Casa Vermelha / ISON Architects

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 2 de 31Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 3 de 31Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 4 de 31Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 5 de 31Casa Vermelha / ISON Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: ISON Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  331
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:JongHo Kim
Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 6 de 31
© JongHo Kim

Descrição enviada pela equipe de projeto. YeonHui-Dong é um vilarejo que foi o lar da classe média alta desde o final dos anos 60, localizado em uma colina. Os jardins frontais de cada casa estão nivelados um pavimento acima da rua frontal, onde a quadra é composta de seis ou oito lotes, com cada um medindo cerca de 330 m².

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 17 de 31
© JongHo Kim

Na Coreia, é comum o sonho de se ter um grande jardim na frente da casa; a disposição geral do Vilarejo de YeonHui-Dong é uma clara evidência deste anseio dos coreanos. Por causa disso, muitas das casas possuem vizinhos nas três laterais do terreno, com dois metros de corredores externos com paredes baixas no meio. Esta disposição típica determinou a forma homogênea do vilarejo.

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 31 de 31
Corte

O cliente é um homem de negócios de sucesso, com 4 crianças pequenas. Queria dar a cada uma delas seu próprio quarto, em uma área calma e silenciosa da casa, pois queria passar a trabalhar mais tempo em casa.

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 16 de 31
© JongHo Kim

Em visitas ao terreno, os arquitetos sentiram os antigos problemas da vizinhança e decidiram dar um formato em cruz à implantação da casa, proporcionando quatro pátios com papéis diferentes. As vistas inesperadas então apareceram e os antigos jardins vizinhos foram abertos, os corredores inúteis e estreitos entre as casas desapareceram.

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 30 de 31
Corte

Ao posicionar a cozinha entre dois grandes pátios permitiu a supervisão constante das crianças brincando no jardim, expandindo a espacialidade visual da cozinha. No jardim mais longo e estreito está a escada que dá acesso à entrada. 

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 13 de 31
© JongHo Kim

Aberto a quatro limites diagonais, o layout da casa trouxe um novo problema: como lidar com a periferia.

As três laterias da casa que fazem divisa com as casas vizinhas existem muros baixos de diferentes alturas, que variavam em torno de 1,20 m. A altura final de 1,80 m foi escolhida por cobrir todas as alturas existentes e manter a privacidade ideal. Como material foi escolhida uma telha metálica que possui natureza rústica e ao mesmo tempo permeável. Nas outras laterais, foram utilizados painéis metálicos, que deveriam evidenciar e ocultar a estrutura de concreto da casa, com altura igual da cerca metálica.

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 15 de 31
© JongHo Kim

Para o nível do subsolo frente à rua, fica evidente a estrutura do edifício.

Quando os vizinhos estão muito próximos, o volume do segundo pavimento tem caráter mais fechado, garantindo a privacidade dos quartos. O telhado inclinado confere sensação de espaço ao volume fechado, remetendo as coberturas inclinadas das casas do vilarejo. Duas aberturas zenitais estão presentes no telhado inclinado - elas não são visíveis do exterior mas são bastante dramáticas quando vistas do interior. Quando vistas de cima, acrescentam um skyline sutil no vilarejo. 

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 4 de 31
© JongHo Kim

O material escolhido tem uma qualidade paradóxica da diferenciação e harmonização do segundo pavimento. O cobre, diferente dos outros materiais metálicos utilizados no térreo, cria um acabamento onde a luz reflete na superfície que desaparece lentamente até se combinar com os tijolos vermelhos das casas do entorno.

Casa Vermelha / ISON Architects - Imagem 5 de 31
© JongHo Kim

Por último, a cobertura está envolta por uma camada de asfalto negro, para destacar o relevo da oculta estrutura de concreto e visível do nível da rua. Foram utilizados três tipos diferentes de metais na casa com a esperança que cada um deles cumpra com sua função de maneira precisa. Três tempos diferentes de oxidação, portanto, três maneiras diferentes de responder ao contexto de forma honesta em sua natureza.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vermelha / ISON Architects" [Red House / ISON Architects] 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792944/casa-vermelha-ison-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.