Casa Boavista / Pablo Pita Arquitectos

Casa Boavista  / Pablo Pita Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Porto, Portugal
  • Arquitetos: Pablo Pita Arquitectos; Pablo Pita Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Construtor: José Leal SC, Lda
  • Project Team: Pablo Rebelo, Pedro Pita, Ricardo Oliveira, Catarina Alegria
  • Consultant: ALFAengenharia
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Boavista é uma reabilitação de uma habitação unifamiliar numa conhecida rua do Porto com o mesmo nome. As limitações de largura destas tipologias antigas convidam a que esta prolongue os seus limites para o interior do bloco.

© José Campos
Planta Baixa
© José Campos

As limitações de largura dessas construções antigas convidam a habitação para estender suas fronteiras para o pátio interior. Com isso, uma área generosa é fornecida, colocando toda a área social através de um espaço contíguo. A extensão da cozinha se conecta ao jardim, assumindo um papel crucial na relação com o exterior. Uma ilha de madeira com rodas permite uma utilização flexível do espaço. Uma pele de persianas de madeira caracterizam a fachada de extensão e define diferentes camadas de sombra.

© José Campos
Corte
© José Campos

No centro, um núcleo de luz está resolvido, sendo as escadas desenvolvidas em diferentes fases com diferentes relações com esse vazio. Portanto, o tema da claraboia é revisitado, explorando uma das principais características destas construções antigas e reforçando a sua importância na estrutura destas tipologias. A altura da claraboia define uma escala residencial incomum permitindo relações visuais entre os três pavimentos.

© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Boavista / Pablo Pita Arquitectos" [Boavista House / Pablo Pita Arquitectos] 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795588/casa-boavista-pablo-pita-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.