O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Alfredo Comandari
  6. 2015
  7. Residência Águas Claras / Alfredo Comandari

Residência Águas Claras / Alfredo Comandari

Residência Águas Claras / Alfredo Comandari
Residência Águas Claras / Alfredo Comandari, © Vicente García M.
© Vicente García M.

© Vicente García M. © Vicente García M. © Vicente García M. © Vicente García M. + 24

© Vicente García M.
© Vicente García M.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar dos proprietários já possuírem uma residência próxima a Lomas Blancas, eles buscavam um local para construir algo mais privado e distante do olho público. Após um período de busca eles encontraram, próximo à localidade de Cachagua, um pedaço de terra inclinado localizado no meio de uma floresta de eucaliptos. O local possuía as características perfeitas para alcançar a dita intimidade.

© Vicente García M.
© Vicente García M.

Enquanto isso, após conhecer o local e a encomenda, a primeira intenção era de separar as diferentes áreas da residência em um caminho que nos permitiu manter a intimidade de cada espaço e reduzir o impacto sobre a floresta circundante, localizando os volumes em locais menor ocupados pelas árvores.
A partir desta ideia, um volume central foi desenhado junto a outros dois volumes diagonais que bloqueiam a vista a outras propriedades. Assim, a casa vê, simultaneamente, a si mesma, e a floresta, integrada biologicamente à paisagem e mantendo um diálogo, por sua própria geometria, com seu entorno.

© Vicente García M.
© Vicente García M.

Os três volumes são separados pelas galerias envidraçadas que têm vista aos jardins exteriores, o que permite que diferentes espaços funcionem separadamente, ou em interconexão. Cada volume possui características próprias e autonomia. No centro localizamos um espaço comum com uma sala de estar integrada, a sala de jantar, e a cozinha. Sobre uma das alas, quatro dormitórios com dois banheiros e uma varanda coberta e, sobre a outra, o dormitório principal com seu banheiro próprio.

© Vicente García M.
© Vicente García M.
Planta
Planta
© Vicente García M.
© Vicente García M.

A casa inteira tem face norte. Grandes janelas de piso a teto e telhados inclinados buscam a luz, criando espaços internos íntimos e luminosos, que abrem-se e enfocam ao entorno natural. Por essa mesma razão, a decisão de localizar a cobertura e o fundo sobre a parte posterior da casa foi tomada, o que permitiu aos espaços interiores a condição de enfrentamento da paisagem natural sem qualquer intervenção arquitetônica.

Cortes
Cortes

A materialidade externa é composta de uma folha preta opaca e micro-ondulada de aço que faz com que a casa fique escondida dentro da floresta e a concede um aspecto mais hermético e industrial. Para o interior, foram utilizados materiais quentes com uma madeira sutilmente laqueada, criando espaços acolhedores. A paleta de cores é, de forma geral, acromática, com alguns elementos primários coloridos. O contorno externo, por sua vez, é preto para remontar a silhueta geométrica da residência.

© Vicente García M.
© Vicente García M.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Alfredo Comandari
Escritório
Cita: "Residência Águas Claras / Alfredo Comandari" [Aguas Claras House / Alfredo Comandari] 29 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794225/residencia-aguas-claras-alfredo-comandari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.