Splash / Manuel Ocaña

Splash / Manuel Ocaña  - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Manuel Ocaña ; Manuel Ocaña
  • Projeto: Manuel Ocaña Architecture & Thought Production Office
  • Produção: Manuel Ocaña Fast & Furious Production Office
  • Cliente: Private
  • Paisagismo: Jorge Basarrate
  • Consultoria Estrutural: JF de la Torre
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes nos procuraram pois seu jardim privativo, que costumava ter vistas do pôr-do-sol sobre a piscina de fundo infinito, agora está bloqueada por uma grande parede cinza de 15 x 9 metros.

© Imagen Subliminal

Se sentiam emocionalmente afetados pela parede ameaçadora cujas propriedades espaciais e materiais são bastante negativas em todos os sentidos. É crua, lisa, dura, seca, cinza, maçante, sombria, impenetrável e desafiadora. 

Planta 2

O conceito deveria ir além de um jardim vertical comum; os clientes já haviam descartado projetos desta natureza anteriormente. Uma simples parede verde não a impede de ser uma parede. As propriedades negativas são aliviadas, mas não eliminadas.

© Imagen Subliminal

Nós propomos um elemento ativo que reage às questões de luz e clima, com reflexões, vegetação e água. Além de criar um simples horizonte, climatiza o jardim e cria novos espaços e passeios. É como se fosse um dispositivo que poderia relembrar a antiga experiência do pôr do sol.

Maquete

As antigas dificuldades exigiam que se construísse uma estrutura independente. Não se poderia confiar numa parede ruim e existem apenas três áreas de apoio em diferentes alturas.

© Imagen Subliminal

Era preciso evitar e respeitar as plantas de tratamento de água, a piscina infinita e as escadas que levam ao subsolo. Além disso, era preciso tornar a estrutura modular, uma vez que tudo deveria se encaixar na porta de entrada com medidas não maiores que de 2 x 1 metros.

3D

As dificuldades de desenvolvimento da produção estão principalmente relacionadas à necessidade de micro-estacas em áreas controvérsias e na montagem de 33 módulos estruturais, todos diferentes e que reduzem sua espessura a medida que vão subindo, tudo isso sem andaimes.

Tivemos que fazer vários protótipos de elementos que poderiam proporcionar as reflexões. Os espelhos circulares, executados em aço inox, são curvos para evitar ofuscamento, ajustáveis e à prova de calor por sua curvatura, parecem com pétalas metálicas. Fixamos uma rede de 60 vaporizadores nos canteiros da estrutura metálica que compõem uma nuvem de água uniforme, criando o próprio microclima. Esses canteiros elevados permitem que a vegetação cresça por cima dos espelhos, dando mais sensação de profundidade.

O resultado é um novo horizonte que preenche tanto o jardim, quanto a casa, atraindo uma variedade de pássaros. Suas propriedades espaciais e materiais então se transformaram em positivas. Agora é um elemento repleto de profundidade, vividez, em constante mudança, brilhante, colorida, reflexiva, refrescante, moldável, simpática e sexy.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dehesa de la Villa, Carr. de laDehesa de la Villa, 1, 28040 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Splash / Manuel Ocaña " [Splash / Manuel Ocaña ] 15 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793112/splash-manuel-ocana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.