O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Públicos
  4. Argentina
  5. Torrado Arquitectos
  6. 2015
  7. Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos

Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos

Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos
Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos, © Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

© Javier Agustín Rojas Cortesia de Torrado Arquitectos © Javier Agustín Rojas © Javier Agustín Rojas + 18

  • Arquitetos Autores

    Martin Torrado, Ligia Gaffuri
  • Equipe de Projeto

    Noelia Garcia Lofredo, Fernando Schapochnik
  • Equipe de Consultoria

    Arturo Grimaldi, Cristian Ramallo, Ignacio Grossi
  • Construtora

    CAPCO Ing. Juan Casiraghi
  • Estrutura Metálica e Pré-moldados

    Eng. Angel Santos
  • Termomecânica

    Eng. Julio Blasco Diez
  • Obra de arte Praça Cívica

    Artur Lescher
  • Mais informações Menos informações
© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Puertos é o nome de uma nova cidade em desenvolvimento na localidade de Escobar, Província de Buenos Aires, conformada por 12 bairros privados de residências unifamiliares conectados por um sistema de lagoas que se comunicam por sua vez com uma reserva ecológica sobre as margens do Rio Lujan. Na área central comum, o empreendimento possui edifícios de uso misto com densidade média multifamiliares e comerciais com infraestrutura escolar, médica e esportiva.

Cortesia de Torrado Arquitectos
Cortesia de Torrado Arquitectos

O Centro de Serviços é o primeiro edifício público do empreendimento, localizado em frente à lagoa principal. A proposta foca no desenvolvimento de um sistema construtivo e espacial. Os programas são indeterminados, e é possível alojar serviços fixos, locais comerciais, áreas de exposição, gastronomia, escritórios, etc.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

O sistema construtivo é formado por uma estrutura metálica no perímetro do edifício com pilares a cada 7,20 metros e com lajes pré-moldadas de 9 metros de vão, e o mesmo sistema se duplica nas áreas maiores, utilizando sempre as mesmas peças e, assim, criando grandes espaços flexíveis sem interferências.

Planta
Planta

Um segundo perímetro interno de serralheria de alumínio configura uma série de galerias perpetrais que variam de tamanho em função das orientações e da paisagem, funcionando como um sistema de controle passivo solar, o que reduz ao mínimo o consumo de energia elétrica. Os pisos são revestidos em granito de pedra branca no interior e exterior, e cria-se uma continuidade nos limites com tábuas de madeira clara, no mesmo tom dos revestimento de placas verticais em madeira nas áreas fixas de serviço e nos móveis.

Planta
Planta

Sobre o maior vão de estrutura dupla ao Norte, com as grandes vistas à paisagem estão localizadas as áreas de serviços de atenção aos vizinhos, um bar, e uma área de exposição do projeto ao futuro, o núcleo de sanitários e a cozinha fixa, que tem um papel de articulação entre os diversos espaços, proporcionando seus usos. Os ambientes são fechados virtualmente com cortinas sobre um eixo onde se localizam quatro espaços dividido por áreas fixas de sanitários e apoio, o uso é indistinto e indefinido, sendo hoje uma creche para crianças, um espaço para mostras temporárias, educação sustentável, etc.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas

Este edifício de galerias percorríveis em todo seu perímetro confina os limites do espaço da Praça Cívica. Espaço livre, diáfano e abstrato. Possível de ser apropriado pela comunidade da maior quantidade de formas possível. Os pisos feitos in loco de pedra partida de diferentes grãos e gamas de cores acinzentadas insinuam percursos, caminhos, ou recintos em relação aos usos e à geometria do edifício. Lugares a serem apropriados, modificados e explorados. A superfície se apresenta no grau zero, apenas a localização de três objetos orbita os possíveis usos. Uma fonte de água sobre a explanada central de placas de granito, um banco linear sobre o perímetro, e uma obra obra do artista brasileiro Arthur Lescher, um mastro inclinado a 12 graus de concreto pré-moldado com um arremate em aço inoxidável e bronze maciços, insígnia da cidade, visível, esbelta, contraposta à paisagem e ao silêncio do horizonte da lagoa.

© Javier Agustín Rojas
© Javier Agustín Rojas
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro de Serviços e Praça Cívica Puertos / Torrado Arquitectos" [Centro de Servicios y Plaza Cívica Puertos / Torrado Arquitectos] 15 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795177/centro-de-servicos-e-praca-civica-puertos-torrado-arquitectos> ISSN 0719-8906