O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. André Mesquita Arquitectos
  6. 2015
  7. Casa Loures / André Mesquita Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Loures / André Mesquita Arquitectos

  • 09:00 - 6 Agosto, 2016
Casa Loures / André Mesquita Arquitectos
Casa Loures / André Mesquita Arquitectos, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 54

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. São três os princípios sobre os quais estabelecemos as regras desta intervenção: Proporções, métrica e o uso da cor.Desenvolvido em três zonas diferentes, unidas morfológica e estruturalmente através do tratamento de vazios e de lanternins a organização espacial adotada cria espaços de vivência e espaços de percurso em que as dicotomias entre os diferentes tipos de espaços são reveladas através do caráter dos próprios cheios/vazios.

© João Morgado
© João Morgado

No piso térreo, a métrica do espaço foi mantida, mas, no entanto, é a introdução de uma nova janela grande no hall de entrada, emoldurada por um volume de betão, para tornar o tempo conhecido pelo utilizador do espaço que revela deste modo a existência de dois jardins que antigamente não se apercebiam ali tão próximos.

© João Morgado
© João Morgado
Corte
Corte
© João Morgado
© João Morgado

No lado oposto do edifício tira-se proveito do volume onde se encontrava uma antiga cozinha, para criar a ligação entre o volume principal da casa antiga e o novo volume de betão. É assim por meio da reformulação desta fachada introduzindo uma janela longitudinal que se prepara o conjunto para a inserção da nova forma. Esta, aproveita a qualidade plástica do betão para a introdução da curva servindo deste modo como que um travamento para toda a intervenção.

© João Morgado
© João Morgado

É nesta nova forma em betão que se introduz a cor. Primeiramente pintando o betão da fachada de vermelho terroso e depois no interior de pequenas janelas redondas com cores perto das primárias. O tom terroso utilizado na fachada serve como para lembrar a pele rasgada de um animal que se curva de modo a homenagear a forma pré-existente. A cor é introduzida experimentalmente de modo a testar como pode mudar a percepção do espaço arquitetônico.

Croqui
Croqui

No primeiro andar foi reintroduzida a métrica do andar térreo, mas reformulada numa nova espacialidade. Nestes novos espaços são introduzidas diferentes alturas de tecto, conferindo ora espaços mais solenes ora espaços mais utilitários consoante as diferentes alturas. Realça-se a introdução de um volume (um armário) que se encontra no maior dos quartos e que cria de um lado, um espaço de vestir enquanto no lado oposto um rasgo horizontal da natureza modernista assume a natureza contemporânea destes novos espaços.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Loures / André Mesquita Arquitectos" [Loures House / André Mesquita Arquitectos] 06 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792540/casa-loures-andre-mesquita-arquitectos> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários