O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. DP6 Architectuurstudio
  6. Residência Makkinga / DP6 architectuurstudio

Residência Makkinga / DP6 architectuurstudio

  • 13:00 - 8 Agosto, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Makkinga / DP6 architectuurstudio
Residência Makkinga / DP6 architectuurstudio, © Michel Kievits
© Michel Kievits

© Michel Kievits Cortesia de DP6 architectuurstudio © Michel Kievits © Michel Kievits + 21

Cortesia de DP6 architectuurstudio
Cortesia de DP6 architectuurstudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma paisagem rural entre as localidades de Makkinga e Donkerbroek, na província nortenha de Friesland (Holanda), a residência Makkinga se encontra isolada entre as árvores. Sua orientação e o uso de materiais criam o efeito de um diálogo com a paisagem natural que a rodeia.

Cortesia de DP6 architectuurstudio
Cortesia de DP6 architectuurstudio

Agora demolida, a antiga casa, que originalmente se encontrava neste lugar, parecia ser alheia a seu contexto já que oferecia uma pequena e única janela para ver a magnífica paisagem, uma entrada quase escondida no lado norte e as habitações entram apertadas, frias e com correntes de ar. A nova casa é todo o contrário, fazendo pleno uso das qualidades naturais que oferecem o entorno.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ao leste está uma rodovia que une dois povoados. Neste lado está a entrada da casa com acesso direto à rua, enquanto a fachada do lado norte se mantem fechada em grande medida para garantir um grau de privacidade.

© Michel Kievits
© Michel Kievits

No oeste, que o 'lado vivo' da casa, foi criado um diálogo com a ampla vista das terras de cultivo Friesian; o volume se abre em toda sua extensão. O longo terraço na parte oeste destaca a abertura da paisagem, enquanto que no lado sul, com seu terraço compacto, cria-se um estreito contato com a introvertida natureza do bosque.

© Michel Kievits
© Michel Kievits

Em um processo consistente de colaboração com o cliente, o desenho foi moldado singularmente. O fechado lado leste oferece espaço para um concentrado estúdio com vista para a entrada a fim de ver quando os hóspedes chegam. Os dormitórios, com unidades de armários integrados sobre medida, se encontram no lado noroeste.

Cortesia de DP6 architectuurstudio
Cortesia de DP6 architectuurstudio

As áreas de estar e jantar estabelecem um vínculo entre o exterior e o interior, convertendo a paisagem em uma parte integral da experiência criada pela habitação. Vivendo na casa, o interior se converte em exterior e a vida silvestre quase parece ser interior.

© Michel Kievits
© Michel Kievits

DP6 criou uma casa minimalista que apresenta um exterior de vidro e madeira. O revestimento de madeira mesclou-se com o entorno e a combinação de madeira de lariço negro e a natural envolve o volume com detalhes intrincados. A casa está desenhada e detalhada como um mobiliário, com paredes, pisos e tetos que continuam até o espaço exterior.

© Michel Kievits
© Michel Kievits

Os requerimentos eram entrada de luz solar, sustentabilidade, comodidade e diálogo com a paisagem. A orientação da casa foi otimizada para fazer pleno uso da energia solar. Um amplo balanço no lado oeste protege o terraço do sol em pleno verão, enquanto que na primavera e no outono, quando o sol não está tão alto no céu, a calidez dos raios solares são capturados de forma completa. O lado sul é também totalmente envidraçado.

Cortesia de DP6 architectuurstudio
Cortesia de DP6 architectuurstudio

Além do balanço, as árvores também ajudam a filtrar a luz do dia. Nos lados norte e leste, a casa apresenta um exterior fechado, o que reduz as perdas de calor. A ótima orientação combina com o vidro triplo, uma envolvente altamente isolada e um projeto a prova de detalhes para criar uma casa cômoda e de alta eficiência energética. 

© Michel Kievits
© Michel Kievits

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
DP6 Architectuurstudio
Escritório
Cita: "Residência Makkinga / DP6 architectuurstudio" [Makkinga House / DP6 architectuurstudio] 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792867/residencia-makkinga-dp6-architectuurstudio> ISSN 0719-8906