O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Suíça
  5. AFGH
  6. 2014
  7. Vila Ensemble / AFGH

Vila Ensemble / AFGH

  • 05:00 - 29 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Vila Ensemble / AFGH
Vila Ensemble / AFGH, © Valentin Jeck
© Valentin Jeck

© Valentin Jeck © Valentin Jeck © Valentin Jeck © Valentin Jeck + 35

  • Planejador

    Koster AG, pbp Elektroplanung, Henauer Gugler AG (Engenheiro)
  • Projeto

    Andreas Fuhrimann Gabrielle Hächler Carlo Fumarola
  • Diretor de Projeto

    Carlo Fumarola
  • Colaboradores

    Lukas Schlatter, Andrej Zouev, Cedric Bär, Christine Bickel, Sandra Hofstetter
  • Mais informações Menos informações
© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Descrição enviada pela equipe de projeto. A situação de planejamento urbano foi escolhida como um generoso espaço aberto privado definido pela formação de uma fachada posterior do edifício através de uma leve inclinação do terreno e da casa vizinha ao leste. O posicionamento dos volumes dos edifícios de moradias sobre o nível do solo está baseado em uma análise dos eixos visuais e pontos de vista, levando em conta a orientação dupla das casas.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Os volumes poligonais discretos dos dois edifícios são o resultado das ideias dos pontos de vista e privacidade, com suas coberturas inclinadas que constituem uma só entidade. Os espaços côncavos e convexos entram em diálogo com o espaço exterior, produzindo espaços para relaxamento claramente definidos.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Cria-se uma qualidade escultural, dando plasticidade aos edifícios e uma certa leveza. A forma e expressão dos edifícios, portanto, têm como objetivo cumprir com ambos aspectos contextuais e formais.

Planta de Situação
Planta de Situação

A disposição das fachadas segue os mesmos princípios. O conceito em questão não é uma casa com cobertura, mas sim a construção de formas nas quais as superfícies das coberturas representam uma 'vila' fechada.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Programa

Foram substituídas as casas unifamiliares duplas existentes por duas casas unifamiliares conectadas entre si através de uma área de relaxamento subterrânea. Ambas as casas são acessadas por um caminho através do jardim que conecta os dois níveis exteriores entre si.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Uma “promenade architecturale” conduz desde a garagem subterrânea, dividida por baixo das claraboias, a cada um dos núcleos de circulação vertical das casas. As áreas de entrada de cada um dos térreos unem as vias de acesso internas e externas. A forma poligonal da planta permite uma distribuição espacial diferenciada. Isto significa que as áreas de estar estão dispostas ao redor dos núcleos de circulação organizados de forma ortogonal.

Corte
Corte

Os ambientes entre estas estruturas ortogonais e a progressão da fachada formam uma continuidade espacial que se estende até os pavimentos superiores.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

As salas de estar de dois pavimentos forma os principais focos espaciais das casas. As outras habitações se desenvolvem no exterior deles ao redor dos núcleos de circulação, que são realçadas por uma chaminé.

Planta Baixa
Planta Baixa

As áreas principais dispostas em ambos níveis abrigam um closet, um banheiro grande e acesso direto ao terraço. Os espaços exteriores são relacionados com as aberturas, através dos pontos de vista - a oeste do terreno em direção aos bosques e ao sul ao longo do lago de Zurique.

As duas casas se diferenciam em termos de alinhamentos e localização dos volumes contrastantes.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Uma conexão subterrânea dos dois volumes conduz a uma área de relaxamento. A área central se estende paralela a piscina e contém um vestiário, banheiro e sauna. A área de acesso ao redor da piscina de 15 metros de largura oferece um espaço para espreguiçadeiras e aparelhos de ginástica. Um elemento importante na área de relaxamento subterrâneo é o acesso ao jardim, dando a possibilidade de uma expansão inesperada.

Construção/Materialização

Os edifícios são erguidos através de duas garagens subterrâneas compartilhadas e a área de relaxamento. A construção de concreto sólido abaixo do nível do solo dá lugar a um marco de suporte de carga para o concreto armado, que é preenchido com elementos de madeira e janelas.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Os elementos de madeira contrastam com a superfície exterior de concreto polido. A estrutura da fachada segue um enfoque metabólico através do qual os elementos de madeira e janelas podem ser substituídos, conforme o desejo, por superfícies envidraçadas. A maioria das paredes interiores são executadas em gesso branco, enquanto o núcleo de circulação vertical e as chaminés revelam o concreto aparente.

© Valentin Jeck
© Valentin Jeck

Desde o exterior, as formas dos edifícios individuais aparecem como pedregulhos, enquanto os interiores estão dominados pela alta qualidade de materiais refinados. Em seu conjunto, o objetivo era criar um ambiente espacial que se caracteriza por materiais naturais que irradiam conforto e comodidade, mas sem renunciar a um aspecto de arquitetura moderna, contemporânea.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
AFGH
Escritório
Cita: "Vila Ensemble / AFGH" [Villa Ensemble / AFGH] 29 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791949/vila-ensemble-afgh> ISSN 0719-8906