Residência C / Giorgio Zaetta

Residência C / Giorgio Zaetta - Mais Imagens+ 27

Montebelluna, Itália
  • Arquitetos: Giorgio Zaetta; Giorgio Zaetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alberto Ferrero
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arper, Bulthaup, CH24 chairs, Charles bed, Flos, Grande Quadra, Ingo Maurer, Knoll International, Pierinelli, Rapse, Square heating, Vibia, Vola, d+b

Descrição enviada pela equipe de projeto. No meio do caminho entre Veneza e Dolomitas, no distrito de Montebelluna, a bela residência está construída em um lugar estratégico que olha o mundo como uma escultura de duas faces: por um lado, o acesso a rua, orientado à cidade; por outro, o jardim privado, orientado ao vale e as colinas de Montello. O projeto de Giorgio Zaetta valoriza esta posição envolvendo a casa pelo lado urbano com uma parede de metal e abrindo-a com uma grande janela de vidro pelo lado panorâmico.

© Alberto Ferrero

1. A residência é um novo lar de um casal de empresários com três filhos em idade escolar. Foi concebida levando em conta sua vida familiar diária normal e também suas possíveis reuniões e momentos de convivência com amigos. A residência se estende sobre 1.000 metros quadrados e está distribuída em dois pavimentos: o inferior coloca o espaço de estar em contato direto com a natureza e utiliza a morfologia do terreno para ocultar a adega e a ampla garagem; o superior, rodeado por um grande terraço, parece um barco ancorado no verde. A piscina se localiza no jardim.

© Alberto Ferrero

2. A entrada pedonal que leva até o pavimento superior, é posicionada ao lado oeste, entre a parede de metal e um inovador arco-janela de onde é possível ver o acesso a moradia principal. A maior parte da janela de vidro é feita com uma placa de vidro blindado de uma peça que alcança a impressionante dimensão de 5x3 metros. Para quem cruza esta porta, a casa parece estar suspensa, pronta para revelar outras surpresas.

© Alberto Ferrero

3. O caminho de entrada revela de imediato o volume duplo do edifício, a planta do jardim, mostrando seu caráter hospitaleiro, protegida pela generosa projeção que no lado sul alcança 5 metros de largura. A segurança do terreno é garantida por uma série de pequenas câmeras especialmente desenhadas, posicionadas na entrada e em todo o limite da propriedade.

© Alberto Ferrero

4. O terraço de madeira, que percorre todo o volume superior e que cria a impressão de abraçar a casa, possui um encanto náutico também e termina nas principais partes da entrada, permitido outras duas passarelas de acesso. A parede branca externa se realiza através de uma placa de Corian® .

© Alberto Ferrero

5. A fachada oeste, próxima da entrada, é feita através de placas de aço de cor sálvia que foram estudadas propositalmente pelo arquiteto. Placas opacas protegem os banheiros, que recebem luz desde a parte superior através de uma solução arquitetônica eficiente.

© Alberto Ferrero

6. Entrando pela garagem, os habitantes da Residência C encontram um grande armário onde podem deixar seus sapatos e casacos. Um banco de Corian® prático, utilizado como suporte, simplifica as atividades. No total, 200 metros lineares de armários personalizados foram feitos na residência.

Fachada

7. A área da academia com vistas ao jardim, está equipada com uma banheira de hidromassagem e um banheiro privado. No mesmo nível, por trás da escada, está a casa para os hóspedes.

8. Na planta baixa, um grande espaço aberto, equipado com uma cozinha de planta aberta e uma mesa de jantar de 4 metros, feita sob medida com velhas tábuas de madeira recuperadas da fábrica dos proprietários, foi desenhada para atividades de hobby e para compartilhar momentos. Por cima da mesa, existe uma lâmpada poética de Ingo Maurer.

© Alberto Ferrero

9. Dentro deste espaço de convivência, apelidada de 'A Taberna', o proprietário solicita uma grande churrasqueira alta para os churrascos. O entretenimento está garantido pela 'sala de cinema', onde as projeções da parece podem ser compartilhadas comodamente sentados em sofás, desenhados por Patricia Urquiola para B&B Itália.

Planta Baixa

10. Uma escada de madeira une o térreo - destinado a dar as boas vindas aos hóspedes, a academia e a outros cômodos de serviço - com o pavimento superior. Uma segunda escada conduz ao terraço desde onde, nos dias claros, é possível ver Veneza, a 43km ao sudeste.

© Alberto Ferrero

11. A cozinha e a sala de jantar estão situadas no centro da casa, retomando os valores simbólicos da tradição italiana. Localizados em frente a entrada principal, dividem as áreas do dormitório com as de estar. O armário da cozinha Bulthaup, com sua barra dupla e a área independente da cozinha, estão feitos sob medida com uma chapa de aço de 5 metros e equipados com uma mesa com 5 cadeiras para o café-da-manhã e refeições rápidas.

© Alberto Ferrero

12. A sala de jantar está mobiliada com as clássicas cadeiras Hans J. Wegner produzidas por Carl Hansen, dispostas ao redor de uma mesa de Corian®, desenhada por Giorgio Zaetta e iluminadas por uma luminária de Ingo Maurer.

© Alberto Ferrero

13. O grande salão se organiza em uma primeira sala de chá/leitura, situada no deck da janela de aço e em uma segunda área de relaxamento, equipada com uma estante embutida na parede desenhada pelo arquiteto e algumas obras de arte como um Neil Beloufa, agora emprestada para a London ICA para uma exposição individual.

14. O salão ocupa toda a área sul do pavimento superior com vistas aos três lados. Um piso de madeira homogêneo cobre quase toda a área transitável, contribuindo para dar a sensação de abertura que permeia a Residência C. 

© Alberto Ferrero

14 bis. A sala de estar está diretamente relacionada com a parte mais longa do terraço com seus 5 metros cobertos. O calor da lareira pode ser desfrutado tanto do interior quanto do exterior. As grandes janelas de vidro blindado são ativadas com motores de alta potência. No terraço, está uma mesa de jantar para comer ao ar livre e um confortável salão para coquetéis e festas.

© Alberto Ferrero

15. O hall, que domina a entrada, está equipado com quatro cadeiras desenhadas por Antonio Citterio para Flexform e a lâmpada Arco de Castiglioni Brothers, um verdadeiro ícone do design italiano. O sistema de iluminação principal da residência é feito através de 500 pequenas lâmpadas de vidro, desenhadas por Giorgi Zaetta e equipados com LEDs de baixo consumo de energia. 

Corte

16. Os dois dormitórios das crianças e dos hóspedes, se beneficiam da privacidade da parede metálica grande que recebe luz e ar desde uma abertura zenital. Todos os lavatórios e acessórios estão feitos de Corian e foram desenhados pelo arquiteto.

© Alberto Ferrero

17. A área do dormitório principal, situada na esquina nordeste, inclui uma entrada, um banheiro, um closet e um dormitório. O espaço é claro e sem manchas, com janelas de correr com cortinas de escurecimento que se abrem ao terraço panorâmico.

18. Todos os lavabos, móveis e acessórios do banheiro principal são feitos de Corian, através do desenho do arquiteto Zaetta. Foi dada uma atenção especial na banheira embutida: diferentemente dos sistemas convencionais, a borda surge somente a 25 centímetros do piso, facilitando o acesso.

19. Por último, mas não menos importante, uma joia de criatividade, limpeza elegante e funcional inventada pelo arquiteto: um espelho circular de aço que se coloca como uma obra de arte ao longo da parede do corredor a noite, mas arrastando o disco, revela um duto através do qual a roupa suja descende diretamente ao cesto na lavandeira abaixo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência C / Giorgio Zaetta" [House C / Giorgio Zaetta] 28 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793573/residencia-c-giorgio-zaetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.