Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 2 de 26Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 3 de 26Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 4 de 26Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 5 de 26Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Mais Imagens+ 21

Saitama, Japão
  • Projeto Estrutural: Ove Arup & Partners Ltd.
  • Construção: Matsui Kensetsu K.K.
  • Coordenação: Yoko Ando
  • Cidade: Saitama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 12 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este cemitério está localizado nas florestas dos Montes Sayama. O espaço comunitário está numa encosta acima de uma cidade. O terreno apresenta excelentes vistas, mas procurou-se não abrir, nem fechar, o edifício totalmente para a paisagem. Em vez disso, nós quisemos criar um espaço que, enquanto aberto, teria um grau de encerramento. Para este fim, reunimos os quartos relacionados ao serviço em um núcleo central de betão e ferro e dispostas no salão visitante e salas de jantar em torno do núcleo em um plano circular aberta para o exterior.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 9 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners
Corte - Detalhe
Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 2 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

Ao redor do edifício com um espelho d'água que ressoa o lago Sayama, colocamos o estacionamento outras funções escondidas da vista. E um delicado anel conformado por pilares e vigas metálicas, e um telhado de madeira sobre ele.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 3 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

Como resultado, o edifício oferece dois diferentes pontos de vista da paisagem, dependendo da postura do usuário (sentado ou em pé). Para as pessoas em pé, é um espaço introspectivo para olhar sobre a natureza indiretamente, nas reflexões do céu e das hortaliças na piscina, e nas reflexões impressionantes do espelho d'água no teto. As grandes vigas do telhado induzem os visitantes a se mover em direção às janelas. Lá, um banco estofado de couro está embutido na parede sob a janela, e os visitantes, em resposta à baixeza do teto, inconscientemente se baixam para o banco.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 4 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

O edifício conta, assim, os visitantes, "Sente-se e descanse um pouco antes de sair." No momento em que eles se sentam, as colinas e florestas Sayama aparecem na vista, sob o beiral, e a cidade aparece na distância. Lá fora, a comunidade dos vivos apresenta um contraste com a floresta tranquila, onde descansam os mortos. Ventos jogam os reflexos verdes na piscina. No interior, os visitantes se sentem envolvidos no calor suave das vigas de madeira, perto o suficiente para tocar.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 7 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

Levantando a cabeça para seguir as linhas das vigas, eles vêem o céu além da luz solar filtrada pela árvore. Neste espaço, a estrutura de madeira é sempre intimamente próxima, orienta as pessoas em seu comportamento. O último nível é um espaço de árvores, rodeado por janelas laterais elevadas que permitem a entrada de luz e brisa para os espaços inferiores.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 14 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners
Planta
Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 15 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

As árvores caducas na cobertura servem como uma cortina natural. Crescendo folhas grossas durante o verão, e convertem a luz brilhante do numa luz filtrada suave. No inverno, eles permitem que os raios de sol esquentem profundamente o interior.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 11 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

O anel de janelas é ligeiramente inclinado, com o seu ponto mais alto acima da recepção e da sala de espera o. Além de transmitir ritmo para o interior, a inclinação das janelas tem um efeito de guiar as pessoas mais profundamente para dentro do prédio. Elas também permitem um condicionamento do ar passivo através da ventilação natural, o ar fresco é aspirado do espelho d'água, enquanto o ar quente é expulso a partir das janelas em seu ponto mais alto.

Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP - Imagem 19 de 26
© Koji Fujii / Nacasa and Partners

Originalmente publicado em Agosto 31, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saitama, Saitama, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Comunitário Cemitério Sayama Lakeside / Hiroshi Nakamura & NAP" [Sayama Lakeside Cemetery Community Hall / Hiroshi Nakamura & NAP] 18 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793728/espaco-comunitario-cemiterio-sayama-lakeside-hiroshi-nakamura-and-nap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.