INSITU / Atelier JQTS

INSITU  / Atelier JQTS - Janela, FachadaINSITU  / Atelier JQTS - FachadaINSITU  / Atelier JQTS - Janela, FachadaINSITU  / Atelier JQTS - JanelaINSITU  / Atelier JQTS - Mais Imagens+ 30

  • Estrutura: Daniel Maio
  • Equipo De Projeto: Ana Carvalho, Eduardo Bote, Daniel Maio, Filipa Minhoto, Gizele Graça, Inês Cabral Fernandes, Jéssica Matos, João Carlos Lopes, João Quintela, Mariana Matarazzo, Osvaldo Viegas, Tim Simon, Vanessa Franco
  • Assistente: Ana Carvalho
  • Cliente: APPACDM, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental
  • Autores: João Quintela, Tim Simon
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
INSITU  / Atelier JQTS - Janela, Fachada
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. INSITU é o resultado de um laboratório de investigação em Arquitetura criado pela Universidade Autônoma de Lisboa em parceria com o ISCTE. Trata-se de um workshop intensivo de duas semanas, a primeira dedicada ao desenvolvimento do projeto e a seguinte à sua construção, no local. O objectivo é aproximar a formação acadêmica à realidade da obra construída e potenciar a relação entre intervenientes e clientes, num trabalho de estreita colaboração.

INSITU  / Atelier JQTS - Janela
© Diana Quintela

Como premissas para esta edição havia a parceria com a Câmara Municipal de Almada, que disponibilizava um conjunto de materiais existentes no estaleiro local, e o trabalho com a Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) que enquanto cliente tinha a necessidade de criar uma área coberta no pátio de modo a cumprir as exigências da Segurança Social. Era necessário que determinados espaços exteriores estivessem conectados com o edifício principal da Quinta dos Inglesinhos, um edificado de valor histórico. O projeto reflete um trabalho coletivo capaz de condensar em apenas duas semanas um processo que geralmente se estende por vários meses. 

INSITU  / Atelier JQTS - Fachada
© João Carlos, Vanessa Franco

A abordagem surgiu através de uma aproximação gradual ao local: Levantamento rigoroso do edificado existente; Registro das rotinas e usos do espaço por parte das pessoas; Identificação dos pontos de conexão exigidos; Maquetes a grande e pequena escala; Modelos à escala real; conversas regulares com o cliente. 

Modelo

A estratégia passou por dois tipos de operações: intervenções cirúrgicas sobre o edificado existente (demolições, rampas de acessibilidade, novos acessos, mobiliário, etc), e a introdução de uma nova estrutura espacial de modo a cobrir as áreas exigidas e definir novos percursos.

INSITU  / Atelier JQTS - Janela, Fachada
© Diana Quintela

Esta estrutura de aço pintado a negro surge através da sobreposição de uma nova grelha criada a partir das relações com o edificado existente. Trata-se da primeira intervenção unitária e deliberada neste espaço, que era a consequência de várias adições ao longo do tempo. Deste modo INSITU cria uma sala hipostila a céu aberto que enfatiza a tendência longitudinal do pátio através de um eixo central, que ironicamente coloca o modernismo no altar ao 'sacralizar' o corpo de escadas e elevador adossado ao edifício principal.

A intervenção é constituída por um conjunto de oito pilares compostos e dois pilares simples que estabilizam um sistema de cabos de aço em tensão. Por este motivo, a forma segue a lógica estrutural e os pilares são forçados a trabalhar no sentido inverso à habitual descarga de forças revelando diagramas de forças simples e em equilíbrio. Os pilares compostos são criados a partir de três tubos de aço com igual diâmetro que garantem a resistência mecânica do conjunto e dão maior expressividade devido às superfícies curvas e sombras. Um desses elementos desvia-se do corpo central no momento em que a sua função estrutural é silenciada pela condição simbólica: aqui o ornamento é igualmente importante sobretudo em datas especiais ou eventos comemorativos que geralmente são levados a cabo neste pátio ao longo do ano.

Planta

Apesar do caráter experimental de um laboratório de Arquitectura, o projecto INSITU permitiu construir uma solução permanente capaz de resolver a condicionante legal exigida, introduzir melhorias significativas no edificado existente e ainda potenciar a sua apropriação de maneira informal.

INSITU  / Atelier JQTS - Janela, Porta, Fachada
© Diana Quintela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tv. dos Inglesinhos, 1200-365 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "INSITU / Atelier JQTS" 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792389/insitu-atelier-jqts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.