Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Janela, CadeiraJurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaJurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Sofá, Iluminação, Prateleira, Bancada, CadeiraJurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Imagem 5 de 33Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Estudio Damha, Estudio doisA; Estudio doisA, Estudio Damha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marina Luna
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Estudio Mys, HH Móveis Marcenaria, Neobambu, Trust iluminação
  • Autoras: Gabriela Luna e Lara Damha
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Cadeira, Janela
© Marina Luna

Descrição enviada pela equipe de projeto. A motivação para reformar o apartamento duplex de 70m² localizado na zona sul de São Paulo, surgiu da necessidade de adequação dos ambientes para a chegada do primeiro filho do casal de proprietários.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Prateleira
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Prateleira
© Marina Luna

O apartamento possui espaços reduzidos, sobretudo no pavimento inferior, no qual estão implantadas as áreas sociais. Esta situação era agravada pela antiga organização dos espaços e do mobiliário que comprometiam a circulação, a fluidez e a iluminação natural dos ambientes.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Janela, Cadeira
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Cadeira
© Marina Luna

 Assim, o ponto de partida do projeto foi repensar o layout do ambientes sociais, através da remoção de algumas paredes, racionalização das instalações e utilização da marcenaria para organização dos espaços.

Planta
Planta

As referências visuais trazidas pelos clientes remetiam a sua origem japonesa e traziam espaços minimalistas e funcionais, iluminação suave, materiais naturais e paleta de cores neutras.

Planta
Corte
Corte

Sobre estas referências, as arquitetas trouxeram um sutil trabalho com cores quentes e complementares para compor a paleta cromática dos ambientes sociais.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Sofá, Iluminação, Prateleira, Bancada, Cadeira
© Marina Luna

O ponto focal do projeto é um volume em madeira com acabamento laqueado no tom vermelho queimado entre a sala e cozinha. Este móvel abriga os eletrodomésticos e outros objetos utilitários, além de camuflar instalações hidráulicas e o quadro elétrico do apartamento.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Imagem 21 de 33
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Bancada, Pia, Cozinha
© Marina Luna

A marcenaria do pavimento térreo não toca a laje de cobertura, para auxiliar na sensação de integração entre os espaços.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Porta
© Marina Luna

Além do volume laqueado, foi proposto outro grande móvel para armazenar objetos decorativos e utilitários dos clientes, de forma ordenada e funcional. Este segundo volume, com acabamento em laminado amadeirado e branco, é formado por nichos abertos e fechados, com puxadores retangulares recortados na própria madeira, reforçando uma composição geométrica contemporânea, a qual serviu como partido para o desenho do restante do mobiliário. A porta do lavabo se integra completamente à este volume, tornando-se praticamente imperceptível.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Bancada, Pia, Cozinha
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Bancada, Pia, Cozinha
© Marina Luna

No novo layout, foi possível incluir uma mesa de jantar mais generosa, permitindo ao casal receber convidados com muito mais conforto, uma antiga demanda.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Janela
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Pia, Bancada
© Marina Luna

A varanda também se integrou à sala de estar, através de um banco que faz a continuidade visual com a marcenaria da sala e, que apresenta, acima dele, um jardim vertical. Este jardim, além de ornamental, também é utilizado para o plantio de algumas hortaliças.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Imagem 11 de 33
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Bancada, Prateleira, Cadeira
© Marina Luna

No pavimento superior, o antigo escritório cedeu lugar ao quarto do bebê, o qual recebeu uma ilustração nas paredes desenhada com exclusividade pelo Estúdio Mys.  

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Imagem 9 de 33
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Dormitório
© Marina Luna

Na suíte do casal, o banheiro foi readequado para que, parte dele, se transformasse no novo escritório dos proprietários. A escolha dos materiais e cores, marca a estética contemporânea do projeto.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Prateleira, Cama, Cadeira, Dormitório
© Marina Luna
Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Pia, Banheiro
© Marina Luna

Outro aspecto importante trabalhado pelas arquitetas foi o projeto luminotécnico, econômico e eficiente tanto na implantação, quanto no consumo energético e manutenção à longo prazo. Econômico na implantação porque foi composto majoritariamente por pendentes em eletrocalhas suspensas por barras roscadas, montados na própria obra. E, à longo prazo, porque todo o projeto utilizou fitas e lâmpadas tubulares de LED. A iluminação proporcionada pelos pendentes é indireta, muito suave e, por conta disto, garante grande sensação de aconchego aos ambientes.

Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Marina Luna

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jurupis / Estudio doisA + Estudio Damha" 27 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795670/jurupis-estudio-doisa-plus-estudio-damha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.