Nasu Tepee / Hiroshi Nakamura & NAP

Nasu Tepee / Hiroshi Nakamura & NAP - Mais Imagens+ 22

© Koji Fuji - Nacasa & Partners Inc

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em Nasu, no município de Tochigi, uma estância de veraneio muito conhecida. Passando através dos campos e bosques, o local encontra-se ao longo do caminho florestal que o atravessa. Nosso cliente é um casal que desfruta da agricultura orgânica nos finais de semana e seus desejos eram conservar o meio ambiente tanto quanto fosse possível e viver nos bosques próximos. Evitamos a construção em grande escala e a exploração florestal, construindo as habitações sobre as poucas superfícies planas restantes no terreno inclinado.

© Koji Fuji - Nacasa & Partners Inc

Dado que o terreno se encontra em meio aos densos bosques, nos ocorreu a ideia de criar um teto alto para permitir a entrada direta de luz solar na casa. Entretanto, isto se traduziria em um espaço muito grande, dificultando muito a utilização do ar condicionado e as paredes exteriores colidiriam com os galhos das árvores. Portanto, eliminamos todo o espaço desnecessário. Em primeiro lugar, cortamos o espaço superior na diagonal para fazer um teto mais baixo, baseado nos percursos das pessoas. Além disso, a nova forma coincide com os galhos das árvores que se estendem de forma radial. Isto resultou em uma casa em forma de tenda com somente um terço do volume. A parte mais alta do teto é de 8 metros, porém, sua altura média é de 2,6 metros. De fato, as pessoas não conseguem ficar em pé perto das paredes, desta forma convertemos estes espaços em áreas de dormir e descanso. A cobertura descende como uma barraca de acampamento e permite a criação de um espaço de vida amável que se mistura com as árvores. É possível sentir o abraço cálido da casa no seu redor.

© Hiroshi Nakamura & NAP

São espaços similares ao que são vistos nas casas do povoado Jomon (antigos japoneses) e nos nativos americanos. A estrutura da casa iniciou um estilo de vida com uma estreita interação, porque a família se senta um em frente ao outro apoiados sobre a parede baixa. Uma fogueira, uma luz ou uma mesa eram colocadas no meio da residência para iniciar a conversa quando a família se reunia no centro. A arquitetura teve uma influência nos hábitos das pessoas e fortalece a conexão e o vínculo dentro da família.

Planta Baixa

Durante a noite, a luz da lua torna-se a única iluminação natural e o bosque escuro cai em silêncio. Ocasionalmente, a presença de animais selvagens se pode ouvir levemente. Na escuridão da noite, se encontra uma casa repleta de olhares cálidos e suaves. A edificação, como um 'chapéu pontudo', é construída delicadamente sobre o solo a fim de evitar que os insetos, a umidade e a neve entrem na casa.

© Koji Fuji - Nacasa & Partners Inc

As janelas são todas de vidro duplo, a fim de garantir que os espaços altos sejam herméticos e bem isolados. Foram instalados uma lareira, ar-condicionado sob o solo e piso aquecido. Durante o verão, o ar quente é concentrado no alto da edificação e expelido através da janela lateral superior. Durante o inverno, o ar quente superior se extrairá e será expelido no nível do solo. Desta maneira, somos capazes de criar um ambiente termicamente confortável.

Corte

Porta de vidro com flores prensadas

Akebi, violeta, anêmona, gerânio, espora: são as flores silvestres que estão prensadas nas portas de vidro, todas elas procedentes dos bosques vizinhos. Nossa ideia era criar uma nova maneira de refletir as bençãos da natureza, não somente no contexto das amostras ou livros ilustrados. Estes elementos foram fabricados intercalando as flores prensadas nas películas de resina entre dois vidros espessos de 4mm. Colocamos películas com filtro ultravioleta no vidro para protege-las da descoloração. 

© Koji Fuji - Nacasa & Partners Inc

Originalmente publicado em Agosto 19, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Nasu Tepee / Hiroshi Nakamura & NAP" [Nasu Tepee / Hiroshi Nakamura & NAP] 30 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793428/nasu-tepee-hiroshi-nakamura-and-nap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.