O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Dinamarca
  5. Bessards' Studio
  6. 2016
  7. Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio

Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio

Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio
Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects  + Bessards' Studio , © Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson

© Hampus Per Berndtson © Hampus Per Berndtson © Hampus Per Berndtson © Hampus Per Berndtson + 39

  • Engenharia

    Erasmus & Partners Engineering Consultants
  • Construção

    Hadsten Smede- og Maskinværksted A/S
  • Cliente

    Naturstyrelsen
  • Financiado por

    Realdania, Hjørring Kommune e ENV-fonden
  • Mais informações Menos informações

As ferozes tempestades constantemente movem e moldam a fantástica paisagem de duna da costa noroeste da Dinamarca. Em 1968 uma enorme tempestade de dunas devorou o Farol de Rubjerg Knude deixando apenas a torre como única estrutura remanescente, posicionada na beira de um penhasco em erosão.

© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson

Recentemente, este farol foi reaberto depois de reformado com uma instalação arquitetônica que dá ao público uma última chance de desfrutar das vistas e do dinâmico espetáculo selvagem da natureza do topo do Farol.

© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson
Esquema Conceitual
Esquema Conceitual
© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson

Os arquitetos projetaram uma escadaria cenográfica que dá acesso à torre e faz desta subida uma sequência de experiências arquitetônicas. Encenando sua função histórica como farol para navegadores, os projetistas instalaram um gigantesco caleidoscópio movido pelo vento dentro do Farol que captura a luz natural e sua reflexão, direcionando para os interiores para criar uma cascata de cores e reflexões do mar e da paisagem do entorno, sempre em constante mudança. O Caleidoscópio também age como um elemento estrutural onde a escada se apoia. O formato triangular do caleidoscópio em combinação com a escadaria perfurada e transparente cria uma divertida interação com a geometria quadrada do Farol, criando uma experiência única no espaço vertical que se estende da terra até o céu.

© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson

O projeto é uma variação das propriedades de um único material: o aço. Enferrujado, polido, dobrado, perfurado, soldado e cuidadosamente montado para criar um monólito dentro do farol. Proporciona uma experiência visual e tática reagindo com as características meteorológicas extremas do terreno que cria um processo de envelhecimento que gradualmente mescla o caleidoscópio com o histórico farol.

© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson

De acordo com pesquisas geológicas, o farol será levado pelo mar nos próximos 2 a 15 anos. Ninguém sabe exatamente quando esta torre vai cair, mas quando o fará, o projeto será inteiramente desmontado, e graças ao sistema construtivo, pode ser remontado ou reciclado.

A revitalização do Farol Rubjerg Knude é parte de uma iniciativa nacional de intervenções arquitetônicas que buscam convidar o público a experimentar as áreas mais originais e marcantes da paisagem dinamarquesa. A transformação de Rubjerg Knude foi encomendada pela Fundação Realdania, a Agência Dinamarquesa de Natureza e a Prefeitura de Hjørring 

© Hampus Per Berndtson
© Hampus Per Berndtson
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Farol Rubjerg Knude / JAJA Architects + Bessards' Studio " [Rubjerg Knude Lighthouse / JAJA Architects + Bessards' Studio ] 20 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793117/farol-rubjerg-knude-jaja-architects-plus-bessards-studio> ISSN 0719-8906