Sede do CONFEA / PPMS Arquitetos Associados

Sede do CONFEA / PPMS Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do CONFEA é composta pelo térreo, 4 pavimentos, cobertura e 3 níveis subterrâneos para estacionamento.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

O vão livre "vis-à-vis", misturado com a flexibilidade das organizações das plantas, foi certamente um dos principais componentes do conceito do projeto.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

O térreo é destinado como principal entrada, recepção, Plenário e suas áreas de apoio.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Os outros andares (1º, 2º, 3º e 4º) são designados para uso administrativo do CONFEA.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Para estes pavimentos, a planta livre era essencial. Não há colunas internas (há um vão de 22,50m), de modo que o layout pode ser disposto de qualquer forma.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Tal desempenho foi obtido através do conceito estrutural. A estrutura é uma combinação de concreto e aço. É formada por vigas metálicas centrais sobre uma estrutura de concreto em balanço interno e simétrico de 3.75m. O desequilíbrio causado pela carga da extremidade interna é compensado por um cabo estaiado na extremidade exterior do balanço. Todas as hastes ancoradas na parede da fundação, também são responsáveis pela contenção lateral dos níveis subterrâneos.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Do térreo ao topo, os níveis estão protegidos por uma membrana perfurada têxtil que protege também as galerias principais.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

O nível de cobertura foi concebido com um restaurante completo para abrigar eventos sociais. O projeto do restaurante recebeu um tratamento especial de plástico, divergindo dos telhados usuais, tornando-se um espaço único, resultado de um arco de metal tri-articulado.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Como premissa fundamental, as avenidas W3 e W2 foram integradas através do espaço aberto das galerias do térreo. A paisagem reforça as intenções através do espelho d'água que também contribui para o clima seco local. Este elemento de água também integra a nova construção com a antiga sede do CONFEA.

© Leonardo Finotti / Cláudio França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do CONFEA / PPMS Arquitetos Associados" [CONFEA New Headquarters / PPMS Arquitetos Associados] 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793403/sede-do-confea-ppms-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.