O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. Itália
  5. Boeri Studio
  6. 2013
  7. Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti

Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti

Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti
Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti, © Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

© Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari + 42

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Torres, IT - Marselha, França
  • Equipe de Projeto

    Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra, Ivan di Pol, Jean Pierre Manfredi, Alain Goetschy, AR&C
  • Área

    8800.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Lider de Projeto

    Mario Bastianelli, Davor Popovic
  • Colaboradores

    Alessandro Agosti, Marco Bernardini, Daniele Barillari, Fabio Continanza, Massimo Cutini, Angela Parrozzani
  • Mais informações Menos informações
© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

"La Ville Mediterranee" é um grande edifício público que abriga pesquisa, documentação e projetos que se referem à condição contemporânea do mar Mediterrâneo. O edifício está localizado nos píeres do porto de Marselha, ao lado do museu da história do Mediterrâneo promovido pelo Estado francês em colaboração com a cidade, o MUCEM.

Detail
Detail
Detail
Detail

“La Villa Mediterranée” é um conceito transformado em arquitetura. A ideia é a de um espaço de pensamento e investigação que englobe o oceano a dentro. 

Quando concebi a ideia, estava participando com um grupo: Multiplicity, em uma investigação das rotas dos migrantes ilegais no Mediterrâneo. Em 2002, com Multiplicity, trouxemos aos Documentos X em Kassel, a reconstrução de uma tragédia que ocorreu na costa da Sicília: um naufrágio no qual mais de 300 vidas de refugiados do Sri Lanka haviam sido perdidas pela indiferença das autoridades italianas, maltesas e líbias.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

O título desta pesquisa foi "Solid Sea" (Oceano Sóldio). Queríamos denunciar a nova natureza do Mediterrâneo, que se tornara um oceano sólido, feito de trajetórias de rotas especializadas (migrantes, turistas, soldados, pescadores) rígidas como estradas que nunca se encontram.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Pelo desejo de contrastar esta deriva de fechamento e isolamento, nasceu a ideia de uma arquitetura nas margens do oceano, aberta aos fluxos que provém dele. Arquitetura capaz de encarnar um projeto ambicioso: reviver hoje (em virtude da crise europeia, do tumulto no norte da África e na dilaceração do Oriente Médio) as relações culturais e políticas entre as diversas margens e diferentes cidades do Mediterrâneo.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Buscou-se criar uma arquitetura que não dê suas costas ao mar, mas que o acolha em seu interior. O coração da "La Villa Mediterranee" é, de fato, uma grande praça que acolhe o oceano.

Elevation
Elevation
Detail
Detail

A praça de água está conectada a um píer no Mediterrâneo, este é o foco do projeto, o acesso ao mar sem criar uma piscina, ou elemento decorativo, mas desenvolvendo um espaço útil para a atracação e a navegação, jogos, festas, entretenimento, ou até comércio. Um novo espaço público, aberto e coberto para os cidadãos e visitantes de Marselha.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Esta é uma construção que combina as características da arquitetura pública e da infraestrutura em alto mar. Seus espaços passam através de uma estrutura mista de concreto e aço, e se articulam pela superposição de três níveis horizontais paralelos; dois dos quais se encontram por cima e por baixo do nível do mar.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

De fato, o mar é o centro entre os dois nível paralelos: uma grande sala de exposições de 2.000 metros quadrados suspensa a 14 metros sobre a água, e um espaço para conferências e eventos teatrais de 2500 metros quadrados abaixo do nível da água. A presença da praça de água será percebida por todos os espaços do projeto.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Uma pele que alterna painéis de concreto protendido e tiras de vidro, rodeia todo o edifício a não ser nos lados verticais. É através das rachaduras transparentes desta pele que o grande submarino Ágora e a sala de exposições em balanço por cima da doca são mutuamente visíveis entre si pelos usuários do edifício.

Floor Plan
Floor Plan
Section
Section

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Boeri Studio
Escritório
Cita: "Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti" [Villa La Mediterranee / Boeri Studio] 19 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795272/villa-la-mediterranee-stefano-boeri-architetti> ISSN 0719-8906