O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Diagnóstico
  4. Itália
  5. Boeri Studio
  6. 2013
  7. Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti

Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti

Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti
Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti, © Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

© Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari © Carlo Alberto Mari + 42

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Torres, IT - Marselha, França
  • Equipe de Projeto

    Stefano Boeri, Gianandrea Barreca, Giovanni La Varra, Ivan di Pol, Jean Pierre Manfredi, Alain Goetschy, AR&C
  • Área

    8800.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Category

  • Lider de Projeto

    Mario Bastianelli, Davor Popovic
  • Colaboradores

    Alessandro Agosti, Marco Bernardini, Daniele Barillari, Fabio Continanza, Massimo Cutini, Angela Parrozzani
  • Mais informações Menos informações
© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

"La Ville Mediterranee" é um grande edifício público que abriga pesquisa, documentação e projetos que se referem à condição contemporânea do mar Mediterrâneo. O edifício está localizado nos píeres do porto de Marselha, ao lado do museu da história do Mediterrâneo promovido pelo Estado francês em colaboração com a cidade, o MUCEM.

Detail
Detail
Detail
Detail

“La Villa Mediterranée” é um conceito transformado em arquitetura. A ideia é a de um espaço de pensamento e investigação que englobe o oceano a dentro. 

Quando concebi a ideia, estava participando com um grupo: Multiplicity, em uma investigação das rotas dos migrantes ilegais no Mediterrâneo. Em 2002, com Multiplicity, trouxemos aos Documentos X em Kassel, a reconstrução de uma tragédia que ocorreu na costa da Sicília: um naufrágio no qual mais de 300 vidas de refugiados do Sri Lanka haviam sido perdidas pela indiferença das autoridades italianas, maltesas e líbias.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

O título desta pesquisa foi "Solid Sea" (Oceano Sóldio). Queríamos denunciar a nova natureza do Mediterrâneo, que se tornara um oceano sólido, feito de trajetórias de rotas especializadas (migrantes, turistas, soldados, pescadores) rígidas como estradas que nunca se encontram.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Pelo desejo de contrastar esta deriva de fechamento e isolamento, nasceu a ideia de uma arquitetura nas margens do oceano, aberta aos fluxos que provém dele. Arquitetura capaz de encarnar um projeto ambicioso: reviver hoje (em virtude da crise europeia, do tumulto no norte da África e na dilaceração do Oriente Médio) as relações culturais e políticas entre as diversas margens e diferentes cidades do Mediterrâneo.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Buscou-se criar uma arquitetura que não dê suas costas ao mar, mas que o acolha em seu interior. O coração da "La Villa Mediterranee" é, de fato, uma grande praça que acolhe o oceano.

Elevation
Elevation
Detail
Detail

A praça de água está conectada a um píer no Mediterrâneo, este é o foco do projeto, o acesso ao mar sem criar uma piscina, ou elemento decorativo, mas desenvolvendo um espaço útil para a atracação e a navegação, jogos, festas, entretenimento, ou até comércio. Um novo espaço público, aberto e coberto para os cidadãos e visitantes de Marselha.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Esta é uma construção que combina as características da arquitetura pública e da infraestrutura em alto mar. Seus espaços passam através de uma estrutura mista de concreto e aço, e se articulam pela superposição de três níveis horizontais paralelos; dois dos quais se encontram por cima e por baixo do nível do mar.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

De fato, o mar é o centro entre os dois nível paralelos: uma grande sala de exposições de 2.000 metros quadrados suspensa a 14 metros sobre a água, e um espaço para conferências e eventos teatrais de 2500 metros quadrados abaixo do nível da água. A presença da praça de água será percebida por todos os espaços do projeto.

© Carlo Alberto Mari
© Carlo Alberto Mari

Uma pele que alterna painéis de concreto protendido e tiras de vidro, rodeia todo o edifício a não ser nos lados verticais. É através das rachaduras transparentes desta pele que o grande submarino Ágora e a sala de exposições em balanço por cima da doca são mutuamente visíveis entre si pelos usuários do edifício.

Floor Plan
Floor Plan
Section
Section

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Villa La Mediterranee / Stefano Boeri Architetti" [Villa La Mediterranee / Boeri Studio] 19 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795272/villa-la-mediterranee-stefano-boeri-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.