O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. França
  5. Chevallier Architectes
  6. 2014
  7. Residência SOLEYÂ / Chevallier Architectes

Residência SOLEYÂ / Chevallier Architectes

  • 11:00 - 12 Setembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência SOLEYÂ / Chevallier Architectes
Residência SOLEYÂ / Chevallier Architectes, © Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou na residência de um montanhista que, por ser auto-construída, possuía uma alma única. Depois de uma mudança de proprietário, a 'vocação' a casa Solelyâ também mudou. Agora ela é utilizada como um segundo lar, os novos proprietários queriam mais luz e mais vistas espetaculares.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

Situada em uma elevação natural na parte baixa do vale, rodeada de paredes rochosas que criam um aspecto de uma fortaleza natural, Solelyâ conta com uma espetacular localização e orientação.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

O desafio consistia em evitar a perda da essência da encantadora e tradicional da construção original, integrando um desenho atualizado, materiais modernos e soluções inovadoras. O projeto foi possível graças a alfabetização arquitetônica dos novos proprietários, assim como sua sensibilidade à beleza e seu reconhecimento pela construção de alta qualidade. Em poucas palavras, o arquiteto e os proprietários falavam o mesmo idioma.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

Características
Solelyâ é a primeira casa com uma cobertura verde situada em Coupeaux, um bairro de Les Houches. O trabalho da cobertura como quinta fachada é o resultado do desejo em respeitar o meio ambiente - não somente em términos ecológicos mas também em términos de respeito, limitando as linhas de visão direta aos vizinhos. Nas inclinadas ladeiras de Coupeax, a vista desde a cobertura inclui a vista aos vizinhos situados mais abaixo.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

De acordo com os sólidos princípios de regulamentação térmica, um trabalho significativo entrou na otimização do uso da energia solar. As fachadas voltadas diretamente ao sol foram abertas, enquanto as aberturas voltadas ao norte foram eliminadas. A edificação existente foi isolada e reformada com soluções de alto rendimento. A principal novidade é a incorporação de um espaço de estar coerente com a escala de construção, para assim aproveitar ao máximo o maravilhoso local aninhado nas montanhas.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

Materiais e Organização
O espaço adicional, uma sala envidraçada estruturada com alumínio negro polido e envernizado, contrasta com a construção original de madeira. Este contraste é feito através dos usos dos diferentes espaços, com áreas privadas e dormitórios dentro da estrutura original de tetos baixos, enquanto a parte moderna contém espaços desenhados para contribuir com a vida social compartilhada.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod

Solelyâ possui, agora, duas personalidades refletidas nas suas duas entradas diferentes: uma entrada prática, orientada a família e uma entrada mais dramática para os hóspedes.

Planta Baixa
Planta Baixa

A estrutura em balanço da residência Solelyâ é particularmente refinada. Situada em uma parte elevada, o projeto evoca casas que existem ao longo da rodovia da Costa do Pacífico em Malibu, tão longe de Coupeaux.

© Alexandre Mermillod
© Alexandre Mermillod
Cita: "Residência SOLEYÂ / Chevallier Architectes" [Chalet SOLEYÂ / Chevallier Architectes] 12 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794917/residencia-soleya-chevallier-architectes> ISSN 0719-8906