Casa G / Lab32 architecten

Casa G / Lab32 architecten - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Lab32 architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rene de Wit
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluverre, Dover Windows & Doors, Sky-Frame, d+b
© Rene de Wit

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nas proximidades das águas do rio Reeuwijkse Plassen em um povoado holandês que consistem em, não muito mais do que um estreito caminho margeado em sua maior parte por grandes casas em 'ilhas' criadas pela drenagem das fossas da antiga turfeira.

© Rene de Wit

O grande atrativo deste lugar está justamente na sua proximidade da água e na experiência deste entorno natural através das mudanças de estação. A finalização da vila representa o realização de um desejo muito antigo dos nossos clientes, que alimentam o amor pela água de forma permanente em suas vidas. 

Planta baixa - térreo

Os pontos de partida para o desenho foram o entorno natural, a relação com a água, um desenho minimalista abstrato e duradouro e o uso de tecnologia de ponta com alto nível de detalhe. Além disso, se requeria que a residência cumprisse com um alto padrão de sustentabilidade e fosse um lugar para a vivência cômoda, com possibilidade de cuidadores vivendo na casa, se for necessário em algum momento no futuro.

© Rene de Wit

A construção deste local, próximo ao lago, está sujeita a normas de construção estritas em relação a taxa de ocupação e a altura do edifício, além da necessidade de assegurar vistas entre a rua e água. O resultado é um conjunto atrativo que consiste na envolvente externa principal, parte no subsolo, e uma casa de hóspedes com garagem dupla e espaço para barcos.

© Rene de Wit

A distribuição da casa está determinada pela localização do terreno junto ao rio. Isto se torna evidente de imediato, ao entrar no amplo hall central com sua vista panorâmica ao lago. As principais áreas de residência, tais como sala de estar, de jantar e cozinha, estão no lado sul onde dialogam com a paisagem através das janelas grandes e minimalistas. As janelas da esquina estão desenhadas para seguir as linhas da água. As linhas horizontais do terraço coberto adjacente reforçam esta expansão e também mantém os raios solares afastados no verão, enquanto admitem o agradável calor do sol na primavera e outono. Outro elemento importante para o equilíbrio entre as vistas e a privacidade é, sem dúvida, o pátio inteligentemente desenhado com vidro nos três lados, que não somente permite o contato visual entre a sala de estar e a rua, mas também proporciona uma vista da habitação e vice-versa e uma vista do rio desde o dormitório. O pátio está rodeado pelo dormitório principal com closet e banheiro grande. Também no térreo existem dois estúdios e um segundo dormitório com banheiro que, no seu momento, resultará adequado para um zelador.

© Rene de Wit

A experiência de circulação da residência está baseada na conexão entre interior e exterior, fazendo com que a paisagem da borda d'água, constantemente mutante, seja uma parte integral da vida cotidiana. Graças aos grandes vidros e o desenho aberto, a água se tornou parte da casa. 

© Rene de Wit

O subsolo é acessível através de elevador e uma escada aberta no hall central. Além dos equipamentos técnicos e do espaço para o armazenamento, há um terceiro e quarto dormitório e uma área de spa com piscina, jacuzzi, sauna e uma ducha e banheiro.

Planta baixa - subsolo

No início da construção, os clientes decidiram comprar o terreno adjacente no qual foram construídos, posteriormente, os dormitórios de hóspedes. Além de proteger a privacidade da parte do jardim, o novo terreno acomodou a garagem para os dois carros e o barco que não entrava dentro da taxa máxima de ocupação permitida para a residência. A rotação dos dormitórios de hóspedes frente a vila faz com que o jardim seja mais privado no lado da rua e mais aberto em relação ao rio. Em essência, o desenho dos dormitórios de hóspedes remete ao da própria vila, dando prioridade para a relação com a água.

© Rene de Wit

A arquitetura se define pelas formas flutuantes e esculturais, pelas vistas maravilhosas, pelo sentido de luxo do espaço e pela forte relação interior/exterior, que está totalmente em sintonia com a localização, a insolação e o belo jardim às margens da água.

© Rene de Wit

A combinação de materiais e a forte esquematização das grandes extensões de vidro, assim como os balanços e as curvas fluídas são os pontos focais desta casa. Os materiais estão limitados a um sistema de fachada isolado de cor branca em combinação com as esquadrias de alumínio negro, o único material adicional é o zinco de cor cinza claro utilizado nos dormitórios dos hóspedes. A residência foi feita através de um método de construção tradicional, com exceção do subsolo, onde sua situação de solo alagadiço ditou o uso de técnicas de cimentação e construção altamente especializadas. O jardim, incluindo os revestimentos e as únicas portas de entrada, especialmente feitas para o projeto, também foram desenhados pelo Lab32.

© Rene de Wit

O interior está em perfeita harmonia com a casa e em consonância com a estética minimalista que desejavam os clientes: desenho limpo e puro combinado com materiais de alta especificação.

© Rene de Wit

O acabamento interior é minimalista, como pisos pálidos que continuam nas partes externas dos terraços, portas vidro temperado e armários de parede feitos sob medida, além das portas adjacentes em alumínio escuro robusto com um aspecto cálido para harmonizar com a parede. A cozinha foi desenhada sob medida por Bulthaup.

Os banheiros foram desenhados por Jos van Zijl usando sua própria linha de acessórios. Jos também foi responsável pelos azulejos e revestimentos das paredes de vidro, as portas interiores de Rimadesio, vários acessórios de interior e, junto com Boley, a lareira à gás. A iluminação foi desenhada por Lab32, com uma grande preocupação na integração entre todos os elementos auxiliares no forro, tais como caixas acústicas, grades de ventilação, dispositivos de controle e similares. A maioria dos acessórios de iluminação são do Deltalight.

© Rene de Wit

Automatização e energia

Graças a sofisticada tecnologia de automatização do lar, todos os sistemas e serviços instalados na residência podem ser operados de forma remota através de telas táteis localizadas centralmente, controles individuais nos dormitórios ou dispositivos móveis. A casa está equipada com uma bomba de calor geotérmica em combinação com os sistemas de calefação central de recuperação de calor e ar condicionado. O sistema de calefação por solo radiante e refrigeração sustentável oferece um clima interior agradável no inverno e resfriamento no verão e pode-se regular de forma individual em cada habitação.

© Rene de Wit

As fachadas e as coberturas estão termicamente isoladas e as grandes extensões de vidro são de isolamento triplo. Terraços e pátios cobertos por toldos automáticos tornam possível desfrutar do calor do sol em qualquer estação. As claraboias contínuas criam um ambiente especial nas habitações de baixo, possuindo possibilidade de controle solar através dos vidros. Serviços otimizados e uma envolvente do edifício com detalhes finos, criaram uma moradia energeticamente eficiente e cômoda.

© Rene de Wit

Cada detalhe foi desenhado e nada foi feito por acaso. O resultado pode ser descrito como uma roupa feita sob medida que oferece um grande conforto doméstico.

© Rene de Wit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa G / Lab32 architecten" [G-House / Lab32 architecten] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792855/casa-g-lab32-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.