Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez

Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 2 de 22Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 3 de 22Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 4 de 22Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 5 de 22Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Mais Imagens+ 17

El Retiro, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:OLMO Fotografía
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Attmosferas, Cemex, HA Cocinas, Ladrillera Santafé, Maderas Santa Lucía
  • Arquiteto Responsável: Francisco Gaviria E.
  • Projeto Estrutural: Eng. Edwin Marino Betancur
  • Gestão De Obra: Eng. Lina María Gómez
  • Construtora: FASE G Proyectos S.A.S.
  • Cidade: El Retiro
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 13 de 22
© OLMO Fotografía

Descrição enviada pela equipe de projeto. La Serena está localizada em uma área montanhosa no leste da Antioquia, próxima do município de El Retiro, a 2.350 metros sobre o nível do mar. O fato de estar no mais alto de uma colina, circundada por inclinações extremamente pronunciadas se converteu na condicionante mais importante do projeto, a forma é o resultado de uma proposta de potencialização da relação entre o usuário e a paisagem por meio do edifício. É um projeto que proporciona o deslocamento, o percurso de uma estância a outra, o promenade architecturale, o passeio pela arquitetura estabelecendo uma relação contemplativa entre o homem e o território, a paisagem.

Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 4 de 22
© OLMO Fotografía
Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 20 de 22
Corte
Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 5 de 22
© OLMO Fotografía

O programa deveria se desenvolver em maior medida em uma planta, e por sua vez, contar com um espaço aberto neste mesmo nível. Devido às fortes inclinações do terreno e para evitar que este espaço ao ar live terminasse sendo algo residual, optou-se por projetar a casa com um pátio interno, um espaço que fosse protagonista, o epicentro da casa. A residência é acessada pelo pátio constituindo, portanto, como um limite, uma transição entre o exterior e o interior, uma espécie de espaço cerimonial que é preciso passar antes de adentrar à parte doméstica. O pátio, pelas condições topográficas e climatológicas do lugar também provê proteção dos fortes ventos. Ao redor da circunferência do pátio, se circula no interior da casa. No processo de desenho, houve uma profunda reflexão sobre as relações que se estabelecem com o território. A casa está em um lugar visualmente privilegiado e sua forma maiormente radiada obedece a estratégia que se adotou para potencializar ao máximo esta relação contemplativa com a paisagem. Desta maneira, os visuais emoldurados pelos vãos no interior da casa mudam de espaço a espaço.

Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 2 de 22
© OLMO Fotografía

A fachada leste, que é a mais exposta à rodovia, recebe um tratamento de janelas muito pequenas e discretas para não expor a intimidade do lar. No oeste, onde não existe contato com a rua, são abertas grandes janelas, não somente pra propiciar a relação com a paisagem mas também para receber o sol da tarde, necessário durante todo o ano, para que haja uma temperatura confortável nos espaços de estar da moradia. La Serena é uma proposta de arquitetura que busca seus fundamentos no óbvio, que pretende, a partir, da compreensão do lugar e por meio do edifício propiciar e potencializar as possíveis relações entre o usuário e o território.

Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 3 de 22
© OLMO Fotografía
Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 18 de 22
Planta Geral
Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez - Imagem 16 de 22
© OLMO Fotografía

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência La Serena / Sebastián Gaviria Gómez" [Casa La Serena / Sebastián Gaviria Gómez] 20 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795095/residencia-la-serena-sebastian-gaviria-gomez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.