Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter

Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 2 de 19Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 3 de 19Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 4 de 19Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 5 de 19Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Mais Imagens+ 14

  • Autores: Mattias Lind e Johan Lundin
  • Equipe De Projeto: Lars Zackrisson, Karin Hedén, Elin Adolfsson, Mathias Nilsson, Joel Hördin, Egil Blom, Erik Nygren, Maria Nordberg, Viktor Göthe, Andreas Laessker
  • Cliente: Chalmersfastigheter AB
  • Cidade: Gotemburgo
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 3 de 19
© Åke E:son Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no campus da Universidade Tecnológica Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, e funciona como uma incubadora para inovações no setor de construção assim como uma arena de colaboração entre os setores público, privado e acadêmico.

Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 16 de 19
Planta Baixa
Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 17 de 19
Planta Baixa

O projeto é uma composição de duas partes conectadas por uma ponte que simboliza a porta entre o mundo acadêmico e a comunidade em geral. A fachada consiste em janelas onde foram aplicados painéis com uma dupla função: proteger do sol e, quando giram, refletir a luz sol para outras partes do edifícios.

Os dois edifícios possuem formas redondas e estão orientados para que a área entre eles aproveite ao máximo a luz solar. A paisagem do entorno é marcada por um oásis verde onde a vegetação e a água são dois importantes elementos.

Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 6 de 19
© Åke E:son Lindman
Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 18 de 19
Corte

A forma dramática e suas elevações em vidro colaboram com a interação social para que a troca de conhecimento entre as empresas e organizações sejam mais fáceis. O térreo, aberto para inquilinos, estudantes e comunidade em geral, está equipado com móveis escolhidos por sua flexibilidade para permitir diferentes tipos de encontros e interação social. O projeto conta a história de sua própria construção: as superfícies de cimento, as marcas deixadas pela mão de obra são aparentes.

Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 12 de 19
© Åke E:son Lindman

O edifício foi projetado para cumprir - e, de fato, os supera - com os requisitos para o certificado ambiental GOLD das autoridades suecas. O cliente e o inquilino se comprometeram durante o projeto com um plano de sustentabilidade que inclui tudo, desde o transporte dos materiais utilizados na construção até a pegada ambiental do edifício. O Parque de Ciências Johanneberg é um local de trabalho para 400 pessoas, mas o ambiente de colaboração, graças ao seu desenho, possui um alcance social maior.

Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter - Imagem 5 de 19
© Åke E:son Lindman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gotemburgo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque de Ciências Johanneberg / White Arkitekter" [Johanneberg Science Park / White Arkitekter] 17 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795040/parque-de-ciencias-johanneberg-white-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.