A IV SEMAU surge com o tema “Do Progresso ao Retrocesso”, que tem como objetivo fazer uma análise crítica do nosso sistema de Habitação de Interesse Social desde as suas origens aos dias atuais, trazer em debate suas ideologias. Sejam elas políticas, culturais e sociais. A arquitetura voltada a habitação de interesse social é um conceito ainda pouco difundido na dinâmica cultural do pais.
Os primeiros estudos da Arquitetura Popular voltados para a habitação social no Brasil apareceram inicialmente nas décadas de 1950 e 1960, mas só ganharam impulso nos anos 1970, a partir da contribuição das universidades através de programas de pós-graduação em ciências sociais, arquitetura e planejamento urbano, e constituiu-se uma área específica de estudos e pesquisas em muitas áreas de conhecimentos. Durante anos, com a criação do Banco Nacional de Habitação – BNH.
Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAPS) foram as primeiras instituições públicas que investiram na questão habitacional, mas sua principal finalidade era proporcionar benefícios previdenciários e assistência médica aos seus associados. Os Institutos foram muito importantes para a viabilização das incorporações imobiliárias, possibilitando o processo de verticalização e especulação imobiliária.
O crescimento urbano gera uma sobrecarga na necessidade de infraestrutura e equipamentos, afetando o funcionamento das cidades como um todo, comprometendo a qualidade de vida da população. O problema habitacional e as inadequadas condições de moradia da população de baixa renda também são problemas gerados pela a acelerada urbanização. Assim, tornam-se necessários investimentos nas cidades, na tentativa de diminuir a problemática ocasionada pelo crescente aumento da mesma. O processo de urbanização no contexto histórico e socioeconômico do país foi responsável pelo agravamento do problema habitacional refletindo na conformação atual das cidades brasileiras.
Nosso objetivo é transcorrer sobre essa temática junto aos profissionais, autoridades e estudantes que trabalham envolvidos no estudo e reflexão da Arquitetura e Urbanismo realizando uma análise crítica.
O evento acontecerá de 24 à 28 de outubro de 2016.
Título
IV SEMAU - DO PROGRESSO AO RETROCESSOTipo
EventoOrganizadores
De
24 de Outubro de 2016 07:00 PMAté
28 de Outubro de 2016 10:00 PMOnde
Faculdade Estácio do CearáEndereço