Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 2 de 16Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 3 de 16Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 4 de 16Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 5 de 16Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Mais Imagens+ 11

Malmo, Suécia
  • Equipe De Projeto: PeGe Hillinge, Veronika Borg, Anders Lidström, Sven Hedlund, Peter Ekroth, Clotte Frank
  • Paisagismo: Thorbjörn Andersson + Sweco Architects
  • Cidade: Malmo
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Dania é um parque à beira-mar, localizado ao longo da margem do estreito de Öresund, que divide a Suécia e a Dinamarca. O parque consiste em um dos principais projetos da transformação do antigo Porto Ocidental, uma área industrial ao longo da costa, em Malmo. Esta é uma das mais ambiciosas transformações de zonas industriais contaminadas em áreas urbanas que já ocorreram na Suécia. O local costumava ser um aterro estéril; todo plano; um deserto industrial de lama contaminada. Qualidades do terreno existente foram inicialmente difíceis de identificar pelos projetistas, mas eventualmente aspectos mais efêmeros acabaram se destacando: a luz, o horizonte, as longas vistas, o céu, o vento, o mar. É um lugar para o clima e as estações. Ondas fortes e duras podem ser experimentadas aqui, bem como um espetacular pôr do sol e preguiçosos dias ensolarados de verão.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 15 de 16
Croquis

Tirar proveito de tais qualidades era crucial no processo de concepção do Parque Dania. A imensa escala da paisagem costeira se reflete no parque, que tem uma grande escala. Visitar o parque em diferentes condições e em várias estações do ano traz uma grande variedade de experiências.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 8 de 16
© Jens Lindell

As principais características do parque são os chamados Scouts: três planos inclinados de concretos que penetram o revestimento de pedra áspera e permitem que visitantes do parque cheguem ao mar. Um deck plana de 40m x 40m denominada o Bastion, elevado cerca de 6 metros acima do mar, deixa o visitante totalmente exposto aos elementos, sejam eles um vento forte ou um belo pôr do sol. Além disso, as varandas - três caixas de madeira - oferecem vistas para o vasto, ligeiramente afundado gramado, chamado de Lawn. Este campo de atividades é protegido dos ventos do mar por uma dupla fileira de árvores Sorbus e arbustos mais baixos, resistentes ao sal.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 14 de 16
Planta Baixa

Todas as instalações no parque se voltam para o mar e suas atividades são orientadas para a água. A paisagem costeira, majestosa e distante, também é refletida no parque. No projeto, a grande paisagem foi visualmente emprestada ao parque, para formar o que poderia ser chamado uma celebração para o mar.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 10 de 16
© Eson Lindman

O parque oferece diferentes tipos de atividades sociais na beira da água. O parque é composto de espaços de diferentes tamanhos e qualidades que abordam as várias formas de apropriação de um parque. Os espaços vão desde pequenas áreas dentro dos Scouts - que abrigam talvez 10 a 15 pessoas - ao gramado multi-uso, que oferece espaço para milhares de pessoas. Não é raro ver casamentos acontecerem aqui, ou batismos de crianças, ou ensaios fotográficos de moda.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 11 de 16
© Jens Lindell

De acordo com uma pesquisa social urbana, normalmente leva 10 a 15 anos para um espaço urbano ser adotado por seus cidadãos. No caso do Parque Dania, levou apenas um ano. Na cidade multi-cultural de Malmo, em um dia ensolarado, o parque é ocupado por milhares de usuários de todos os tipos, idades e etnias.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 12 de 16
© Sweco Architects + Thorbjörn Andersson

Malmo é a terceira maior cidade da Suécia em tamanho, está situada no sul do país. O parque é o resultado de um concurso internacional.

Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects - Imagem 16 de 16
Croquis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Malmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Dania / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects" [Dania Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects] 08 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794598/parque-dania-thorbjorn-andersson-plus-sweco-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.