Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos

Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - JanelaApartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraApartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Sofá, Cadeira, JanelaApartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Janela, Porta, CadeiraApartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dessine Iluminação, Hill House e Líder, Kaizen Marcenaria
  • Construção: Bruno Goldenberg
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Coautora: Tatiana Lopes
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Janela
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício onde fica o apartamento é projeto da arquiteta Mayumi Watanabe. Mayumi nasceu no Japão em 1934 e formou-se no Brasil, onde trabalhou com nomes como Vilanova Artigas, Joaquim Guedes e Lina Bo Bardi. O bloco residencial "i", como ele é conhecido, é um projeto construído em 1966 e fica na superquadra 107 norte. A característica mais interessante do edifício é que sua estrutura está distribuída somente em suas paredes perimetrais em concreto aparente e seu núcleo central, permitindo grande liberdade na disposição das paredes internas. Um painel original de azulejos do artista Athos Bulcão ainda reveste as paredes dos elevadores. O projeto buscou recuperar algumas características originais apartamento, ressaltando a liberdade de organização interna que o ediífio permite. 

Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Mesa, Prateleira
© Haruo Mikami

As paredes perimetrais em concreto, antes cobertas por diversas camadas de tinta e reboco provenientes de reformas anteriores, foram lixadas diversas vezes até que revelassem novamente sua superfície. Nos interessava deixar aparente os vestígios do processo de "redescoberta" do concreto aparente e as imperfeições de sua execução original. Na sala e quartos utilizamos um piso em madeira natural certificada, uma material muito utilizado à época da construção original. Porém a utilizamos com um formato diferente daquele encontrado originalmente. O maior formato individual das peças é uma característica dos pisos de madeira atuais, nos interessava que isso ficasse claro na intervenção.

Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Sofá, Cadeira, Janela
© Haruo Mikami
Planta Baixa

Toda a madeira maciça do piso, mobiliário, pedras e o concreto aparente foram utilizados em seu aspecto natural. O restante dos materiais (MDF, ladrilho hidráulico, serralheria e pintura) foram utilizados com cores e acabamentos lisos que evidenciam sua “artificialidade” em contraposição ao restante dos materiais.

Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Janela, Porta
© Haruo Mikami
Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami

Integramos a sala, cozinha e área de serviço em um só espaço sem portas. A diferença entre eles se dá através da diferença de pintura, piso ou cores do mobiliário. A grande estante que atravessa sala e a cozinha funciona um organizador geral que separa as áreas sociais e íntimas. Ela funciona ora como estante aberta para sala de um lado e armário de brinquedos para o outro, ora como armário de cozinha de um lado e armário do quarto do casal do outro. O lavabo fica escondido atrás de uma porta-painel ao lado da cozinha. Um grande sofá modular possibilita a utilização da sala em diversas possibilidades de organização em pequenos ambientes ou em um só espaço. 

Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos - Mesa, Sofá, Prateleira, Cadeira
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 107N / BLOCO Arquitetos" 19 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793382/apartamento-107n-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.