O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Educacional
  4. República Checa
  5. Atelier 8000
  6. 2014
  7. Jardim de Infância em Dobrin / Atelier 8000

Jardim de Infância em Dobrin / Atelier 8000

Jardim de Infância em Dobrin / Atelier 8000
Jardim de Infância em Dobrin / Atelier 8000, © Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

© Ondřej Bouška © Ondřej Bouška © Ondřej Bouška © Ondřej Bouška + 28

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno que a comunidade decidiu desenvolver um jardim de infância para 30 crianças é um dos melhores na zona. É um lote vazio em um vilarejo histórico repleto de verde e com vistas para o rio e uma área correspondente para um jardim.

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

A visão básica era situar o jardim de infância na comunidade, em simbiose com o campo e a cidadela. O conceito formal foi desenvolvido em cumprimento com o conceito histórico da arquitetura vernacular. A seleção das cores e materiais locais reflete o caráter e tons terrosos do edifício.

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

Em termos de abstração, o edifício é baseado na casa clássica com uma cobertura divida em águas. Os elementos vernaculares também são utilizados na fachada, repleta de esculturas que refletem os ornamentos da arquitetura tradicional na área. As obras são do artista Jiri Vorel que possui vínculos pessoais com esta localidade.

Planta
Planta

O jardim de infância em Dobrin é um mergulho no mundo dos contos-de-fadas, no imaginário das crianças. Respeita suas visões e anseios; deveria se assemelhar a um pequeno chalé que proporciona harmonia, aconchego e possibilidade de ter uma boa farra. O conceito espacial do layout interno funciona com grande abertura e se diferencia dos jardins de infância comuns. 

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

Uma criança pode rabiscar uma parede e não sofrer repressão por isso. Elas se tornam os mestres do espaço que podem transformar livremente. Não existem regras que ordenam como o espaço deve ser tratado, apenas a estrutura cuja atmosfera é estabelecida pelos e para os usuários. O jardim de infância continuará desenvolvendo e transformando este conceito de compreensão.

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

O edifício é rodeado por um jardim com árvores frutíferas posicionadas paralelas ao limite oeste do terreno. É um edifício térreo com volume retangular; sua cobertura é um elemento arquitetônico e o identifica ao longe. Na orientação norte, está um telhado inclinado com angulação de 35º em direção ao sul e desce suavemente para encontrar uma das paredes. 

Corte 1
Corte 1

Os caibros são de madeira, fazendo com que a estrutura reflita a extensão. Aproximadamente 8 metros a partir da frontão norte a cobertura muda bruscamente possibilitando a abertura de uma janela que permite a entrada de luz natural proveniente do sul na sala de brincadeiras das crianças. Onde possível, o interior se abre para o ático sob as vigas estendidas.

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

O edifício está de acordo com as condições de construção para uma área alagável. Esse conceito é projetado nos desenhos técnicos e nos materiais selecionados assim como no conceito dos interiores. O edifício está sobre uma base de vigas contínuas de concreto e sapatas isoladas. As paredes estruturais externas e internas são em blocos cerâmicos para resistir inundações em potencial. As paredes não estruturais internas são de tijolos cerâmicos. 

© Ondřej Bouška
© Ondřej Bouška

As aberturas de portas e janelas nas paredes verticais são desenhadas para resistir a inundações ou permitir sua fácil substituição. A cobertura é feita em placas de alumínio e cobre. 

Croqui 2
Croqui 2
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Jardim de Infância em Dobrin / Atelier 8000" [Kindergarten in Dobrin / Atelier 8000] 09 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794596/jardim-de-infancia-em-dobrin-atelier-8000> ISSN 0719-8906