Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos

Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 2 de 26Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 3 de 26Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 4 de 26Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 5 de 26Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Mais Imagens+ 21

Osorno, Chile
  • Autores: Diego Aguilo Ch., Rodrigo Pedraza P.
  • Arquiteto Associado: Mauricio Urzúa S.
  • Cidade: Osorno
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 2 de 26
© Francisco Ibañez
Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 16 de 26
Situação

Um pavilhão

O projeto se localiza na Patagônia Chilena, na orla do Lago Rupanco. A encomenda consistiu no projeto de um lugar de reunião para a vida coletiva familiar. A construção foi pensada como um pavilhão, é dizer, espaços que podem ser usados de distintas formas acolhendo distintos usos. 

Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 13 de 26
© Francisco Ibañez
Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 24 de 26
Corte

O primeiro nível está organizado em torno de um fogão duplo; por um lado é uma churrasqueira e pelo outro por uma lareira. Esta condição dupla permite configurar os espaços para serem usados como como estar e jantar. No segundo nível está disposto um estar comum que funciona também como um dormitório. A forma de relacionar o primeiro e segundo pavimento permite cobrir um pátio exterior.

Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 3 de 26
© Francisco Ibañez
Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 17 de 26
Planta 1
Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 14 de 26
© Francisco Ibañez

Uma fuselagem

Tiveram dois fatores determinantes para a definição formal do pavilhão; A chuva e os ventos moldaram o projeto. O edifício é uma fuselagem contínua de aço corten para proteger os distintos recintos de um clima cambiante e extremo. O gelado vento sul do verão é detido pela nave do primeiro nível; O vento norte do inverno é freado pela escada que conduz ao segundo nível; finalmente a união entre os dois níveis permite cobrir um pátio exterior protegido das constantes chuvas e do sol. Duas árvores centenárias terminam de configurar a implantação final do edifício, tanto em suas relações próximas como com a paisagem distante.

Originalmente publicado em Julho 25, 2016

Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos - Imagem 10 de 26
© Francisco Ibañez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rupanco Lake, Los Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos" [Apus Kankay / Aguiló & Pedraza Arquitectos] 06 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791928/apus-kankay-aguilo-plus-pedraza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.