Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman

Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman

Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman  - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: JC Arquitectura, O’Gorman & Hagerman ; JC Arquitectura, O’Gorman & Hagerman
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  463
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corev, Corev Lisso, Helvex
  • Colaboradores: Juan Carral, Zubzen Ortiz, David Vazquéz e Jesús Acosta
  • Cidade: Cancún
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estudios Donceles é um edificação de uso misto que desafia as regras do desenvolvimento imobiliário atual no México, já que ao invés de ser um empreendimento “exclusivo” é um projeto inclusivo. O edifício com 6 unidades flexíveis de 50 m², com um espaço comercial no pavimento térreo e uma cobertura para uso comum, funcionam como um catalisador para atrair novas pessoas para a área (estudantes, jovens casais, solteiros, ou pessoas idosas), e ainda pode ser usado como escritório ou estúdio de trabalho.

© Wacho Espinosa

A tipologia de 4 pavimentos parece bastante sensata para potencializar edifícios intra-urbanos, já que não depende de um elevador, a estrutura e sua fundação são simples, e pode acarretar numa alta densidade, que permanece amigável para pedestres e respeita a escala urbana existente.

© Blademir Álvarez

A base ideológica do projeto é que esta seja uma construção com paredes para fora, e não paredes para dentro, ou seja, oferecendo a seus usuários e moradores um espaço íntimo, que por sua vez promove relacionamentos interpessoais não só entre os usuários do projeto, mas entre eles e os moradores dos arredores. O projeto visa revitalizar os conceitos de vizinhança, já que é um lugar que permite que seres humanos satisfaçam suas necessidades básicas individuais, mas que também os convidem a sair, a viver juntos, socializar e interagir.

Planta

Para este projeto foi determinada como zona de impacto de Matamoros o caminho de pedestres, que começa na fachada norte da propriedade e prossegue por 20 casas vizinhas até uma capela existente, a mesma que foi respeitada como o limite da zona de intervenção. Identificada a área a ser recuperada, um plano participativo de ação comunitária foi implementado, desde a apresentação do projeto e da intervenção no passeio de pedestres, até o recolhimento das opiniões dos vizinhos, suas queixas e as realizações das reuniões de bairro.

© Blademir Álvarez
© Blademir Álvarez

Estudios Donceles é um projeto concebido com os mais altos valores de sustentabilidade; que fomenta o consumo racional dos recursos naturais e das relações comunitárias, no contexto de uma classe trabalhadora urbana muito particular, o qual rompe as regras urbanas tradicionais em favor de seus habitantes e vizinhos.  É o resultado da utilização da arquitetura como uma ferramenta aplicada ao mais alto padrão de responsabilidade social: a inclusão.

© Wacho Espinosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Donceles, 64, 77524 Cancún, Q.R., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman " [Estudios Donceles / JC Arquitectura + O’Gorman & Hagerman ] 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793216/estudios-donceles-jc-arquitectura-plus-ogorman-and-hagerman> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.