O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"

Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"

Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"
Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award", Cortesia de Walmir Luz
Cortesia de Walmir Luz

O arquiteto brasileiro Walmir Luz, graduado em 2015 pelo programa de arquitetura da Cornell University, recebeu o prêmio Prata do A' Design Award com sua tese NYC 2050. Veja, a seguir, algumas imagens e a descrição do projeto pelo autor.

Cortesia de Walmir Luz Cortesia de Walmir Luz Cortesia de Walmir Luz Cortesia de Walmir Luz + 6

Do arquiteto: O aumento do nível do mar é uma grande preocupação para a maioria das cidades costeiras em todo o mundo. 30% de todo o território de Lower Manhattan está previsto de inundar até 2050, tornando-se ainda mais vulnerável ​​aos temporais. Este masterplan pretende usar o ‘dilúvio’ como uma ferramenta para transformar a cidade, redefinir a vida urbana e manipular as fronteiras da cidade mais uma vez como uma forma de se readaptar para a ameaça iminente.

Nesta visão para uma cidade do futuro, o problema torna-se o instrumento em que mudanças são implementadas; um novo território é criado; uma "nova" Nova Iorque é erguida.

Cortesia de Walmir Luz
Cortesia de Walmir Luz

O aquecimento global é uma das principais questões que afetam o mundo contemporâneo. A sociedade atual está continuando a tendência de empurrar o problema para a próxima geração mas a data de vencimento se aproxima rapidamente.

A consequência de tal problema ambiental é que, globalmente, as cidades ocupam apenas 1% da área da superfície da Terra, mas abrigam mais de 50% da população humana. Levando em consideração o comportamento humano de resistência a mudanças, torna-se claro que logo em breve será tarde demais para promulgar qualquer transformação ou criar um projeto a tempo de ajudar a evitar grandes consequências.

Cortesia de Walmir Luz
Cortesia de Walmir Luz

Seguindo a filosofia de que ‘se você não pode vencê-los, se junte a eles', por que não começar a aceitar o futuro como o ponto de partida?

Cortesia de Walmir Luz
Cortesia de Walmir Luz

O fato é que o aquecimento global não apenas aflige com crescente temperaturas. Ele inicia uma cadeia de problemas tais como: elevação do nível do mar; aumento / escassez de chuvas; tempestade tropicais mais frequente; furacões mais fortes; e muitos outros. Os efeitos desta ameaça já pode ser sentida em todo o mundo. Este é o momento de agir sobre ele ou estar pronto para grandes surpresas. Após o furacão Sandy que recentemente atingiu Nova Iorque, ficou ainda mais claro o quanto NYC está vulnerável para as grandes mudanças climáticas.

Vale a pena mencionar que no momento em que Sandy chegou em Nova Iorque, o mesmo já era classificado como uma tempestade tropical e não um furacão. Tempestade mais frequentes e furacões ainda mais fortes, o que se esperar do futuro Nova Iorquino?

Cortesia de Walmir Luz
Cortesia de Walmir Luz

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Amanda Ferber. "Tese de brasileiro é premiada no "A' Design Award"" 22 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791792/tese-de-brasileiro-recebe-premio-do-a-design-award> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.