O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. BLOS Arquitectos
  6. Casa BSO / BLOS Arquitectos

Casa BSO / BLOS Arquitectos

Casa BSO / BLOS Arquitectos
Casa BSO / BLOS Arquitectos, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 26

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa BSO é implantada em um entorno natural próximo ao Rio Segundo. Contida por um bosque, a casa recebe sombras nas fachadas ao longo do dia. Possui volumetria com linhas horizontais e altura constante que reforçam o diálogo com o terreno de desníveis graduais. Esta horizontalidade gera ao mesmo tempo uma situação de figura e fundo ao recortar a verticalidade expressada pelas árvores do que a rodeiam.

A casa foi projetada como um volume longitudinal que se desenvolve em direção a orientação mais favorável. É uma construção que não dissimula sua presença no meio, mas que a partir de sua materialidade expressiva e dinâmica alcança uma relação de certa serenidade com seu entorno imediato e a vegetação circundante.

Planta / Fachada
Planta / Fachada
Diagrama
Diagrama

É marcada pela dualidade; em seu estado passivo se mostra como um objeto icônico fechado em si mesmo, pousado sobre a paisagem em seu estado ativo se oferece como um pavilhão aberto e permeável, fortemente vinculado ao exterior.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

É uma casa de uso esporádico. Um refúgio na natureza a 45 minutos do centro de Córdoba. A proposta é um abrigo flexível a diferentes usos e modos de ocupação que se abre à orientação norte reforçando sua vinculação com a paisagem natural através de aberturas que dinamizam a relação interior-exterior. A cobertura em balanço sobre a fachada gera proteção solar e um espaço de expansão da casa. Sobre a fachada sul está uma área de serviços com aberturas altas protegidas pelos beirais da cobertura. Todos os ambientes desfrutam de iluminação natural e ventilação cruzada.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Sobre a fachada principal foi desenvolvido um sistema de fechamentos móveis que resolvem em uma única ação as necessidades de segurança, privacidade e proteção solar. Estes fechamentos metálicos corre sobre calhas podendo ser dispostos de acordo com as diferentes necessidades. O uso combinado destes elementos de proteção proporciona boas condições de acompanhar as variações de temperatura ao longo do ano. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

As áreas secas e úmidas são conjugadas aproveitando os benefícios de cada uma para cada etapa da obra. Os fechamentos laterais são realizados por mão de obra local enquanto que os perfis metálicos e a cobertura de madeira são realizados com mão de obra especializada, diminuindo os tempos de execução e proporcionando maior racionalidade e economia ao processo construtivo.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A construção consiste de uma plataforma de fundação e nivelamento onde se ergue um sistema de paredes que sustentam perfis metálicos por onde está apoiado a cobertura de madeira. As paredes são duplas, de tijolos comuns; a parede interna contém a estrutura e o desenvolvimento das instalações enquanto que a parede externa, conformada por tijolos sem argamassas aportam um rendimento climático ótimo e uma linguagem rústica de baixa manutenção que contrasta com a simplicidade e limpeza da tecnologia seca.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Os perfis metálicos são o que articula ambos sistemas construtivos gerando um apoio preciso para a estrutura de madeira.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A cobertura é composta por duas seções de vigas de madeiras laminadas. A possibilidade de ajustar a passagem do ar, o controle de incidência solar no interior e o isolamento adequado das paredes e cobertura fazem desta casa uma construção consciente de sua relação com o clima e o meio ambiente.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
BLOS Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa BSO / BLOS Arquitectos" [Casa BSO / BLOS Arquitectos] 03 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792584/casa-bso-blos-arquitectos> ISSN 0719-8906