Residência Outono / Daniele Claudio Taddei

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 2 de 17Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 3 de 17Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 4 de 17Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 5 de 17Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Mais Imagens+ 12

Dällikon, Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 12 de 17
Planta de Situação

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para três gerações, dois gatos e um cachorro, viver sob o mesmo teto parecia um pouco incômodo, assim que os avós da família decidiram usar uma esquina da sua propriedade para construir sua própria casa. O novo anexo estaria unido ao antigo lar e seria compartilhado com seus mascotes em um bairro que faz fronteira com a cidade de Zurique.

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 8 de 17
© Bruno Helbling

Os materiais foram estabelecidos desde o princípio; seria necessária uma estrutura com vigas de madeira, mas precisamos de tempo para entender o que necessitaríamos para conceber o projeto. O processo de reduzir e economizar, enquanto mantínhamos o custo do edifício dentro do orçamento estabelecido, se vê refletido também no projeto.

Ao final, decidimos que uma residência vertical era a melhor opção dado o tamanho do local. Conscientes de que com o tempo, as escadas se tornariam um desafio para os usuários, o desenho de escadas seguras e confortáveis, mas de dimensões razoáveis converteu-se em uma parte crucial do projeto: uma escadaria minimalista de aço com uma rede de segurança em aço inoxidável foi a resposta. A residência começou a ser desenvolvida ao redor da escada; a entrada está no nível da rua e funciona também como a lavandeira; o banheiro de hóspedes é também a área para dar banho aos cachorros, enquanto os gatos contam com seu próprio acesso para chegar ao porão e satisfazer suas necessidades.

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 2 de 17
© Bruno Helbling

No térreo, a sala de estar pode se abrir completamente ao jardim no sul através de painéis de vidro dobráveis. Este gesto traz o jardim ao interior da casa brindando à sala de estar uma sensação de amplitude apesar das dimensões. Por esta razão, a cozinha e a sala de jantar foram desenhadas para mantê-las no tamanho mínimo. Janelas verticais estrategicamente colocadas permitem ainda assim olhar para rua e evitar a sensação de isolamento.

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 17 de 17
Corte

No primeiro pavimento, frente a ampla escadaria, estão o banheiro e dois dormitórios. Um dormitório conta com uma porta secreta por onde se acessa o dormitório da neta, fazendo do seu cuidado uma tarefa mais acessível.

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 9 de 17
© Bruno Helbling

Buscar o equilíbrio entre um minimalismo limpo e branco e o caráter rústico do campo, foi o que nos levou a seleção de cor e tipo de madeira utilizada na fachada e que, ao mesmo tempo, coincide com a nova entrada de carros coberta de cascalho. O novo jardim conserva-se rústico e natural com suas pedras e cascalho, reduzindo a manutenção e criando um novo espaço para as plantas e animais nativos. O projeto modernizou e limpou a imagem de ambas casas, conferindo-lhes uma fachada distinta do entorno suburbano dos anos 60.

Residência Outono / Daniele Claudio Taddei - Imagem 6 de 17
© Bruno Helbling

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Outono / Daniele Claudio Taddei" [The Autumn House / Daniele Claudio Taddei] 09 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794599/residencia-outono-daniele-claudio-taddei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.