O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. França
  5. Guillaume Ramillien Architecture
  6. 2015
  7. Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture

  • 11:00 - 7 Agosto, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture
Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture, © Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

© Pascal Amoyel © Pascal Amoyel © Pascal Amoyel © Pascal Amoyel + 19

  • Engenharia Ambiental

    bet Louis Choulet
  • Estrutura de Madeira

    bet ICM
  • Orçamento

    bet MDETC
  • Requerente

    Procédure adaptée
  • Cliente

    Ville de Limeil-Brévannes
  • Custo

    925 000 € HT
  • Mais informações Menos informações
© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário Christian Marin participa ativamente da nova política de planejamento urbano iniciada pela prefeitura de Limeil-Brévannes: o bairro eco-sustentável Pasteur e o projeto de renovação urbana do bairro de Saint-Martin, que implica por volta de 700 unidades de moradia dispostas ao redor de um grande parque.

Croqui
Croqui

Em meio a este processo, durante a promoção do nosso patrimônio natural e humano, a cidade optou por seguir em frente com a construção de um centro comunitário, seguindo com o foco ambiental de alta qualidade com o objetivo de cumprir com os padrões energéticos que requer a etiqueta Passivhaus.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Este centro é uma primeira impressão que obtemos do bairro de Saint-Martin, esta infraestrutura pública é um claro sinal do compromisso do distrito por renovar-se e revalorizar-se.

Detalhe
Detalhe

O centro comunitário exibe o novo panorama do "Place d'Aquitaine", situado na entrada do parque e que contrasta com o desenho arquitetônico dos edifícios circuncidantes, enquanto cria um harmonioso equilíbrio entre as escalas. Situado aos pés do frontão de um edifício parcialmente conservado, a escala do projeto permite trazer de volta o equilíbrio entre a escala humana e a altura dos edifícios que o rodeiam.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Tal disposição oferece uma nova percepção, destacando a intersecção entre o Parque de Saint-Martin, o distrito eco-sustentável Pasteur e a área central.

A instalação se expande desde o térreo até o primeiro pavimento. Sua dimensão alcança o frontão a fim de minimizar seu impacto. O teto verde que cobre o edifício remete a um prado em flor, se inclina à lateral e se estende verticalmente à parede para cobri-la e incorporá-la, o que permite que se torne uma ativa adição da renovação urbana (a plantação das flores se darão no final deste outono).

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

A peculiaridade do contorno do edifício é reforçada por seu revestimento de madeira bruta. A escolha de um material que contrasta com o habitual desenho da área tem como objetivo reafirmar o desenho de enriquecer a oferta arquitetônica disponível e ressaltar o compromisso ecológico com a área.

Plantas
Plantas

As grandes aberturas, dispostas em filas escalonadas, acentuam a generosidade do espaço interior, assim como a expressividade da aparência do edifício baseada no revestimento de madeira bruta. Este aspecto remete a um padrão têxtil por meio da utilização de duas madeira diferentes - madeira de lariço e madeira douglas - assim como um efeito de sombreado que gera luz que se reflete em cada painel de madeira.

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Quatro grandes habitações, de diferentes formas e tamanhos, celebram a diversidade de atividades que a infraestrutura oferece, que dá as boas-vindas às crianças e jovens entre 11 e 18 anos, recebe reuniões de associações e atividades de cuidado com as pessoas, como exemplos. As habitações rodeiam um átrio que as unem física e simbolicamente aos serviços municipais. 

© Pascal Amoyel
© Pascal Amoyel

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture" [Christian Marin Community Center / Guillaume Ramillien Architecture] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792833/centro-comunitario-christian-marin-guillaume-ramillien-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.