O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Blaanc
  6. 2015
  7. Residência Vinhedo / Blaanc

Residência Vinhedo / Blaanc

  • 17:00 - 23 Agosto, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Vinhedo / Blaanc
Residência Vinhedo / Blaanc, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 34

  • Arquitetos

    Ana Morgado, Lara Pinho, Maria da Paz Braga, Maria do Carmo Caldeira
  • Localização

    Montijo, Portugal
  • Área

    319.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implementada em uma grande fazenda, a residência está construída em meio ao vinhedo da propriedade, em um terreno quase plano junto a uma floresta de sobreiros. A calma e a serenidade do entorno do edifício dá as boas-vindas a casa de um pavimento que trata de interferir o menos possível na paisagem alinhada juntamente com os elementos naturais que compõem a tranquilidade do lugar.

© João Morgado
© João Morgado

As diferentes funções da casa se organizam em três volumes retangulares de tamanhos diferentes, cada um possui uma cobertura plana. Os volumes estão dispostos de forma paralela e ortogonal respeitando as fortes linhas da paisagem e as diferentes áreas da casa - áreas comuns e áreas privadas - que se distinguem pela materialidade combinando harmoniosamente entre si e com o entorno natural.

Planta Baixa
Planta Baixa

As áreas comuns, confinadas em um volume de terra batida, se comunicam com todo o comprimento do terraço ao ar livre que funciona como uma extensão das áreas de estar, criando também uma área sombreada na fachada oeste. Os dois volumes restantes contém seis suítes, um escritório, um pequeno banheiro para visitas, um dormitório para convidados e uma área de depósito com acesso direto desde o exterior.

© João Morgado
© João Morgado

O desenho optou por incorporar um pequeno pátio que confere luz aos espaços que estão expostos ao nordeste. Este pátio está alinhado com um outro grande pátio ao sul, melhorando o cruzamento visual que marca a transição para a área mais privativa da casa.

© João Morgado
© João Morgado

A demanda de soluções ecológicas e mais sustentáveis foram a razão do volume de terra batida, uma técnica de construção vernácula, recorrente em algumas áreas de Portugal. A beleza natural da terra se deixa visível no exterior para a configuração das áreas comuns que incluem uma sala de estar, de jantar e a cozinha. Este material também garante um maior conforto térmico e acústico dentro da casa, um ambiente fresco durante todo o ano. Também é um método de construção ecológico que permite uma forte fusão com o meio ambiente circundante.

© João Morgado
© João Morgado

Os volumes restantes consistem em uma estrutura de concreto, paredes de alvenaria com isolamento externo que estão rebocadas e pintadas de branco, dando continuidade as edificações existentes na fazenda.

© João Morgado
© João Morgado

Descrição Técnica

A opção de construir parte do desenho em terra batida se deve a confiança no valor agregado que representa a técnica tanto a nível ambiental quanto estético.

© João Morgado
© João Morgado

A intenção era combinar tradição e modernidade, tratando de tirar proveito do melhor de cada um.

Corte
Corte

Utilizando tanto a terra da fazenda, quando a terra situada a 50km de distância, devido a presença de solos com alto conteúdo de areia no lugar, as paredes independentes foram construídas utilizando formas de madeira contínua e compressão mecânica para compactar a terra. Dois contrafortes foram introduzidos nas paredes mais longas a fim de melhorar o comportamento estrutural; para assegurar a resistência da construção contra o esforço de tração. A terra batida foi reforçada com uma malha de fibra de vidro no meio e as camadas se sobrepõem em todas as esquinas do polígono.

© João Morgado
© João Morgado

A introdução da malha de fibra de vidro permitiu a construção de contínuas camadas de terra sem juntas verticais, melhorando a beleza do material. A equipe de construção dominava o material e a técnica de construção, porém era a primeira vez que o deixariam visível no exterior, protegido por uma cobertura plana.

© João Morgado
© João Morgado

A cobertura é composta por vigas de madeira laminada que são anexadas na verga superior da porta e está coberta por um painel sanduíche fabricado no local e revestido por uma tela impermeável translúcida.

© João Morgado
© João Morgado

Combinando com a opção arquitetônica de um teto plano, a presença de aberturas generosas requer soluções que superam esta limitações. Isto foi feito utilizando as esquadrias das portas feitas em madeira laminada, que atuam como elemento de reforço e como parte da fôrma para a terra batida. Por último, para preservar a aparência da terra da melhor maneira possível, foi aplicada uma camada protetora de silicato de sódio e caseína.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Blaanc
Escritório
Cita: "Residência Vinhedo / Blaanc" [Vineyard House / Blaanc] 23 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793427/residencia-vinhedo-blaanc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.