O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. França
  5. Guillaume Ramillien Architecture
  6. 2015
  7. Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture

  • 11:00 - 7 Agosto, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture
Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture, © Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

© Pascal Amoyel © Pascal Amoyel © Pascal Amoyel © Pascal Amoyel + 19

  • Engenharia Ambiental

    bet Louis Choulet
  • Estrutura de Madeira

    bet ICM
  • Orçamento

    bet MDETC
  • Requerente

    Procédure adaptée
  • Cliente

    Ville de Limeil-Brévannes
  • Custo

    925 000 € HT
  • Mais informações Menos informações
© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário Christian Marin participa ativamente da nova política de planejamento urbano iniciada pela prefeitura de Limeil-Brévannes: o bairro eco-sustentável Pasteur e o projeto de renovação urbana do bairro de Saint-Martin, que implica por volta de 700 unidades de moradia dispostas ao redor de um grande parque.

Croqui
Croqui

Em meio a este processo, durante a promoção do nosso patrimônio natural e humano, a cidade optou por seguir em frente com a construção de um centro comunitário, seguindo com o foco ambiental de alta qualidade com o objetivo de cumprir com os padrões energéticos que requer a etiqueta Passivhaus.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Este centro é uma primeira impressão que obtemos do bairro de Saint-Martin, esta infraestrutura pública é um claro sinal do compromisso do distrito por renovar-se e revalorizar-se.

Detalhe
Detalhe

O centro comunitário exibe o novo panorama do "Place d'Aquitaine", situado na entrada do parque e que contrasta com o desenho arquitetônico dos edifícios circuncidantes, enquanto cria um harmonioso equilíbrio entre as escalas. Situado aos pés do frontão de um edifício parcialmente conservado, a escala do projeto permite trazer de volta o equilíbrio entre a escala humana e a altura dos edifícios que o rodeiam.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Tal disposição oferece uma nova percepção, destacando a intersecção entre o Parque de Saint-Martin, o distrito eco-sustentável Pasteur e a área central.

A instalação se expande desde o térreo até o primeiro pavimento. Sua dimensão alcança o frontão a fim de minimizar seu impacto. O teto verde que cobre o edifício remete a um prado em flor, se inclina à lateral e se estende verticalmente à parede para cobri-la e incorporá-la, o que permite que se torne uma ativa adição da renovação urbana (a plantação das flores se darão no final deste outono).

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

A peculiaridade do contorno do edifício é reforçada por seu revestimento de madeira bruta. A escolha de um material que contrasta com o habitual desenho da área tem como objetivo reafirmar o desenho de enriquecer a oferta arquitetônica disponível e ressaltar o compromisso ecológico com a área.

Plantas
Plantas

As grandes aberturas, dispostas em filas escalonadas, acentuam a generosidade do espaço interior, assim como a expressividade da aparência do edifício baseada no revestimento de madeira bruta. Este aspecto remete a um padrão têxtil por meio da utilização de duas madeira diferentes - madeira de lariço e madeira douglas - assim como um efeito de sombreado que gera luz que se reflete em cada painel de madeira.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Quatro grandes habitações, de diferentes formas e tamanhos, celebram a diversidade de atividades que a infraestrutura oferece, que dá as boas-vindas às crianças e jovens entre 11 e 18 anos, recebe reuniões de associações e atividades de cuidado com as pessoas, como exemplos. As habitações rodeiam um átrio que as unem física e simbolicamente aos serviços municipais. 

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Guillaume Ramillien Architecture
Escritório
Cita: "Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture" [Christian Marin Community Center / Guillaume Ramillien Architecture] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792833/centro-comunitario-christian-marin-guillaume-ramillien-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.