] 24 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795732/casa-beachyhead-saota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.