Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"

O arquiteto brasileiro Walmir Luz, graduado em 2015 pelo programa de arquitetura da Cornell University, recebeu o prêmio Prata do A' Design Award com sua tese NYC 2050. Veja, a seguir, algumas imagens e a descrição do projeto pelo autor.

Tese de brasileiro é premiada no A' Design Award - Mais Imagens+ 1

Do arquiteto: O aumento do nível do mar é uma grande preocupação para a maioria das cidades costeiras em todo o mundo. 30% de todo o território de Lower Manhattan está previsto de inundar até 2050, tornando-se ainda mais vulnerável ​​aos temporais. Este masterplan pretende usar o ‘dilúvio’ como uma ferramenta para transformar a cidade, redefinir a vida urbana e manipular as fronteiras da cidade mais uma vez como uma forma de se readaptar para a ameaça iminente.

Nesta visão para uma cidade do futuro, o problema torna-se o instrumento em que mudanças são implementadas; um novo território é criado; uma "nova" Nova Iorque é erguida.

Cortesia de Walmir Luz

O aquecimento global é uma das principais questões que afetam o mundo contemporâneo. A sociedade atual está continuando a tendência de empurrar o problema para a próxima geração mas a data de vencimento se aproxima rapidamente.

A consequência de tal problema ambiental é que, globalmente, as cidades ocupam apenas 1% da área da superfície da Terra, mas abrigam mais de 50% da população humana. Levando em consideração o comportamento humano de resistência a mudanças, torna-se claro que logo em breve será tarde demais para promulgar qualquer transformação ou criar um projeto a tempo de ajudar a evitar grandes consequências.

Cortesia de Walmir Luz

Seguindo a filosofia de que ‘se você não pode vencê-los, se junte a eles', por que não começar a aceitar o futuro como o ponto de partida?

Cortesia de Walmir Luz

O fato é que o aquecimento global não apenas aflige com crescente temperaturas. Ele inicia uma cadeia de problemas tais como: elevação do nível do mar; aumento / escassez de chuvas; tempestade tropicais mais frequente; furacões mais fortes; e muitos outros. Os efeitos desta ameaça já pode ser sentida em todo o mundo. Este é o momento de agir sobre ele ou estar pronto para grandes surpresas. Após o furacão Sandy que recentemente atingiu Nova Iorque, ficou ainda mais claro o quanto NYC está vulnerável para as grandes mudanças climáticas.

Vale a pena mencionar que no momento em que Sandy chegou em Nova Iorque, o mesmo já era classificado como uma tempestade tropical e não um furacão. Tempestade mais frequentes e furacões ainda mais fortes, o que se esperar do futuro Nova Iorquino?

Cortesia de Walmir Luz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"" 22 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791792/tese-de-brasileiro-recebe-premio-do-a-design-award> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.