Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mesa, Iluminação, CadeiraKomah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Imagem 3 de 15Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mesa, Cadeira, JanelaKomah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Prateleira, MesaKomah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mais Imagens+ 10

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Carvão + Rnucci; Estúdio Carvão + Rnucci
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  67
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Flavio Bragaia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allfix, João e Junior Serralheria
  • Autores: Juliano Machado e Ricardo Nucci
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Janela, Fachada
© Flavio Bragaia

Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 2015 fomos convidados pelo chef de cozinha Paulo Shin para fazer o projeto de arquitetura de seu primeiro restaurante. À primeira vista, a juventude do chef não deixa evidente sua bagagem profissional na área gastronômica. As experiências anteriores ao lado de grandes nomes do cenário nacional e o apoio da família Shin foram essenciais para que o caçula conquistasse a confiança necessária para comandar seu próprio restaurante.

Paulo, nosso amigo de longa data, nos deu então o seu voto de confiança para pensar no espaço em que colocaria em prática seu sonho. 

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mesa, Cadeira, Prateleira
© Flavio Bragaia
Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Imagem 8 de 15
© Flavio Bragaia

Nossa primeira reunião aconteceu no galpão de confecção de sapatilhas de sua família. Neste encontro foi possível notar uma grande empolgação frente à realização do jovem chef.

Reunimos, então, uma equipe de obra completa, pois sabíamos que o investimento seria alto. 

Planta
Corte

Durante o desenrolar da negociação, a crise no setor de comércio impossibilitou o investimento inicial planejado, e a empreitada acabou sendo interrompida, sem previsão de retorno.

Alguns meses depois, Paulo nos chamou para uma nova conversa no galpão da Barra Funda. Ao chegarmos, fomos surpreendidos com os próprios familiares começando a demolição de algumas paredes do galpão com marretas na mão. Fariam o restaurante ali mesmo, na garagem do imóvel, com baixíssimo investimento, mas muita coragem e dedicação. 

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Prateleira, Mesa
© Flavio Bragaia
Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mesa, Cadeira, Janela
© Flavio Bragaia

Embarcamos de cara nesta ideia, pois vimos a oportunidade de desenvolver um projeto de forma leve e pessoal, com bastante liberdade e muita participação da família.

Aproveitamos a amizade que criamos com eles para propor o desenvolvimento da comunicação visual junto com o projeto arquitetônico. Assim, pensamos ambos de maneira conjunta, levando em conta a necessidade de criar um restaurante aconchegante, onde o cliente pudesse se sentir em uma verdadeira casa de família coreana. 

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Imagem 3 de 15
© Flavio Bragaia
Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Flavio Bragaia

No período de obra, sempre víamos espalhados no local alguns jornais coreanos, desses que são distribuídos no Bom Retiro, e isto nos inspirou para o desenvolvimento da comunicação visual. O ato de sentar para comer e ler um jornal traduziu bem o clima caseiro que queríamos para o restaurante.

O mobiliário modular foi pensado para ser bem versátil e flexível, devendo atender tanto o dia a dia do restaurante quanto eventos com familiares e amigos. 

Corte
Corte

Os materiais crus como o tijolo, o aço, gradil metálico e madeira remetem à estética fabril do bairro da Barra Funda, com seus galpões, oficinas, marcenarias e serralherias. Ao mesmo tempo, estas eram soluções baratas e davam um ar mais casual ao ambiente. 

As plantas, que dão mais cor e vida ao salão, são colhidas do próprio jardim da família, assim como muitos dos ingredientes usados nos pratos. 

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Imagem 7 de 15
© Flavio Bragaia

A simplicidade, que provavelmente dispensaríamos caso o investimento no projeto fosse alto, acabou sendo o partido para a criação de um ambiente leve e intimo.

Assim, o projeto é, além de uma pequena homenagem ao bairro da Barra Funda, uma grande homenagem à família Shin, que tanto se esforçou para abrir o restaurante e nos recebeu com muito carinho e confiança durante todo o processo.

Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci - Janela, Porta, Fachada
© Flavio Bragaia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Cônego Vicente Miguel Marino, 378 - Barra Funda, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Komah Restaurante / Estúdio Carvão + Rnucci" 27 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791553/komah-restaurante-estudio-carvao-plus-rnucci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.