Clube Alphaville Volta Redonda / BLOCO Arquitetos

Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 2 de 27Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 3 de 27Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 4 de 27Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 5 de 27Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 22

Volta Redonda, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1825
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Autores: Matheus Seco, Henrique Coutinho e Daniel Mangabeira
  • Colaboradores: Victor Machado, Patrick Martins, Letícia França e Rodrigo Scheel
  • Paisagismo: Paschoal Bordignon Arquitetura Paisagística
  • Estruturas E Instalações: Interplanus Engenharia
  • Interiores: OCA Arquitetura
  • Luminotécnica: DesignMais Arquitetura
  • Cidade: Volta Redonda
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 3 de 27
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno com um declive de quase 15 metros desde a rua de acesso, a orientação solar do edifício e a necessidade de construção rápida direcionaram as decisões de projeto. Sua posição em relação às casas, no limite entre o condomínio e um vale de vegetação nativa, nos fez pensar sua estrutura como uma “caixa transparente” que permitisse a visão para a paisagem através de seus ambientes internos. Nos interessava explorar as belas visuais para a região montanhosa ao redor do edifício. Criamos diversos patamares no terreno e distribuímos o programa em diferentes níveis. O clube foi posicionado na porção mais alta do terreno.

Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Imagem 12 de 27
© Haruo Mikami
Isométrica
Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami

A necessidade de rapidez de execução e o objetivo utilizar a menor quantidade possível de mão-de-obra artesanal no canteiro de obras direcionou a opção pela cobertura do edifício em estrutura de perfis de aço laminado com descidas de águas pluviais aparentes. A partir daí o edifício foi dividido em dois elementos principais: Pavilhão e pódio. O pavilhão, visualmente leve e majoritariamente transparente, foi desenhado em estrutura de aço. As áreas com maior necessidade privacidade tais como banheiros, áreas de serviço e vestiários, ficam em suas extremidades, permitindo transparência em sua parte central. O pódio, sólido e robusto, articula as diferenças de nível entre os dois patamares principais da área coberta alinhada com a rua e das piscinas que ficam dois metros e meio abaixo dela. Ele se alinha com a rua e aflora para o lado no vale. 

Clube Alphaville Volta Redonda  / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Volta Redonda, RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube Alphaville Volta Redonda / BLOCO Arquitetos" 24 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793560/clube-alphaville-volta-redonda-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.