O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hospital
  4. Kuwait
  5. AGi Architects
  6. 2015
  7. Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager / AGi Architects

Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager / AGi Architects

  • 13:00 - 22 Setembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager / AGi Architects
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
  • Arquitetos

  • Localização

    Sabah Medical Region, Kuwait
  • Arquitetos Responsáveis

    Nasser B. Abulhasan, Joaquin Pérez-Goicoechea
  • Área

    15000.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 28

  • Diretor de Projeto

    Bruno Gomes
  • Equipe de Projeto

    Hanan Alkouh, Stefania Rendinelli, Nima Haghighatpour, Ana López Cerrato, Alfredo Carrato
  • Supervisão

    Juande Jimenez, Sara Abu Saleh, Ali Alyousifi
  • Constructor

    Back Combined Co.
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na maioria dos casos, edifícios hospitalares são percebidos como lugares com conotações negativas e, ainda mais, se nos referimos a centros de reabilitação onde os pacientes passam longos períodos. Desta forma, nosso objetivo, na hora de desenhar o Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager, era alterar esta percepção e conseguir idealizar um espaço positivo que pudesse atuar como fomentador de atividade social, mais do que um centro puramente hospitalar.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Neste sentido, o primeiro elemento a considerar foi o exterior do edifício (incluso sua materialidade e volumetria) já que cria a primeira conexão entre o paciente, o hospital e seu entorno. Em vez de tratar a volumetria como uma construção hospitalar (volumes contidos meramente funcionais) AGi architects propõe um tratamento mais próximo a denotações sócio-culturais, gerando um corpo arredondado de pedra, marcado por duas grandes aberturas vermelhas na fachada, que convidam a acessar o interior do nosso edifício/organismo e insinuam o que o usuário irá encontrar ao adentrar no espaço. Esta pele de pedra proporciona também, a proteção necessária para enfrentar as duras condições climatológicas do país, garantindo níveis altos de sustentabilidade e baixos custos de manutenção.

Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager / AGi Architects, © Nelson Garrido
© Nelson Garrido

O esquema anatômico do coração e seu funcionamento no conjunto do corpo humano foi o tema utilizado para o desenho do projeto. O coração é a cavidade central do sistema, um grande 'átrio' que bombeia o sangue, nutrindo os outros órgãos e as células que os compõem. Desta forma, nosso coração está presente no desenho do grande átrio central de pé-direito triplo onde estão os espaços de espera e circulação; um espaço vermelho, amplamente iluminado com luz natural através dos diferentes pátios, que possibilita uma experiência hospitalar diferenciada, em contraste com os espaços de escala menor que usualmente constituem os edifícios desta índole. A circulação de pacientes é produzida através de espaço (fonte de luz e vida), como a circulação dos glóbulos vermelhos no sangue, e são recebidos nas consultas em diferentes departamentos para que sejam devolvidos ao sistema circulatório 'reoxigenados'. A medicina cardíaca, seus fundamentos e, inclusive, a estética das suas ferramentas de trabalho serve para construir um discurso arquitetônico sobre o que propor a um edifício hospitalar com uma clara vocação experiencial, que leva em conta especialmente a situação específica do tipo de usuário: pacientes e funcionários, tratando de facilitar ao máximo sua estadia no centro. 

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

As consultas, agrupadas em três níveis no volume sul do edifício, estão planejadas como pequenas células especializadas de gestão própria (gestionadas por um único médico e sua equipe), estando constituídas por duas áreas de exploração, uma sala de consultas e uma área de espera própria. Cada célula é organizada ao redor de um pequeno pátio que dota de iluminação e ventilação natural, ao mesmo tempo em que permite máxima privacidade, a cada uma das áreas. Pacientes e trabalhadores acessam as clínicas por áreas diferentes para uma maior eficiência nas circulações. 

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Os serviços especializados de reabilitação (como a piscina, a academia e a pista de corrida), de pesquisa e de administração do centro, encontram-se estrategicamente situados na zona norte do complexo, o que nos permite abri-los para o exterior e proporcionar vistas diretas à baía de Kuwait assim como estabelecer ótimas condições de iluminação. Dentro deste grupo, os espaços principais de atividade física, se desenvolvem em pé-direto duplo, a fim de exteriorizá-los na fachada e 'oxigenar' ao máximo a experiência. 

Esquema
Esquema
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Hospital Cardiológico Hisham A. Alsager / AGi Architects" [Hisham A. Alsager Cardiological Hospital / AGi Architects] 22 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795731/hospital-cardiologico-hisham-a-alsager-agi-architects> ISSN 0719-8906