O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Remodelação
  4. Portugal
  5. Atelier JQTS
  6. 2016
  7. INSITU / Atelier JQTS

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

INSITU / Atelier JQTS

  • 09:00 - 2 Agosto, 2016
INSITU / Atelier JQTS
INSITU  / Atelier JQTS, © Diana Quintela
© Diana Quintela

© Diana Quintela © Diana Quintela © Diana Quintela © Diana Quintela + 35

  • Estrutura

    Daniel Maio
  • Equipo de Projeto

    Ana Carvalho, Eduardo Bote, Daniel Maio, Filipa Minhoto, Gizele Graça, Inês Cabral Fernandes, Jéssica Matos, João Carlos Lopes, João Quintela, Mariana Matarazzo, Osvaldo Viegas, Tim Simon, Vanessa Franco
  • Assistente

    Ana Carvalho
  • Cliente

    APPACDM, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental
  • Mais informações Menos informações
© Diana Quintela
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. INSITU é o resultado de um laboratório de investigação em Arquitetura criado pela Universidade Autônoma de Lisboa em parceria com o ISCTE. Trata-se de um workshop intensivo de duas semanas, a primeira dedicada ao desenvolvimento do projeto e a seguinte à sua construção, no local. O objectivo é aproximar a formação acadêmica à realidade da obra construída e potenciar a relação entre intervenientes e clientes, num trabalho de estreita colaboração.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

Como premissas para esta edição havia a parceria com a Câmara Municipal de Almada, que disponibilizava um conjunto de materiais existentes no estaleiro local, e o trabalho com a Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) que enquanto cliente tinha a necessidade de criar uma área coberta no pátio de modo a cumprir as exigências da Segurança Social. Era necessário que determinados espaços exteriores estivessem conectados com o edifício principal da Quinta dos Inglesinhos, um edificado de valor histórico. O projeto reflete um trabalho coletivo capaz de condensar em apenas duas semanas um processo que geralmente se estende por vários meses. 

© João Carlos, Vanessa Franco
© João Carlos, Vanessa Franco

A abordagem surgiu através de uma aproximação gradual ao local: Levantamento rigoroso do edificado existente; Registro das rotinas e usos do espaço por parte das pessoas; Identificação dos pontos de conexão exigidos; Maquetes a grande e pequena escala; Modelos à escala real; conversas regulares com o cliente. 

Modelo
Modelo

A estratégia passou por dois tipos de operações: intervenções cirúrgicas sobre o edificado existente (demolições, rampas de acessibilidade, novos acessos, mobiliário, etc), e a introdução de uma nova estrutura espacial de modo a cobrir as áreas exigidas e definir novos percursos.

© Diana Quintela
© Diana Quintela

Esta estrutura de aço pintado a negro surge através da sobreposição de uma nova grelha criada a partir das relações com o edificado existente. Trata-se da primeira intervenção unitária e deliberada neste espaço, que era a consequência de várias adições ao longo do tempo. Deste modo INSITU cria uma sala hipostila a céu aberto que enfatiza a tendência longitudinal do pátio através de um eixo central, que ironicamente coloca o modernismo no altar ao 'sacralizar' o corpo de escadas e elevador adossado ao edifício principal.

A intervenção é constituída por um conjunto de oito pilares compostos e dois pilares simples que estabilizam um sistema de cabos de aço em tensão. Por este motivo, a forma segue a lógica estrutural e os pilares são forçados a trabalhar no sentido inverso à habitual descarga de forças revelando diagramas de forças simples e em equilíbrio. Os pilares compostos são criados a partir de três tubos de aço com igual diâmetro que garantem a resistência mecânica do conjunto e dão maior expressividade devido às superfícies curvas e sombras. Um desses elementos desvia-se do corpo central no momento em que a sua função estrutural é silenciada pela condição simbólica: aqui o ornamento é igualmente importante sobretudo em datas especiais ou eventos comemorativos que geralmente são levados a cabo neste pátio ao longo do ano.

Planta
Planta

Apesar do caráter experimental de um laboratório de Arquitectura, o projecto INSITU permitiu construir uma solução permanente capaz de resolver a condicionante legal exigida, introduzir melhorias significativas no edificado existente e ainda potenciar a sua apropriação de maneira informal.

© Diana Quintela
© Diana Quintela
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "INSITU / Atelier JQTS" 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792389/insitu-atelier-jqts> ISSN 0719-8906