Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura

Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 2 de 15Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 3 de 15Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 4 de 15Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 5 de 15Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: LAMA Arhitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Radu Malașincu
  • Arquiteto Responsável: Calin Radu, Dan Enache
  • Equipe De Projeto: Alice Ionita, Ioana Stan
  • Engenharia: Ductil Tech, Krautz Production
  • Cidade: Bucareste
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 9 de 15
© Radu Malașincu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no centro histórico de Bucareste, a casa do século XIX que agora abriga o Clube Controle costumava ser o famoso Restaurante Berlim, muito popular na era socialista. O Clube Controle é provavelmente considerado, no momento, o local mais popular de música ao vivo em Bucareste. O objetivo do projeto para este clube foi recuperar a antiga identidade do espaço (o Restaurante Berlim), usando o Muro de Berlim como conceito.

Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 15 de 15
Planta Baixa

O conceito se constrói pelo uso de referências indiretas e diretas compostas por estímulos sensoriais de áreas específicas, que geram um estado mental tenso. A "Cortina de Ferro", a barreira política, militar e ideológica que costumava dividir a Alemanha em duas, é simbolizada pela estrutura de aço revestida com malha de aço. No mezanino, por trás da malha de aço, as pessoas sentem a tensão gerada pela pressão do teto e o fechamento da malha através da qual o palco é visto. A tensão ambiental também foi conseguida através da rotação do volume do mezanino nos eixos verticais e horizontais do corredor. Isto resulta num estreitamento gradual em direção à cena, sugerindo uma sensação claustrofóbica, balanceada, ao mesmo tempo, pelo alargamento da área de escada. A estrutura se torna inclinada em direção ao centro do salão, gerando um desequilíbrio controlado.

Selecionamos como um importante material o mármore Ruşchiţa, uma vez que este foi utilizado no piso original do espaço. Ao invés de colocá-lo no piso, escolhemos usá-lo como principal material para o bar. Criou-se um efeito dramático com a luz por trás do mármore, em contraste com a sensação fria da mesa de concreto e os trabalhos em aço.O teto e a parede oposta à cena foram cobertas com madeira compensada perfurada para alcançar um tratamento acústico adequado específico para paredes de salas de shows. As paredes foram retiradas para revelar a camada de tijolo, e pintadas numa cor cinza sugestiva. Os pilares e cornijas em gesso datam da era comunista, e foram mantidos como um lembrete. A utilização dos lustres originais do Restaurante Berlim criou uma instalação luminosa dinâmica, ao mesmo tempo que ainda faz referência à época passada.

Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura - Imagem 6 de 15
© Radu Malașincu

O projeto dá vida à história, enquanto joga com visuais dramáticos e cria um espaço teatral que é tenso e iridescente, adequado para a vida noturna.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strada Constantin Mille 4, Bucareste, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Control Club - Berlim Hall / LAMA Arhitectura" [Control Club - Berlin Hall / Lama Arhitectura] 25 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793915/control-club-berlim-hall-lama-arhitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.