O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. França
  5. LAN Architecture
  6. 2015
  7. Carré Lumière / LAN Architecture

Carré Lumière / LAN Architecture

Carré Lumière / LAN Architecture
Carré Lumière / LAN Architecture, Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

Cortesia de LAN Architecture Cortesia de LAN Architecture Cortesia de LAN Architecture Cortesia de LAN Architecture + 29

Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

Descrição enviada pela equipe de projeto. A equipe da LAN architecture agency recentemente anunciou a inauguração do “Carré Lumière” em Bègles, subúrbio de Bordeaux, no Sudoeste da França. Os 79 apartamentos encomendados por Ataraxia, uma empresa de administração de imóveis, segue a demolição de torres ociosas do distrito de "Terre Neuve”. Como parte deste projeto urbano supervisionado por SAEMCIB (Sociedade Anônima de Economia Mista de Construção Imobiliária de Bègles) e impulsionados pelo governo local, os objetivos consistiam em exemplificar a habitação coletiva com a intenção de explorar novas proposições dentro da indústria. Esse pedido foi guiado por quatro princípios básicos.

Implantação
Implantação
Fachada
Fachada

1 – Reinventar a habitação coletiva, ou ao menos considerar formas intermediárias de morar que combinassem a necessidade de privacidade com o desfrute da sociabilidade. O projeto possui as mesmas qualidades de uma casa unifamiliar, com privacidade, espaços externos individuais, independência e facilidade de acesso a espaços externos, sem as desvantagens em termos de impacto ambiental - poluição visual e atmosférica, periferias expandidas, consumo excessivo do solo. 

Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

2 – Permitir que as pessoas morem em um lugar que possa evoluir com elas em Bègles em um projeto semi-inacabado, é quase uma "forma em movimento." Sua envoltória maleável tem o potencial de dobrar de tamanho no futuro,e, portanto, dobrar sua capacidade. Cada apartamento pode desfrutar de um jardim de inverno para o espaço interno para aumentar sua área de estar. Em resposta ao crescimento de uma família, os moradores podem acrescentar um ambiente dentro da estrutura que já está construída e podem facilmente desmontar este novo ambiente quando os filhos saírem de casa, por exemplo.

Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

3 – Dar o exemplo de uma "sobriedade econômica"

Bègles foi construída com um preço médio de 1,000€ / m², um preço bem abaixo dos valores atuais desta região. Este resultado é possível graças ao trabalho de racionalização, de controle e gestão de orçamento.

Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

4 – A imagem de um modelo climático específico e sustentável

A parte formal, os requisitos de planejamento urbano, permitiram aos arquitetos utilizar um modelo bioclimático híbrido que complementa o clima nesta parte da França. O desenho bioclimático está a meio caminho de um modelo nórdico com grande isolamento e um projeto com pátio, comum no Mediterrâneo. Se baseia no princípio de compacidade variável, o que introduz a noção da capacidade de adaptação da casa, tanto na grande escala como no ritmo das estações ao longo do ano e das mudanças climáticas. Todos possuem a opção de utilizar o espaço externo como um barra vento ou um pátio de inverno para desfrutar do sol.

Planta
Planta

Os dois edifícios estão muito distantes dos padrões atuais de produção residencial: estão apenas a sete metros de profundidade, construídos como um estacionamento e ornamentados com motivos industriais. Apesar de alguns dos aspectos radicais deste projeto, rapidamente se tornou parte fundamental da identidade deste novo distrito.

Cortesia de LAN Architecture
Cortesia de LAN Architecture

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Carré Lumière / LAN Architecture" [Carré Lumière / LAN Architecture] 12 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792955/carre-lumiere-lan-architecture> ISSN 0719-8906