Casa L / Estudio PK

Casa L / Estudio PK - Imagem 2 de 25Casa L / Estudio PK - Imagem 3 de 25Casa L / Estudio PK - Imagem 4 de 25Casa L / Estudio PK - Imagem 5 de 25Casa L / Estudio PK - Mais Imagens+ 20

La Costa Partido, Argentina
  • Arquitetos: Estudio PK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumetal, CasaNoi Decor, Pasto Home, San Pietro, Vadex
  • Arquitetos Autores: Ignacio Pessagno & Lilian Kandus Arquitectos
  • Cidade: La Costa Partido
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa L / Estudio PK - Imagem 19 de 25
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência de final de semana localiza-se na costa atlântica a 10 km da cidade de Pinamar e a 400 metros do mar, onde o som das ondas é uma constante. Respeitar a floresta de coníferas foi uma premissa, junto à abertura em "L" até a orientação norte do lote. O programa foi desenvolvido em um único pavimento, com possibilidade crescimento no futuro em seu nível superior (um dos pátios conforma o espaço para a futura escada). Esta configuração em "L" permite dividir a área pública da privada, articulando estes espaços por meio de três pátios captadores de luz. É introvertida em sua fachada sul frontal, dando intimidade e mistério aos pedestres que circulam pela rua. Uma "caixa" compacta, onde o protagonismo mais importante encaminha a uma rampa de pedestres, que termina no pátio de acesso à residência.

Casa L / Estudio PK - Imagem 16 de 25
© Alejandro Peral

Contexto

A relação interior e exterior da residência é fluida, fazendo com que ela viva a paisagem de uma maneira discreta, já que está rodeada pela vegetação existente. Ao norte, as aberturas são de piso a teto, coincidentes com a maior profundidade de vistas à floresta. O lote possui um desnível crescente até o terreno. A residência acompanha este movimento: a nave pública, que possui 3 metros de altura, posiciona-se tomando a largura do lote, e se encontra a +0.50m. A nave privada, respeitando o solo existente, localiza-se na cota +90 m.

Casa L / Estudio PK - Imagem 22 de 25
Planta

Materiais

A constituição material da residência foi baseada em materiais nobres: alvenaria, estrutura independente de concreto e madeira. Na área pública -estar, sala de jantar e cozinha- a laje de concreto aparente é a protagonista, já que foi enformada por madeiras autóctones, deixando sua marca impressa no teto baixo. A porta pivotante de 3 metros de altura, revestida em madeira  "petiribí" (Cordia trichotoma)  completa o espaço com um ponto de calor. Existe uma contraposição entre o envoltório externo escuro e o interno, branco puro. Os pátios geradores de reflexos no interior, junto ao som constante do mar, fazem desta casa um bom lugar para o descanso.

Casa L / Estudio PK - Imagem 14 de 25
© Alejandro Peral

Sistema

Trabalhamos com um sistema de percurso: a residência é acessada através de uma rampa, que intercepta a empena cega da fachada e se articula ao primeiro pátio da casa. Os espaços sociais de reunião se abrem ao norte, para a paisagem. Atravessando o segundo pátio- articulação entre a área pública e a privada - e subindo um desnível, encontra-se com a circulação dos dormitórios, onde uma laje em balanço conforma um banco linear por baixo, um feixe de luz banha o espaço de maneira rasante pelo solo, gerando intimidade na área de dormir. Os dormitórios vivem a paisagem, com caixilharia envidraçada de piso a teto. O terceiro pátio articula o dormitório principal, gerando uma "câmara de ar e luz" entre o espaço próprio das crianças e dos adultos.

Casa L / Estudio PK - Imagem 20 de 25
© Alejandro Peral

Vínculos

Esta residência de veraneio superou as expectativas de seus usuários, já que se transformou em uma residência permanente e um vínculo com a natureza mais silvestre. Tornou-se uma referência para admirar a paisagem, um espaço para a leitura e a reflexão, hábitos que, com o barulho da cidade, são raras vezes cultivados. A nave principal, com sua escala e sua abertura ao verde, convoca a reunião social e familiar.

Casa L / Estudio PK - Imagem 2 de 25
© Alejandro Peral

Pesquisa

O maior desafio que enfrentamos ao projetar e construir esta casa foi trabalhar com um orçamento muito ajustado. Priorizamos a orientação, para o uso eficiente de energia no inverno e no verão, a flexibilidade dos ambientes - ao tratar-se de uma residência de veraneio, esta é uma importante premissa a se cumprir - e também a utilização de materiais regionais e nobres, junto a detalhes simples e sintéticos.

Casa L / Estudio PK - Imagem 9 de 25
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa L / Estudio PK" [L House / Estudio PK] 22 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795579/casa-l-estudio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.