O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Brasil
  5. Richard Meier & Partners
  6. 2016
  7. Escritórios Leblon / Richard Meier & Partners

Escritórios Leblon / Richard Meier & Partners

Escritórios Leblon / Richard Meier & Partners
Escritórios Leblon  / Richard Meier & Partners, © Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe © Roland Halbe + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Richard Meier, Bernhard Karpf
  • Arquitetos do projeto

    Parsa Khalili, Anne Strüwing
  • Arquiteto Local

    RAF Arquitetura
  • Área

    7030.0 sqm
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios no Leblon, no Rio de Janeiro, abriga a nova sede internacional da VINCI Partners, uma plataforma de investimentos alternativos, especializada em gestão de recursos, de patrimônio e em assessoria financeira. A estrutura é composta principalmente por pátios interiores privados, espaços de escritórios abertos e uma série de terraços que criam uma conexão direta com a artéria urbana - Avenida Bartolomeu Mitre.

Cortesia de Richard Meier & Partners Architects
Cortesia de Richard Meier & Partners Architects
Cortesia de Richard Meier & Partners Architects
Cortesia de Richard Meier & Partners Architects

Bernhard Karpf, colaborador do projeto, comenta: "Há sempre uma certa excitação e hesitação quanto ao que as diferenças culturais significam para o processo de concepção e construção. Ficamos animados em embarcar num projeto dentro de uma cidade e país que tem um rico legado arquitetônico; para nós era importante tentar entender como o papel da arquitetura foi moldada pelo clima e pessoas a usam. A parte mais interessante do processo foi descobrir como as nossas ideias e estratégias arquitetônicas precisavam respeitar e criar o diálogo com o seu contexto ".

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O edifício é composto por sete pavimentos acima do nível do solo, com uma altura total de 25 metros e uma área útil de 6.500 m². Um átrio espaçoso ancora o edifício para a paisagem urbana e três pisos subterrâneos fornecem espaço adicional e estacionamento privado.

O projeto da torre de escritórios, com seu vocabulário refinado, formal, reflete a orientação distinta do terreno sem negligenciar questões de sustentabilidade, máxima eficiência e flexibilidade. Todo o edifício é rebaixado a partir da fachada urbana e protegido por um conjunto cuidadosamente composto por grelhas ao longo da elevação ocidental projetado para máximo sombreamento solar e privacidade.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
Planta 1o. Pavimento
Planta 1o. Pavimento
Planta Tipo
Planta Tipo

"A concepção do projeto Leblon não se contextualiza através de sua paleta de materiais, mas sim através de sua articulação e camadas da fachada principal com uma tela. Isso permite que o edifício a recue a partir da cidade, mantendo uma frente para a rua. Ela oferece aos seus habitantes a privacidade e proteção desejada do sol, mantendo uma conexão visual para a rua e o sentido da transparência ", afirma  Karpf. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A parte leste do edifício está afastada de seus vizinhos para criar pátios internos e proporcionar iluminação natural em duas exposições para todos os espaços de escritório. Generosos jardins verticais costuram esses átrios ao ar livre no núcleo de concreto aparente do edifício. Todo o projeto atravessa entre a precisão refinada de um escritório de planos de cor branca, de alumínio e vidro, e a rugosidade do concreto e da vegetação dentro dos pátios.

Guilherme Goldberg, da VINCI Partners, comenta: "Trabalhar com Richard Meier & Partners através de todas as fases do projeto foi um processo muito inspirador e de aprendizagem que resultou num prédio de escritórios muito original. A partir das primeiras fases conceituais, através dos desenhos de construção, Bernhard Karpf e sua equipe em Nova York foram muito favoráveis ​​às nossas ideias, e conceberam um projeto muito eficiente e inovador, que superou as nossas expectativas”.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

"Como uma equipe coesa, que subiu com sucesso uma curva de aprendizagem muito íngreme. Richard Meier & Partners foi capaz de reconhecer o processo de construção e desenvolvimento local no Brasil, e os consultores locais foram desafiados por todas as soluções criativas propostas pela empresa. Nós acreditamos que o resultado final é magnífico, criando não só um ambiente de trabalho estimulante, mas também um marco para o bairro"

Richard Meier comenta: "A conclusão dos Escritórios Leblon é muito especial para a nossa empresa, pois representa o nosso primeiro edifício concluído na América do Sul e na América Latina. A arquitetura do Brasil é muito distinta da América Latina como um todo e diversificada em si mesmo, e estamos extremamente honrados em concluir um projeto dentro de um país que tem um rico patrimônio arquitetônico.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

"Olhar para o contexto sempre foi algo muito importante no nosso trabalho. Nós olhamos como esse projeto não só cumpre os requisitos funcionais, mas como ele responde para onde ele está e como ele anima a comunidade. A arquitetura do Brasil celebra a luz natural, a abertura e a íntima relação da natureza com o ambiente construído, e estes são elementos que se integraram na concepção dos novos escritórios Leblon. O edifício reflete o compromisso da nossa empresa com a arquitetura acessível, aberta e sustentável, e estamos extremamente gratos aos nossos clientes da por todo o seu apoio e dedicação na concepção e construção do projeto. "

Cortesia de Richard Meier & Partners Architects
Cortesia de Richard Meier & Partners Architects

O papel do escritório era para trazer à vida uma visão para um bem-sucedido, e de acabamentos refinados, espaço de escritórios. Com um projeto que aspira a se tornar uma contribuição arquitetônica significativa para o Rio de Janeiro, respeitando rico patrimônio arquitetônico do Brasil, ao mesmo tempo que desafia noções preconcebidas de interior e exterior dos espaços, e a relação entre o edifício e a cidade do Rio de Janeiro.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Richard Meier & Partners projetou sete edifícios na América Latina, incluindo as Torres Reforma na Cidade do México, e a incorporação Vitrvm em Bogotá, ambos em construção.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escritórios Leblon / Richard Meier & Partners" [Leblon Offices / Richard Meier & Partners] 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792553/escritorios-leblon-richard-meier-and-partners> ISSN 0719-8906