O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Holanda
  5. Kampman Architecten
  6. 2014
  7. Vila Mokum / Kampman Architecten

Vila Mokum / Kampman Architecten

  • 17:00 - 20 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Vila Mokum / Kampman Architecten
Vila Mokum / Kampman Architecten, © Ossip
© Ossip

© Ossip © Ossip © Ossip © Ossip + 21

© Ossip
© Ossip

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Amsterdã está remodelando um bairro chamado Amstelkwartier. Esta área, onde antes estava uma estação de tratamento de água, se transformará em uma grande zona de desenvolvimento urbano com várias funções. Uma destas funções estava destinada a ser moradia e Kampman Architecten aproveitou a oportunidade para criar um interessante complexo de vida urbana para os estudantes dentro da estrutura densa de Amsterdã.

© Ossip
© Ossip

A configuração urbana está conformada por uma grande parede horizontal de oito pavimentos de altura. Esta parede expressa uma forte linguagem como uma massa mas, a medida que nos aproximamos, a parede surpreende pelo detalhe dos tijolos da fachada. Devido a parede horizontal e sua posição dentro da área urbana, gerou-se um grande jardim interior fechado. Para agregar diversidade a configuração urbana, se construirá, futuramente, um hotel na zona sul da Vila Mokum.

© Ossip
© Ossip

O sistema de corredor é um elemento chave no desenho, já que dá acesso aos apartamentos e as galerias. Os vazios foram criados para estimular a interação entre os níveis, assim como o espaço público e o jardim interior. Os vãos e galerias criam um ambiente aberto que estimula o fluxo de ar, abrindo-se a luz e criando uma certa coesão social. A cada dois pavimentos, seus habitantes compartilham o espaço exterior e os estacionamentos de bicicletas. Este sistema reforça o ambiente social no conjunto habitacional.

Corte
Corte

A fachada é construída a partir de elementos pré-fabricados de concreto e tijolos. Tijolos extrudados e um desenho floral no concreto conferem um caráter dinâmico aos cortes horizontais em uma das fachadas. O padrão floral foi especialmente desenhado para a Vila Mokum e representa a tulipa holandesa, o logotipo de Amsterdã. Este padrão também pode ser visto nas cercas, no desenho gráfico e nos corredores.

© Ossip
© Ossip

Apesar do edifício estar exposto ao impacto do ruído ao lado da Spaklerweg, igualmente existem apartamentos situados neste setor. Isto é possível graças a uma solução inovadora com corredores ventilados. Os inconvenientes habituais de uma circulação foram reduzidos ao mínimo através da adição de vãos, galerias e da redução do comprimento das mesmas.

© Ossip
© Ossip

O acesso central e a rota do pedestre cruzam um jardim interior. Este jardim é um lugar de reunião para os estudantes e também para os habitantes dos edifícios circundantes. Assim, espaço torna-se uma área onde se estimula a interação. A segurança dentro do master plan foi uma parte importante do processo de desenho. A segurança social pode ser mantida através da abertura e transparência, da interação visual, dos apartamentos com entrada no lado da rua, do jardim interior que é fechado durante a noite e da possibilidade de dividir o grande complexo em seções menores.

© Ossip
© Ossip

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila Mokum / Kampman Architecten" [Villa Mokum / Kampman Architecten] 20 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791527/vila-mokum-kampman-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.