Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio

Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects  + Bessards' Studio  - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Bessards' Studio , JAJA Architects ; JAJA Architects , Bessards' Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Engenharia: Erasmus & Partners Engineering Consultants
  • Construção: Hadsten Smede- og Maskinværksted A/S
  • Cliente: Naturstyrelsen
  • Financiado Por : Realdania, Hjørring Kommune e ENV-fonden
  • Cidade: Lønstrup
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações

As ferozes tempestades constantemente movem e moldam a fantástica paisagem de duna da costa noroeste da Dinamarca. Em 1968 uma enorme tempestade de dunas devorou o Farol de Rubjerg Knude deixando apenas a torre como única estrutura remanescente, posicionada na beira de um penhasco em erosão.

© Hampus Per Berndtson

Recentemente, este farol foi reaberto depois de reformado com uma instalação arquitetônica que dá ao público uma última chance de desfrutar das vistas e do dinâmico espetáculo selvagem da natureza do topo do Farol.

© Hampus Per Berndtson
Esquema Conceitual
© Hampus Per Berndtson

Os arquitetos projetaram uma escadaria cenográfica que dá acesso à torre e faz desta subida uma sequência de experiências arquitetônicas. Encenando sua função histórica como farol para navegadores, os projetistas instalaram um gigantesco caleidoscópio movido pelo vento dentro do Farol que captura a luz natural e sua reflexão, direcionando para os interiores para criar uma cascata de cores e reflexões do mar e da paisagem do entorno, sempre em constante mudança. O Caleidoscópio também age como um elemento estrutural onde a escada se apoia. O formato triangular do caleidoscópio em combinação com a escadaria perfurada e transparente cria uma divertida interação com a geometria quadrada do Farol, criando uma experiência única no espaço vertical que se estende da terra até o céu.

© Hampus Per Berndtson

O projeto é uma variação das propriedades de um único material: o aço. Enferrujado, polido, dobrado, perfurado, soldado e cuidadosamente montado para criar um monólito dentro do farol. Proporciona uma experiência visual e tática reagindo com as características meteorológicas extremas do terreno que cria um processo de envelhecimento que gradualmente mescla o caleidoscópio com o histórico farol.

© Hampus Per Berndtson

De acordo com pesquisas geológicas, o farol será levado pelo mar nos próximos 2 a 15 anos. Ninguém sabe exatamente quando esta torre vai cair, mas quando o fará, o projeto será inteiramente desmontado, e graças ao sistema construtivo, pode ser remontado ou reciclado.

A revitalização do Farol Rubjerg Knude é parte de uma iniciativa nacional de intervenções arquitetônicas que buscam convidar o público a experimentar as áreas mais originais e marcantes da paisagem dinamarquesa. A transformação de Rubjerg Knude foi encomendada pela Fundação Realdania, a Agência Dinamarquesa de Natureza e a Prefeitura de Hjørring 

© Hampus Per Berndtson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9800 Lønstrup, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio " [Rubjerg Knude Lighthouse / JAJA Architects + Bessards' Studio ] 20 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793117/farol-rubjerg-knude-jaja-architects-plus-bessards-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.