Mailitis A.I.I.M. transforma antiga cervejaria na Letônia em Centro de Ciências e Artes

Mailitis A.I.I.M. divulgou sua proposta para completar a restauração da Cervejaria Cesis Beer, um grande complexo na Letônia na cidade de Cesis. A área da fábrica abandonada é constituída de edificações existentes dos séculos XVIII, XIX e XX, apresentando uma rica trama da história industrial de Cesis. O novo masterplan projeta o terreno transformado num centro vital de ciência e de artes por meio de uma "arquitetura lenta" - uma abordagem gradual, transformativa para o desenho do espaço público.

Mailitis A.I.I.M. transforma antiga cervejaria na Letônia em Centro de Ciências e Artes - Mais Imagens+ 11

Cortesia de Mailitis A.I.I.M.

O terreno da cervejaria, próximo ao público por mais de 15 anos foi progressivamente desaparecendo. Uma vez ao ano foi aberto como local de eventos artísticos durante o anual Festival de Artes de Cesis, onde os visitantes desciam pela vizinhança de Castle Park e Castle Square. O acesso público durante os festivais é para ser permanente no novo masterplan. Isto foi possível graças a novos caminhos de circulação, incluindo um eixo central que conecta o programa da cervejaria com os espaços cívicos da vizinhança e parques.

Cortesia de Mailitis A.I.I.M.

Dos edifícios existentes, aqueles em péssimas condições técnicas serão seletivamente demolidos para abrir vistas pelo Castle Park. Um terraço central será formado nesta nova zona liberada, abrigando exposições temporárias de arte, instalações e pavilhões. Ao longo do programa planejado, pretende-se que o terraço se torne um espaço informal de encontro para artistas, cientistas e outros profissionais que frequentem o local.

Cortesia de Mailitis A.I.I.M.

Desenvolvido em conjunto com o proprietário do terreno, espera-se que o Instituto de Ciências Ambientais, o novo programa da cervejaria, promova e encoraja as artes e a ciência. As principais funções do esquema; halls de exposições, workshops, administração, salas úteis e acomodações; serão intercaladas com os edifícios preexistentes, com alguns recebendo sua própria estrutura eventualmente.

A escala do projeto fez encenações indispensáveis e os arquitetos planejam encenar o masterplan em três fases distintas. Isto assegura que a ideia para o complexo retenha sua visão a longo-termo e que os espaços ciados permaneçam relevantes ao longo do tempo. As fases são divididas em reorganização, conservação e reconstrução, com acesso público permanecendo imperativo durante todo o processo.

Cortesia de Mailitis A.I.I.M.

Para manter seu fator motivador de "arquitetura lenta", os arquitetos utilizaram o imaginário do andaime para criar o senso de que o complexo não está nunca completamente 'construído'. O andaime ganha vida por meio do uso de molduras de madeira que foram definidas pelos arquitetos como estruturas "variáveis", alternáveis de acordo com a necessidade e uso. As molduras são multifuncionais; protegem e conservam áreas históricas, atuam como segunda pele para filtrar luz, conectam diferentes zonas programáticas e permitem pontos de vantagem pelo terreno.

Cortesia de Mailitis A.I.I.M.

Notícia via Mailitis A.I.I.M.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lenču iela 11, Cēsis, Cēsu pilsēta, LV-4101, Latvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Mailitis A.I.I.M. transforma antiga cervejaria na Letônia em Centro de Ciências e Artes" [Mailitis A.I.I.M. Transforms Old Brewery in Latvia Into Science and Arts Hub] 11 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795025/mailitis-aiim-transforma-antiga-cervejaria-na-letonia-em-centro-de-ciencias-e-artes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.