Habitação em Matosinhos / nu.ma | unipessoal

Habitação em Matosinhos / nu.ma | unipessoal - Mais Imagens+ 47

Matosinhos, Portugal
  • Engenharia Civil : Rita Espanha, eng.
  • Engenharia Eléctrica : José Carlos Lopes, eng.
  • Engenharia Mecânica : Pedro Simões, eng.
  • Construção: Moura & Dias, construções
  • Autor: Nuno Silva
  • Cidade: Matosinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© ITS – Ivo Tavares Studio

Sobre o local

O lote, onde se insere a habitação, é caracterizado pela sua forma não regular, longitudinal e perpendicular à Rua Nossa Senhora da Conceição / Matosinhos Estando inserido numa malha urbana consolidada, o lote apresenta como limite lateral, construções de rés do chão e aproveitamento de águas furtadas. Estas construções pela sua época construtiva apresentam pés direitos nada convencionais.

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

A densidade da malha urbana nesta rua apresenta edifícios com características temporais diferentes e por isso, com abordagens construtivas diferentes, apresentando pés-direitos e cotas altimétricas diferentes, materiais diversos; etc. um resultado do crescimento e evolução desta rua.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Condicionantes formal e funcional

Considerou-se importante manter o alinhamento da habitação e das construções existentes por forma a não criar irregularidades formais do desenvolvimento da rua.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Em termos de volumetria, esta será resolvida em dois pisos (rés do chão e piso 1), sendo estes dissimulados na fachada com um desenho de alhetas nos alçados. Estas alhetas irão criar alguns alinhamentos altimétricos com as construções vizinhas.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Programa de utilização

Propõe-se uma habitação com dois pisos. A distribuição espacial interior resume-se à separação de forma radical, da função por piso. A zona de serviços/social, fica à cota da entrada e é composta por “hall” de entrada, instalação sanitária, cozinha, sala de jantar/estar, acesso vertical e garagem.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Pelo caráter longitudinal da habitação e pelas únicas duas frentes para a construção, propõe-se um pátio exterior no centro da habitação para poder trazer luz natural à sala de jantar e à cozinha. No piso 1, a zona mais privada, é composta pela zona dos quartos e instalações sanitárias afectas a cada quarto, e uma zona de estar/leitura, que servirá de complemento aos quartos. Neste piso, novamente o pátio exterior no meio da habitação para poder fazer chegar luz natural aos compartimentos mais interiores.

© ITS – Ivo Tavares Studio
Planta
© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Habitação em Matosinhos / nu.ma | unipessoal" [House in Matosinhos / nu.ma | unipessoal] 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792838/habitacao-em-matosinhos-na-unipessoal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.