O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. México
  5. JC Arquitectura
  6. 2015
  7. Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman

  • 21:00 - 16 Agosto, 2016
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman
Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman , © Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez

© Wacho Espinosa © Blademir Álvarez © Blademir Álvarez © Blademir Álvarez + 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estudios Donceles é um edificação de uso misto que desafia as regras do desenvolvimento imobiliário atual no México, já que ao invés de ser um empreendimento “exclusivo” é um projeto inclusivo. O edifício com 6 unidades flexíveis de 50 m², com um espaço comercial no pavimento térreo e uma cobertura para uso comum, funcionam como um catalisador para atrair novas pessoas para a área (estudantes, jovens casais, solteiros, ou pessoas idosas), e ainda pode ser usado como escritório ou estúdio de trabalho.

© Wacho Espinosa
© Wacho Espinosa

A tipologia de 4 pavimentos parece bastante sensata para potencializar edifícios intra-urbanos, já que não depende de um elevador, a estrutura e sua fundação são simples, e pode acarretar numa alta densidade, que permanece amigável para pedestres e respeita a escala urbana existente.

© Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez

A base ideológica do projeto é que esta seja uma construção com paredes para fora, e não paredes para dentro, ou seja, oferecendo a seus usuários e moradores um espaço íntimo, que por sua vez promove relacionamentos interpessoais não só entre os usuários do projeto, mas entre eles e os moradores dos arredores. O projeto visa revitalizar os conceitos de vizinhança, já que é um lugar que permite que seres humanos satisfaçam suas necessidades básicas individuais, mas que também os convidem a sair, a viver juntos, socializar e interagir.

Planta
Planta

Para este projeto foi determinada como zona de impacto de Matamoros o caminho de pedestres, que começa na fachada norte da propriedade e prossegue por 20 casas vizinhas até uma capela existente, a mesma que foi respeitada como o limite da zona de intervenção. Identificada a área a ser recuperada, um plano participativo de ação comunitária foi implementado, desde a apresentação do projeto e da intervenção no passeio de pedestres, até o recolhimento das opiniões dos vizinhos, suas queixas e as realizações das reuniões de bairro.

© Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez

Estudios Donceles é um projeto concebido com os mais altos valores de sustentabilidade; que fomenta o consumo racional dos recursos naturais e das relações comunitárias, no contexto de uma classe trabalhadora urbana muito particular, o qual rompe as regras urbanas tradicionais em favor de seus habitantes e vizinhos.  É o resultado da utilização da arquitetura como uma ferramenta aplicada ao mais alto padrão de responsabilidade social: a inclusão.

© Wacho Espinosa
© Wacho Espinosa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman " [Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman ] 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793216/estudios-donceles-jc-arquitectura-plus-ogorman-and-hagerman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.