Vila Ensemble / AFGH

Vila Ensemble / AFGH - Mais Imagens+ 30

Küsnacht, Suíça
  • Arquitetos: AFGH; AFGH
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Valentin Jeck
  • Planejador: Koster AG, pbp Elektroplanung, Henauer Gugler AG (Engenheiro)
  • Projeto: Andreas Fuhrimann Gabrielle Hächler Carlo Fumarola
  • Diretor De Projeto: Carlo Fumarola
  • Colaboradores: Lukas Schlatter, Andrej Zouev, Cedric Bär, Christine Bickel, Sandra Hofstetter
  • Cidade: Küsnacht
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Valentin Jeck

Descrição enviada pela equipe de projeto. A situação de planejamento urbano foi escolhida como um generoso espaço aberto privado definido pela formação de uma fachada posterior do edifício através de uma leve inclinação do terreno e da casa vizinha ao leste. O posicionamento dos volumes dos edifícios de moradias sobre o nível do solo está baseado em uma análise dos eixos visuais e pontos de vista, levando em conta a orientação dupla das casas.

© Valentin Jeck

Os volumes poligonais discretos dos dois edifícios são o resultado das ideias dos pontos de vista e privacidade, com suas coberturas inclinadas que constituem uma só entidade. Os espaços côncavos e convexos entram em diálogo com o espaço exterior, produzindo espaços para relaxamento claramente definidos.

© Valentin Jeck

Cria-se uma qualidade escultural, dando plasticidade aos edifícios e uma certa leveza. A forma e expressão dos edifícios, portanto, têm como objetivo cumprir com ambos aspectos contextuais e formais.

Planta de Situação

A disposição das fachadas segue os mesmos princípios. O conceito em questão não é uma casa com cobertura, mas sim a construção de formas nas quais as superfícies das coberturas representam uma 'vila' fechada.

© Valentin Jeck

Programa

Foram substituídas as casas unifamiliares duplas existentes por duas casas unifamiliares conectadas entre si através de uma área de relaxamento subterrânea. Ambas as casas são acessadas por um caminho através do jardim que conecta os dois níveis exteriores entre si.

© Valentin Jeck

Uma “promenade architecturale” conduz desde a garagem subterrânea, dividida por baixo das claraboias, a cada um dos núcleos de circulação vertical das casas. As áreas de entrada de cada um dos térreos unem as vias de acesso internas e externas. A forma poligonal da planta permite uma distribuição espacial diferenciada. Isto significa que as áreas de estar estão dispostas ao redor dos núcleos de circulação organizados de forma ortogonal.

Corte

Os ambientes entre estas estruturas ortogonais e a progressão da fachada formam uma continuidade espacial que se estende até os pavimentos superiores.

© Valentin Jeck

As salas de estar de dois pavimentos forma os principais focos espaciais das casas. As outras habitações se desenvolvem no exterior deles ao redor dos núcleos de circulação, que são realçadas por uma chaminé.

Planta Baixa

As áreas principais dispostas em ambos níveis abrigam um closet, um banheiro grande e acesso direto ao terraço. Os espaços exteriores são relacionados com as aberturas, através dos pontos de vista - a oeste do terreno em direção aos bosques e ao sul ao longo do lago de Zurique.

As duas casas se diferenciam em termos de alinhamentos e localização dos volumes contrastantes.

© Valentin Jeck

Uma conexão subterrânea dos dois volumes conduz a uma área de relaxamento. A área central se estende paralela a piscina e contém um vestiário, banheiro e sauna. A área de acesso ao redor da piscina de 15 metros de largura oferece um espaço para espreguiçadeiras e aparelhos de ginástica. Um elemento importante na área de relaxamento subterrâneo é o acesso ao jardim, dando a possibilidade de uma expansão inesperada.

Construção/Materialização

Os edifícios são erguidos através de duas garagens subterrâneas compartilhadas e a área de relaxamento. A construção de concreto sólido abaixo do nível do solo dá lugar a um marco de suporte de carga para o concreto armado, que é preenchido com elementos de madeira e janelas.

© Valentin Jeck

Os elementos de madeira contrastam com a superfície exterior de concreto polido. A estrutura da fachada segue um enfoque metabólico através do qual os elementos de madeira e janelas podem ser substituídos, conforme o desejo, por superfícies envidraçadas. A maioria das paredes interiores são executadas em gesso branco, enquanto o núcleo de circulação vertical e as chaminés revelam o concreto aparente.

© Valentin Jeck

Desde o exterior, as formas dos edifícios individuais aparecem como pedregulhos, enquanto os interiores estão dominados pela alta qualidade de materiais refinados. Em seu conjunto, o objetivo era criar um ambiente espacial que se caracteriza por materiais naturais que irradiam conforto e comodidade, mas sem renunciar a um aspecto de arquitetura moderna, contemporânea.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vila Ensemble / AFGH" [Villa Ensemble / AFGH] 29 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791949/vila-ensemble-afgh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.